Livro de professora do Uberaba é referência em curso nacional



Livro de professora do Jardim das Américas é referência em curso nacional. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS


Os conhecimentos aplicados para que as crianças da Escola Municipal João Macedo, no Uberaba, deem os primeiros passos no esporte são também referência para profissionais de Educação Física de todo o Brasil.

Os princípios que a professora de Educação Física Vilma Pinheiro da Cruz Brum utiliza para ensinar basquete, futebol e outras modalidades para os curitibinhas agora são ensinados no Curso de Iniciação Esportiva e Valores Esportivos (Cievo), do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de educação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para profissionais de Educação Física de todo o país.

O livro Criança no Esporte, que Vilma escreveu em co-autoria com o professor de Desenvolvimento Motor da UFPR Wagner de Campos, é uma das referências bibliográficas do Cievo. A obra compilas princípios do desenvolvimento motor de crianças de 5 a 11 anos, com o intuito de orientar professores na iniciação esportiva dos pequenos.

“Foi uma surpresa e um reconhecimento do meu trabalho descobrir que o livro que escrevi no mestrado é referência para professores do país todo”, conta a professora Vilma.

Reflexão sobre a prática esportiva
Vilma explica que o livro tenta contribuir sobre o desenvolvimento motor das crianças e incentivar os profissionais a refletir e aplicar os princípios que respeitem as particularidades da criança em cada fase de sua maturação nos aspectos físicos, cognitivos, psicossociais na prática esportiva. 

“É um livro já bastante usado no meio acadêmico e levo o conteúdo para o dia a dia das minhas aulas. Por exemplo, faz muita diferença colocar nos jogos um ‘pique’ para a criança ter um intervalo e descansar durante a partida, sem perceber que é um descanso, conta a professora. 

Contribuição para o gosto pelo esporte
O professor Wagner de Campos, co-autor da obra e um dos organizadores do curso, ressalta que no Cievo o livro serve de recurso para que compreendam os fundamentos do trabalho correto com as crianças. 

“É uma obra que se encaixa perfeitamente no ensino da iniciação esportiva, por ter a fundamentação histórica sobre desenvolvimento motor, aprendizagem motora, maturação biológica”, destaca.

O curso, explica a ex-ginasta olímpica e gerente do Instituto Olímpico Brasileiro, Soraya Carvalho, é para que os participantes possam apresentar às crianças o esporte de forma organizada e criativa. “A intenção é contribuir com um conteúdo que irá se tornar uma valiosa ferramenta para facilitar o desenvolvimento das aulas, com propostas dinâmicas e inspiradoras”, diz Soraya.
©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.