Em fase final de obras, Belvedere guarda achado arqueológico

Prefeito Rafael Greca visita obra do Belvedere. Curitiba. 04/09/2019. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

O prefeito Rafael Greca visitou, nesta quarta-feira (4/9), as obras de restauração do Belvedere, na Praça João Cândido, no São Francisco. Durante escavações no local, a equipe encarregada do trabalho localizou uma ossada humana, que o prefeito também inspecionou.

“É possível que seja do capitão Manoel de Paula Guimarães, que em 1808 construiu o antigo cemitério da igrejinha de São Francisco de Paula e há muito dorme o sono da eternidade nesse Alto de São Francisco. Louvo, com respeito, os que foram grandes e foram nossos”, observou Greca, conhecedor da história da cidade.

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

A equipe encarregada da restauração estuda a melhor forma de tratar o achado arqueológico.

Prefeito Rafael Greca visita obra do Belvedere. Curitiba. 04/09/2019. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS


Belvedere
Alvo de um incêndio no final de 2017, o espaço art nouveau deve ficar pronto ainda este ano. Ele foi construído pelo prefeito Cândido de Abreu, entre 1912 e 1915, para facilitar a observação da Serra do Mar e, assim que for reaberto, abrigará a Academia Paranaense de Letras e um café literário.

Acompanharam o prefeito a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; o responsável  pelo Patrimônio Histórico Estadual, Sérgio Krieger; o coordenador de Projetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), arquiteto Mauro Magnabosco; e a arqueóloga Cláudia Parellada, do Museu Paranaense. 

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.