Feiras de bairros recebem 160 novos artesãos a partir de outubro


Boas vindas aos novos expositores das feiras de Artesanato dos Bairros da Prefeitura - Curitiba, 24/09/2019 - Foto: Daniel Castellano / SMCS


As Feiras de Artesanato dos Bairros da Prefeitura vão ganhar, a partir de outubro, 160 novos expositores. Todos foram selecionados por chamamento público, em setembro, para 18 locais e passaram por um criterioso processo de seleção feito pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT). 

Atualmente, as feiras dos bairros contam com 450 artesãos, que comercializam itens feitos a mão, como vestuário adulto e infantil, acessórios, brinquedos, produtos para a casa e de decoração, além de moda pet.  

Nesta terça-feira (24/9), os novos artesãos participaram da primeira reunião com Inês Justina Miola, responsável pelas Feiras de Artesanato dos Bairros no IMT. Ela deu boas-vindas aos expositores e reiterou a importância deles cumprirem uma série de quesitos estabelecidos pelo município, como chegar com antecedência aos locais, evitar faltas e ter sempre a preocupação de apresentar da melhor forma possível seus produtos. 

“As feiras de artesanato de Curitiba são referência no Brasil pela qualidade dos produtos e atendimento oferecidos pelos expositores”, reiterou Inês. 

Ela também lembrou que os novos artesãos poderão participar do rodízio semanal oferecido aos expositores dos pontos nos bairros na Feirinha do Largo da Ordem. No local, 80 barraquinhas são destinadas a eles aos domingos. 

Expectativa
Em Curitiba há oitos meses, o artesão e artista plástico carioca Ailton Marcos da Silva está muito empolgado de expor mandalas de pedra, cristais e cerâmica na Feira de Artesanato da República Argentina. “Produzo peças para decoração e espero que o público goste do meu trabalho”, salientou ele. 

Os mobiles e panos de prato confeccionados por Soeli Rodrigues dos Santos poderão ser apreciados, a partir do próximo mês, na Feira de Artesanato da CIC. “Tudo é muito delicado e acho que vou ganhar uma boa freguesia”, avalia ela, que é moradora do bairro.

Joceliane Stella mostrará, na Feira de Artesanato do Água Verde, bolsas em jeans produzidas em seu ateliê em Santa Felicidade. “Trabalho com tecido reciclado e por isso, minhas peças, além de muito originais, também são sustentáveis”, disse ela. 

As 18 Feiras de Artesanato dos Bairros ocorrem na Praça 29 de Março, Água Verde, Bacacheri, Boqueirão, CIC, Cajuru, Fazendinha, Hauer, Jardim Botânico, Passeio Público, Pinheirinho, Portão, República Argentina, Juvevê, Santa Quitéria, Sítio Cercado, Tatuquara, Ucrânia e Luiz Xavier (artes plásticas).

Apenas a feira do Juvevê não teve vagas abertas para novos expositores. 


©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.