Rosto da Cidade inicia recuperação de imóvel centenário no São Francisco


Prefeito Rafael Greca visita obras Rosto da Cidade. Curitiba, 10/10/2019. Foto: Valdecir Galor/SMCS


Uma casa de 100 anos no estilo art nouveau, no bairro São Francisco, é o décimo imóvel particular em execução pelo Rosto da Cidade, que visa recuperar as cores e eliminar pichação de imóveis públicos e privados do setor histórico de Curitiba. Já são 49 imóveis recuperados pelo programa.

O local, na esquina das ruas Jaime Reis e Almirante Barroso, foi vistoriado na manhã desta quinta-feira (10/10) pelo prefeito Rafael Greca.

“Prossegue nosso trabalho de requalificação do sagrado rosto de Curitiba, transformar a cidade para melhor”, disse o prefeito.

O imóvel, em frente ao Belvedere da Praça João Cândido, passou a ser ocupado por uma grife de roupas infantis e antes abrigou um restaurante. No período em que ficou sem uso, foi tomado por pichação, segundo conta uma das sócias da marca.

“Tivemos que fazer uma pintura completa antes de ocuparmos a casa”, relatou Karla Cruz. E, segundo ela, de tempos em tempos, alguma manutenção ainda precisa ser feita, já que a ideia é receber clientes no espaço.

Para o prefeito, dar uso ao imóvel já é uma forma de cuidar do patrimônio e o Rosto da Cidade reforça esse cuidado. “Assim conservamos a Curitiba que recebemos dos que já se foram para os que ainda vão nascer”, disse, acompanhado do superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Reinaldo Pilotto.

O diretor de Parques e Praças, Jean Brasil, e equipe do Rosto da Cidade também estiveram presentes durante a vistoria.

Bom para todo mundo
Karla e seus sócios Zuleika Carvalho e Bruno Gabriel optaram pela locação do imóvel pelas suas características e pela localização, por isso, acreditam que o Rosto da Cidade só vai trazer benefícios.

“Estamos aqui por que acreditamos no potencial e no charme do Centro Histórico. Com esse programa, quem trabalha, passeia ou vive por aqui só tem a ganhar”, comemorou Karla.

Rosto
Com seis etapas, o Rosto da Cidade é desenvolvido em conjunto pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a Fundação Cultural de Curitiba e as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas.

São 49 imóveis concluídos, no total, sendo 20 imóveis públicos; e outros dez em execução. Além da recuperação e aplicação de resina antipichação, o programa prevê melhorias na iluminação e acessibilidade em todo o perímetro.
©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.