China lançará nave espacial experimental no próximo mês

0
PEQUIM (Reuters) - A China pretende lançar uma sonda espacial experimental sem tripulação em abril, como parte de um programa mais amplo de voos para transportar astronautas para uma futura estação espacial do país, informou a mídia estatal do país.

A sonda está programada para ser lançada no voo inaugural do foguete de transporte Longa Marcha 5B da província de Hainan, informou a agência de notícias oficial Xinhua, citando a agência espacial da China. O lançamento está marcado para a segunda quinzena de abril.

A sonda está sendo desenvolvida para a operação da estação espacial chinesa e a futura exploração espacial tripulada, disse a Xinhua. Será maior que a atual espaçonave Shenzhou e também será reutilizável, informou a agência de notícias estatal.

“A missão testará as principais tecnologias da nova nave, como o controle de sua reentrada na atmosfera, proteção contra o calor e tecnologia de recuperação”, disse Yang Qing, que projetou a espaçonave na Academia de Tecnologia Espacial da China.

A missão estabelecerá as bases para o desenvolvimento de transporte de futuros astronautas para a estação espacial chinesa, acrescentou Yang.

A China pretende concluir uma estação espacial com vários módulos por volta de 2022.

A China fez da exploração espacial uma prioridade nos últimos anos, enquanto tenta alcançar a Rússia e os Estados Unidos e se tornar uma grande potência espacial até 2030.

Por Ryan Woo

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.