Curitibinhas e comunidade ganham 5,5 mil livros de literatura

0


A Secretaria Municipal da Educação comprou 5,5 mil livros de literatura para as escolas e os Faróis do Saber da cidade. Desde 2012 não era realizada aquisição de títulos de literatura.

“Essa é mais uma das ações que garantem a qualidade da educação de Curitiba, que, inclusive, teve crescimento no último Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. Ela se refere ao indicador para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), que passou de 6,3 para 6,4 e superou a meta estabelecida pelo Ministério de Educação para a cidade, que era de 6,2.

A superintendente de Gestão Educacional, Elisângela Mantagute, explica que a escolha dos livros é feita com cuidado e segue diversos critérios, que incluem qualidade literária, de ilustrações e vocabulário adequado ao público. “Tanto nossos estudantes quanto a comunidade serão beneficiados. Seja um adolescente que vai fazer o Enem, uma pessoa da Educação de Jovens e Adultos ou uma senhora fã de poesia, sempre vai encontrar boas opções de leitura nos Faróis do Saber”, comentou Elisângela.

Segundo a coordenadora de Projetos da secretaria, Andrea Barletta, todas as regionais serão contempladas com novos títulos para compor o acervo da rede. “Queremos que toda comunidade venha conferir as novas opções de literatura”, afirmou.

A Secretaria da Educação fará, em breve, a divulgação das unidades que receberam os títulos.

Rede à disposição

Os faróis e bibliotecas temáticas podem ser utilizados tanto pelos estudantes da rede municipal quanto pela comunidade, e agora contam também com oficinas de criatividade. São os Faróis do Saber e Inovação, uma evolução dos Faróis do Saber criados pelo prefeito Rafael Greca na década de 90, em sua primeira gestão. O objetivo agora é manter espaços de inovação baseados no conceito da educação maker (mão na massa).

Para serem transformados em Faróis do Saber e Inovação, esses espaços são reformados e equipados. Recebem estrutura para criação de protótipos, com impressoras 3D. Também ganham nova pintura e plotagem, além de trocas de piso, louças de banheiro, entre outras melhorias.

Até o final de 2018, serão entregues dez faróis no novo modelo para a comunidade.

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.