Princesa Benedikte, da Dinamarca, é recebida no Centro Histórico de Curitiba



A princesa da Dinamarca Benedikte Astrid Ingeborg Ingrid e outras autoridades diplomáticas da Dinamarca foram recebidas pelo prefeito Rafael Greca e pela primeira-dama, Margarita Sansone, no Memorial de Curitiba na manhã de hoje. - Curitiba, 23/10/2019 - Foto: Daniel Castellano / SMCS



A princesa da Dinamarca Benedikte Astrid Ingeborg Ingrid esteve no Centro Histórico de Curitiba, na manhã desta quarta-feira (23/10). Ela e outras autoridades diplomáticas da Dinamarca foram recebidas pelo prefeito Rafael Greca e pela primeira-dama, Margarita Sansone, no Memorial de Curitiba.

A princesa foi agraciada com a Ordem da Luz dos Pinhais e em retribuição concedeu a Greca a Ordem Nacional da Dinamarca. Sua alteza real recebeu e apreciou um exemplar do livro "Curitiba - Luz dos Pinhais", escrito pelo prefeito.

Do lado de fora da moderna construção concebida em sua primeira gestão, Greca mostrou à princesa o local onde está guardada a cápsula do tempo sob um monólito, marco dos 300 anos de Curitiba, comemorados em 1993. Greca explicou que a urna deverá ser aberta quando a cidade completar 400 anos.

Ele falou de algumas das edificações históricas próximas, como a Igreja da Ordem, as casas das famílias Hoffmann, Taborda Ribas, Romário Martins. Antes de ingressar no Memorial, detalhou seus espaços, desde a Praça do Iguaçu e o mirante às salas de exposição, o auditório, a primeira Capela de Curitiba.

Na praça interna do Memorial, diante do imenso painel de Sérgio Ferro que remete ao descobrimento do Brasil, as autoridades assistiram à Ciranda das Etnias, com dançarinos caracterizados para representar as nacionalidades que deram origem à população curitibana.

Palmas escoteiras
Crianças e jovens participantes da União dos Escoteiros do Brasil ligados a diversos grupos de Curitiba homenagearam a princesa com uma mensagem em inglês e presentes. Eles também fizeram uma saudação com as palmas escoteiras.

Antes da chegada de Benedikte, a primeira-dama Margarita Sansone revelou aos escoteiros que o prefeito havia falado da presença deles à princesa na noite anterior, durante jantar no Palácio Iguaçu. “Ela ficou muito feliz porque apoia o movimento escoteiro no mundo”, declarou a primeira-dama.

Diante dos jovens escoteiros, a princesa agradeceu pelas manifestações.

“Vejo que alguns de vocês são muito jovens e já participam do movimento. Vejo que gostam de ser escoteiros. Isso lhes dará uma grande experiência para o futuro na vida", observou a princesa Benedikte.

"Sendo escoteiros vocês aprendem coisas úteis, aprendem a trabalhar em grupo. E isso é uma parte importante da vida para que possam ser boas pessoas. No mundo de hoje isso é extremamente importante onde quer que estejam”, declarou a princesa.

Ela, o prefeito, a primeira-dama e demais autoridades também subiram ao Salão Paranaguá, onde puderam assistir, na Capela dos Fundadores de Curitiba, a uma apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba. Sob a regência da maestrina Mara Campos, Coro e Orquestra interpretaram Vivaldi, Pixinguinha e Heitor Villa Lobos.

No Salão Paranaguá há uma exposição do artista Sergio Ferro, que também foi apreciada pela princesa.

O prefeito manifestou gratidão pela presença da princesa dinamarquesa. “Sua Alteza Real distingue a cidade com sua visita e nos traz um investimento social da Casa Real da Dinamarca num instituto de promoção da infância segura, lugar de acolhida para crianças vitimadas pela violência. A princesa traz a boa ação da abertura do Instituto Benedikte em Curitiba”, celebrou Greca.

Curitiba das crianças
O prefeito enfatizou à plateia formada por autoridades e crianças do Movimento Escoteiro: “Curitiba é das crianças! As crianças representam o nosso futuro, o tempo que há de vir. Tanto mais bem tratadas, com carinho, instrução, cultura, oportunidades, tanto melhor será a cidade para os que vão nascer”, disse Greca.

O prefeito enalteceu a amizade entre o Reino da Dinamarca com o Brasil e disse que a cidade está aberta aos que queiram investir. "Nos pautamos por sermos contra o aquecimento global, estamos investindo na energia solar, estamos plantando 100 mil árvores desde esta primavera até a próxima. Queremos dar aos nossos curitibinhas todas as chances que a vida lhes possa conceder”, declarou Greca.

Na saída do Memorial de Curitiba, a princesa Benedikte foi abordada por um grupo de estudantes intercambistas da Dinamarca, Alemanha e Turquia, que quiseram conversar com ela e tirar fotos.

Presenças
A comitiva da Dinamarca presente no Memorial estava formada pelas seguintes autoridades: embaixador da Dinamarca no Brasil, Nicolai Prytz; cônsul honorário do Reino da Dinamarca em Curitiba, Pedro Luiz Fernandes; o presidente do Instituto Princesa Benedikte, Wilson Andersen Ballão, o vice-presidente, Jens Olesen, e a diretora do instituto, Marcella de Carvalho; além de Anne Dorthe Iuel, Renata Olesen e Karin Birckjolz.

Dentre as autoridades municipais presentes estavam a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, secretários, presidentes de órgãos e autarquias municipais, vereadores, administradores regionais.

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.