Curitiba UPAs ganham espaços externos para atendimento de casos respiratórios

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) adotou mudanças no fluxo de atendimento de cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para os pacientes com quadros respiratórios. A medida faz parte do Plano de Contingência de combate ao novo coronavírus na cidade, que vem sendo implementado em etapas.

Das nove UPAs da cidade, quatro (Boqueirão, Boa Vista, Cajuru e Sítio Cercado) terão tendas do Exército Brasileiro, na área externa, para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios. As tendas e os equipamentos estão em instalação.

Na UPA Pinheirinho os pacientes com sintomas respiratórios serão atendidos na Escola Municipal de Educação Especial Maria Cândida Fankin Abrão, que fica ao lado da unidade e está com as aulas suspensas.

Nas demais UPAs (Tatuquara, CIC, Campo Comprido e Fazendinha), o atendimento continuará em ambientes separados internamente.

“O quadro respiratório é um dos sintomas da covid-19 e, por precaução e proteção da população, a Secretaria Municipal da Saúde determinou essa mudança no fluxo do atendimento. Isso também evita aglomerações, além do contato com pacientes com outras demandas de saúde”, explica o diretor do Departamento de Urgência e Emergência da SMS, Pedro Almeida.

Na frente de cada uma dessas cinco UPAs profissionais fazem a primeira abordagem para orientar o atendimento.

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.