Curitiba: Termômetros serão instalados nos 21 terminais para o combate à covid-19

Começaram a ser instalados termômetros de parede para medição de temperatura de usuários e operadores nos terminais de ônibus da cidade, como medida de prevenção à covid-19. Até o início de setembro serão implantados 43 termômetros de parede para medição de temperatura de passageiros e operadores nos 21 terminais de Curitiba¸ segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que administra o transporte coletivo na cidade. 

Termômetro digital infravermelho instalado no terminal do Santa Cândida. Curitiba, 17/08/2020. Foto: Hully Paiva/SMCS


Os terminais de maior circulação de pessoas – como Pinheirinho, Santa Cândida, Capão Raso, Boqueirão e Cabral -  receberão mais de um termômetro, para evitar a formação de filas. Na semana passada, foram implantados três termômetros no terminal do Santa Cândida, que já estão em funcionamento.

A medição é rápida, dura cerca de cinco segundos. Basta o passageiro se posicionar em frente ao equipamento e conferir sua temperatura. 

O termômetro marca normalmente até 37,8ºC. Acima dessa temperatura é acionado um alarme, com luzes vermelhas.  

A orientação é para que pessoas com temperatura acima de 37,8º C não embarquem nos ônibus e procurem assistência médica para verificar o motivo da alteração da temperatura. 

Além dos termômetros, os terminais contam com dispensers de álcool gel e o Exército, em parceria com a Urbs, vêm fazendo a sanitização especial dos ônibus com quaternário de amônio. 

A desinfecção dura cerca de 3 minutos e é realizada logo após o ônibus desembarcar todos os passageiros no terminal. Toda frota operante da capital, de cerca de 900 veículos será higienizada. Os veículos de transporte metropolitano também estão sendo sanitizados.
©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.