Domingo de folia no Passeio Público e na Marechal Deodoro

0
Trio elétrico, bonecos gigantes, marchinhas tradicionais, fantasias e muita animação arrastaram uma multidão pela avenida Marechal Deodoro neste domingo (10/2). Foi a festa oficial de pré-carnaval promovida pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, com o bloco Garibaldis e Sacis.

Carnaval 2020 - Garibaldis e Sacis na Marechal - Foto: Cido Marques/FCC

Adultos e crianças se divertiram ao som das tradicionais canções de carnaval, entre outras marchinhas criadas pelo bloco. A festa teve início às 15h, depois de uma chuva torrencial, porém durante as quatro horas de trégua, até por volta das 19h, o público só cresceu e tomou conta da avenida. Só parou quando a chuva recomeçou.

Entre as foliões estava dona Palmira Gonçalves, de 80 anos, que esbanjou energia. Fantasiada, ela dançou com o bloco. “Ela começou a participar dos carnavais aos 60 anos. Desfilou durante todo esse tempo na Escola de Samba Mocidade Azul. Este ano vai sair na Enamorados do Samba”, conta a filha Vitória Régia, que a acompanhava. “Ela faz questão de vir. É um momento de descontrair. E no pré-carnaval, essa é a melhor opção, porque é tudo organizado”, disse Vitória.

Foto: Cido Marques/FCC

A artesã Patrícia Matesita sempre acompanha o bloco, com o marido e o filho. Desta vez ela levou um casal de amigos japoneses, recém-chegados ao Brasil a trabalho. “É o primeiro carnaval deles e estão na maior alegria”, declarou.

A professora Juliana Largura também participa da festa de pré-carnaval há vários anos. Agora com a filha Manuela, de apenas 1 ano, e um grupo de amigas, dançava sem parar.

“É muito bom. Sempre venho ao pre-carnaval e acho muito legal essa forma de ocupação do espaço público”, opinou a professora

Sirley de Fátima Machado foi acompanhada da filha Vanessa e o neto, Carlos Eduardo, de 2 anos. “Ele adora música. Fica fascinado quando vê a folia de carnaval na televisão. Resolvemos trazê-lo para ver a vivo”, conta Sirley. Ela elogiou a organização. “Está muito bem organizado. As famílias podem vir tranquilas”, disse.

Carnaval 2020 - Garibaldis e Sacis na Marechal - Foto: Cido Marques/FCC

A saída do Garibaldis e Sacis contou com infraestrutura fornecida pela Prefeitura. Seguranças e brigadistas acompanharam todo o trajeto. Ambulâncias e banheiros químicos são instalados no trecho entre a Barão do Rio Branco e a Marechal Floriano Peixoto.

A próxima saída com bloco como parte da programação oficial será domingo, dia 15, a partir das 15h, no Bairro Novo/ Sítio Cercado.

Samba no Coreto
O Passeio Público também entrou no clima do pré-carnaval. Na tarde de sábado e domingo, o Curitibinha e uma dupla de cantores encenaram o espetáculo “Uma viagem através do samba”, no Coreto, atraindo as famílias que passeavam por ali.

O espetáculo é o mesmo que será levado durante a semana para todas as Ruas da Cidadania, contando para o público a história desse ritmo popula

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.