Robôs se enfrentam no futebol e no sumô em torneio de robótica




O Fab Lab da Rua da Cidadania do Cajuru recebe no domingo (13/10) uma competição envolta em tecnologia: robôs vão se enfrentar em disputas no futebol e no sumô dentro do Torneio de Robótica Warlock. 

A partir das 15h, o público pode assistir gratuitamente aos combates. As inscrições para os competidores ainda estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas neste site. 

Na modalidade futebol, os confrontos são entre máquinas controladas por rádio; na modalidade sumô, robôs são autônomos, ou seja, utilizam tecnologia infravermelha ou sensores de ultrassom e não necessitam de controle remoto. 

No comando dos protótipos, gente interessada em desenvolver novas tecnologias, seja formalmente, em cursos técnicos e universitários ou autodidatas.

“O objetivo é motivar o desenvolvimento de projetos eletrônicos e de programação que resultem em robôs competidores e, assim, produzir o conhecimento ”, explica o gestor do Fab Lab, Cleverson Fuzeti.

“Esse torneio tem tudo a ver com os conceitos do Fab Lab: inovação, tecnologia, incentivo à cultura maker para a construção do conhecimento, acrescenta Fuzeti. A competição, organizada em parceria com o Espaço Maker Bettech, exige inteligência e técnica dos participantes no planejamento, construção e programação dos robôs para duelos entre equipes.

Torneio
O sumo de robôs é similar à luta de origem japonesa, em que dois humanos tentam se empurrar para fora de uma arena. No duelo entre as máquinas, o objetivo é o mesmo: cada um dos protótipos tem como meta tirar o oponente do ringue. O peso máximo de cada um é de 1,3 kg e devem ter, no máximo 25 cm x 25 cm. 

Já no futebol a competição é em duplas. Os robôs são controlados via rádio, em um campo de carpete de 2 m x 1,4 m, em partidas de 5 minutos. 

Como no jogo tradicional, vence quem marcar mais gols. Para isso, as máquinas podem contar com dispositivos para “chutar” e arremessar a bola. As dimensões dos robôs devem ser de até 15 cm x 15 cm x 20 cm e pesar até 1,3 kg. 

Exposição de projetos
Durante o torneio, as equipes de Robótica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) vão expor seus projetos. 

Torneio de Robótica WarlockData: 13 de outubro (domingo)Horário: das 15h às 19hFab Lab - Rua da Cidadania Cajuru Av. Pref. Maurício Fruet, 2.150, 1º PisoEntrada e inscrições gratuitasInscrições: bit.ly/2AWOHBJ
©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.