FMI diz que dívida argentina é "insustentável" em meio a temores de calote

0
BUENOS AIRES (Reuters) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse nesta quarta-feira que a dívida argentina é “insustentável” e que credores privados precisarão dar uma contribuição significativa para que o país se restabeleça.

Cédulas de peso argentino. 03/09/2019. REUTERS/Agustin Marcarian


O comunicado veio em momento em que o Fundo conclui visita de uma semana ao país, que está tentando evitar o calote de cerca de 100 bilhões de dólares em empréstimos e títulos, em meio a uma recessão e inflação elevada.

O FMI disse que a forte elevação da dívida pública significa que o país precisaria de uma “operação de dívida definitiva —demandando uma contribuição significativa de credores privados” para restaurar a sustentabilidade da dívida.

O comunicado oferece suporte ao novo governo peronista da Argentina, que tem insistido que o país não pode pagar suas dívidas a não ser que ganhe tempo para reavivar o crescimento. A Argentina espera concluir suas negociações de dívida até o final de março.

Por Adam Jourdan

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.