Desfile de moda da #CuritibaSuaLinda faz parar o calçadão da Rua XV




SMCS
Curitibanos e turistas que passavam pelo calçadão da Rua XV de Novembro, nesta sexta-feira (29/3), foram surpreendidos com uma apresentação especial em comemoração aos 326 anos de Curitiba. Após desembarcarem de um ônibus BRT vermelho da capital, 30 modelos iniciaram um inusitado desfile de moda pelo calcadão, com roupas que traziam estampas de ipês, araucárias e pinhões e acessórios com motivos da capital das lojas #CuritibaSuaLinda.

A apresentação teve a presença do prefeito Rafael Greca e foi o ponto alto do segundo dia da Feira de Inovação. O evento vai até sábado (30/3) e reúne 14 startups curitibanas, além de universidades, representantes da economia criativa e projetos da Prefeitura que vêm mudando o dia a dia da população. “Moda também é inovação, assim como os produtos, serviços e soluções que estão sendo apresentados neste evento do Vale do Pinhão”, afirmou o prefeito, em referência ao movimento da Prefeitura e do ecossistema para levar a inovação a toda a cidade.

O desfile mostrou roupas criadas por alunos e professores do curso de Moda do Centro Europeu, parceiro do Instituto Municipal de Turismo na organização do evento. Com cortes arquitetônicos, assimétricos e estruturados, que remetiam aos edifícios de Curitiba, as roupas com estampas de ipês, araucárias e pinhões vinham acompanhadas de acessórios comercializados nas lojas #CuritibaSuaLinda, como lenços de seda de Andréa Kraemer e Rejane Mota e acessórios de Sueli Zavadinack, Nanda Gagliastri e Vluxo.

"Gostei muito das estampas das roupas, dizem muito sobre Curitiba. Têm design bem bonito, eu usaria algumas peças", afirmou a corretora Salete Alapont, 53 anos, que acompanhou atentamente a apresentação.

A estudante de Medicina Mariana Marques, 19 anos, não poupou elogios à iniciativa da Prefeitura. “Estava muito bonito, acho que deu para representar bem a cidade nas estampas", disse ela.


Feira

Antes de acompanhar o desfile, o prefeito Rafael Greca visitou os expositores da Feira de Inovação, organizada pela Agência Curitiba. Ele conversou com os estudantes Francisco Liebl e André Heineck, que integram a equipe de competição acadêmica Eco Octano da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e que estão mostrando um veículo movido à energia elétrica com autonomia de 150 quilômetros por quilowatt-hora. “A primeira universidade do Brasil só poderia mesmo ser pioneira na pesquisa por soluções veiculares que buscam ser mais eficientes em termos de energia”, afirmou Greca.  

O prefeito também conheceu inovações de startups curitibanas como o Hilab, laboratório “de bolso” que faz exames remotos por meio de um dispositivo eletrônico e com apenas algumas gotas de sangue; e a impressora 3D Stella 2, produzida na capital, desde 2018, pela empresa Boa Impressão.

Também acompanharam o desfile e visitaram a Feira de Inovação o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Sabino Picolo; a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a presidente da Fundação Cultura de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; o presidente do Imap, Alexandre Matschinske; o comandante-geral da Guarda Municipal, Odegar Nunes; o secretário municipal de Obras Públicas,  Rodrigo Araujo Rodrigues; a presidente do Instituto Curitiba Saúde (ICS), Dora Pizzatto; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; o diretor-geral do Centro Europeu, Ronaldo Cavalheri; e a supervisora pedagógica do Núcleo de Moda do Centro Europeu, Nicolle Gora.

A Feira da inovação vai até sábado (30/3), das 9h às 13h, no Calçadão da Rua XV de Novembro, entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Alameda Doutor Muricy, no Centro.




Fotos: Lucilia GUimarães/SMCS






©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.