Revitalização do Museu do Expedicionário é entregue

Prefeito Rafael Greca participa de solenidade no Museu do Expedicionário. Curitiba, 04/09/2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS


O prefeito Rafael Greca participou nesta quarta-feira (4/9) da entrega da revitalização do Museu do Expedicionário, no Alto da XV. O evento, que também homenageou empresários, juízes, desembargadores, militares e familiares e políticos integra as comemorações da Semana da Pátria em Curitiba.

“Aqui é a casa dos heróis, dos que deram a vida pela Pátria. Representa o orgulho que a cidade de Curitiba sentiu por ter colaborado no triunfo da democracia”, disse Greca.

O museu que guarda a memória da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial passou por melhorias no acervo que foi digitalizado, ganhou pintura e outras reformas. “Vamos colocar iluminação especial para valorizar mais ainda esse que é o mais importante museu brasileiro do gênero”, disse Greca.

Por mês, o Museu do Expedicionário recebe 3.500 visitantes. Ali são abrigadas 25 mil peças originais da guerra, como armas, fardas, bandeiras, medalhas e fotografias. Réplicas de aviões e carros utilizados nos combates dos pracinhas brasileiros também integram o acervo, que é o maior do país.

Atualmente, uma exposição de gibis sobre a Segunda Guerra Mundial também pode ser vista no Museu do Expedicionário.

O prefeito foi convidado para o evento pelo comandante da 5ª Região Militar, general Aléssio Oliveira da Silva. “Lembrando das palavras do nosso prefeito Rafael Greca, esse museu é um patrimônio da cidade, uma luz dos pinhais, e hoje agradecemos aos colaboradores desse espaço”, disse o general.

O vice-governador, Darci Piana, citou a valorização do museu e da cidade. “Curitiba está extraordinariamente bem-cuidada. Em breve teremos o Belvedere recuperado pelo empenho do prefeito e que será ocupado por um café do nosso Senac e pela Academia Paranaense de Letras”, destacou Piana.

Prefeito Rafael Greca participa de solenidade no Museu do Expedicionário, com a presença do vice-governador Darci Piana e do general Alésso, comandante da 5ª Região Militar. Curitiba, 04/09/2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS


Participaram do evento o comandante da 5ª Divisão do Exército, general Carlos José Russo Penteado; a presidente da Legião Paranaense do Expedicionário, Rachel Madureira Regnier; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Marlene Fuverki Suguimatsu; o juiz federal Marcelo Malucelli; os deputados estaduais Subtenente Erventon e Fernando Francischini; e os vereadores Oscalino do Povo e Professor Euler.
©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.