Guerra na Ucrânia não terá vencedores, afirma chefe da ONU

JORNAL DA ONU EM AÚDIO 22/032022


Com os conflitos no território ucraniano completando um mês, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, falou a jornalistas sobre a situação no país nesta terça-feira.


O chefe da ONU afirmou que a guerra não terá vencedores e que, cedo ou tarde, terá que sair do campo de batalha e ir para as mesas de negociações de paz.

@ ONU

O secretário-geral António Guterres informa repórteres sobre a guerra na Ucrânia.



Destruição

O líder das Nações Unidas lembrou que, desde que a Rússia invadiu o território soberano na Ucrânia, em violação a Carta da ONU, mais de 10 milhões de civis deixaram suas casas e suas cidades em busca de segurança.


Para António Guterres, os únicos resultados dos confrontos tem sido o aumento do sofrimento, destruição e horror. 


Ele afirmou que as pessoas estão vivendo uma situação “infernal” e os efeitos da escalada da violência já estão sendo sentidos globalmente, com o aumento dos preços de alimentos, energia e fertilizantes, aprofundando a crise de fome global.


Ao fazer mais um apelo pelo fim da guerra e dar uma “chance a paz”, ele questionou quantas mais cidades terão de ser destruídas e vidas perdidas para que cessem os ataques.


De acordo com o secretário-geral da ONU, a continuação dos ataques contra a Ucrânia é “moralmente inaceitável, politicamente indefensável e militarmente sem sentido”.


Segundo os levantamentos do Escritório de Direitos Humanos da ONU, até esta segunda-feira, o conflito já deixou pelo menos 2,5 mil vítimas civis no país, registrando 953 mortos e mais de 1,5 mil feridos. 

A entidade acredita que os números reais são consideravelmente maiores, já que o recebimento de informações de alguns locais onde ocorreram intensas hostilidades foi atrasado e muitos relatórios ainda aguardam confirmação.

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.