Getting your Trinity Audio player ready...

Curitiba ganha neste sábado bola de Natal iluminada de 15 metros de altura

Uma gigantesca construção esférica, no Jardinete Heitor Gurgel do Amaral Valente Netto, chama a atenção de quem passa pela Rua Mário Tourinho, no Campina do Siqueira.

Curitiba ganha no sábado bola de Natal iluminada de 15 metros de altura. Foto: Divulgação


A partir da noite deste sábado (30/11), quando se acenderem os 7 km de mangueiras de luz de LED que a decoram, a estrutura irá se transformar na Bola de Natal dos Sonhos do Consórcio Servopa, atração inédita do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019.

Com 15 metros de altura e 15 metros de diâmetro, a bola de Natal iluminada será a principal atração do jardinete, que também ganhará até o fim da próxima semana Casa do Papai Noel, espetáculos, mercado de Natal e food trucks com comidinhas.

O patrocínio é do Consórcio Servopa, e o projeto é da Volpato Arquitetura. Para receber a atração, o jardinete também foi revitalizado pela empresa patrocinadora, que substituiu todo o piso petit-pavé.

Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, lembra que a capital celebra o Natal com criatividade e de maneira inovadora, com uma programação descentralizada. “Já o apoio financeiro de patrocinadores privados viabiliza algumas das principais atrações”, reforça ela.

Os patrocinadores deste ano são: Supermercados Condor (carrossel e decoração do Passeio Público), Electrolux (Vila de Natal e roda gigante na Praça Santos Andrade), Volvo (árvores de Natal da Avenida Cândido de Abreu, Asilo São Vicente de Paulo e Memorial de Curitiba), ParkShoppingBarigüi (árvore de Natal do Parque Barigui), Samar Iluminação (Casa de Bolachas de Mel do Bosque do Alemão), Consórcio Servopa (decoração do Jardinete Heitor Gurgel do Amaral Valente Netto, na Avenida Mário Tourinho) e Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (decoração do Portal de Santa Felicidade). A Caixa Econômica Federal e o Governo Federal também são patrocinadores do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019 com o patrocínio dos Supermercados Condor, Caixa Econômica Federal/Governo Federal, Electrolux, Volvo, Samar Iluminação, Servopa, Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (Acisf) e ParkShoppingBarigüi. A programação de espetáculos vai até 23 de dezembro e a decoração poderá ser vista até 6 de janeiro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE:

A programação está sujeita a alterações.

Fim de semana tem orquestra ao pôr do sol, Natal polonês e patinação artística

Clássicos natalinos e da Broadway executados pela Orquestra UniCesumar no Parque Barigui, show de patinação artística na Praça Oswaldo Cruz e a festividade polonesa Jaselka no Bosque do Papa são as principais atrações do fim de semana no Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019.

Encenação do Auto de Natal dos Reis na Ilha da Ilusão, no Passeio Público, no Centro. - Foto: Daniel Castellano/SMCS



No sábado (30/11), às 9h30, alunos do curso de formação musical Nosso Canto da Regional Portão fazem concerto natalino na Associação Brasileira da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no bairro Guaíra.

A partir das 11h, já será possível aproveitar as atrações da Vila de Natal Electrolux, na Praça Santos Andrade. No horário, começam as aulas-show da Cozinha Electrolux, com chefs ensinando receitas natalinas (nos sábados, 11h, 15h, 18h e 20h e nos domingos, 11h, 15h, 18h); e a partir das 12h, já será possível passear na roda-gigante e visitar o bom velhinho na Casa do Papai Noel (no domingo, ele pode ser visitado a partir das 14h). Tudo de graça.

Às 17h, ocorre a estreia dos concertos nos Parques, que levará para o Tingui a Banda Musical do Caximba. Além disso, duas apresentações do projeto Nosso Canto ocorrem às 19h. No Santuário Nossa Senhora de Salete, no Jardim Social, será realizada a apresentação dos alunos da Regional Boa Vista. Já a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Boqueirão, recebe o concerto dos integrantes da regional do bairro.

Às 19h30, tem início a primeira apresentação do fim de semana do espetáculo Natal na Ilha da Ilusão, no Passeio Público, no Centro. A encenação, que faz parte da programação gratuita do Natal Condor no Passeio, acontece em uma das ilhotas do parque. O melhor lugar para apreciar o espetáculo é junto ao carrossel.

Domingo
Às 12h, o Bosque do Papa, no Centro Cívico, recebe a tradicional Jaselka, festividade natalina da comunidade polonesa de Curitiba. Almoço típico, apresentações folclóricas e auto de Natal fazem parte da programação. Às 17h, ocorre o concerto da Banda Musical do Caximba.

Às 17h30, o Parque Barigui será palco do concerto de Natal da Orquestra UniCesumar (Centro Universitário de Maringá). Serão executados temas natalinos clássicos, bem como de canções de grandes produções como A Bela e a Fera e O Rei Leão. O espetáculo ao ar livre começa ao pôr do sol. Assim que escurecer, o público também poderá se encantar com a árvore de Natal iluminada de 22 metros.

Às 19h30, ocorrerá show de luzes, música e patinação artística no ginásio da Praça Oswado Cruz, no Centro. A apresentação natalina irá reunir 150 patinadores da Escola Curitibana de Patinação Artística e medalhistas nacionais e internacionais. O show é gratuito, mas todos os 600 ingressos já estão esgotados.



Atrações de fim de semana do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais
Sábado (30/11)

9h30 – Apresentação do Nosso Canto da Regional Portão na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Rua Paraíba, 3661, Guaíra)
10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, s/n, Centro)
10h – Feira Especial de Natal da Vila de Natal Electrolux (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
10h - Exposição Sopro de Natal no Centro Cultural Miguel de Cervantes (Praça Espanha, s/n, Bigorrilho)
10h – 37ª Feira de Santa Rita no Expo Trade Barigui (Rua Batista Ganz, 430, Santo Inácio)
10h – Exposição da maquete de bolacha da Cidade do Pão de Mel no Bosque do Alemão (Rua Schubert, 175, Vista Alegre)
11h – Aulas-show de culinária de Natal na Vila de Natal Electrolux (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
12h - Carrossel e trenzinho do Natal Condor no Passeio (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Passeio Público, Centro)
12h – Roda-gigante e Casa do Papai Noel na Vila de Natal Electrolux (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
16h – Feira Gastronômica do Natal Condor no Passeio (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Passeio Público, Centro)
17h – Concerto da Banda Musical do Caximba no Parque Tingui (Avenida Fredolin Wolf, 1.870, Pilarzinho)
17h30 – Passagem da Maria Fumaça (sai da Rodoferroviária e circula por Curitiba)
19h - Concerto natalino no Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79, São Francisco)
19h – Apresentação do Nosso Canto da Regional Boqueirão na Igreja de Jesus dos Santos dos Últimos Dias (Rua Frederico Maurer, 2327, Boqueirão)
19h – Apresentação do Nosso Canto da Regional Boa Vista, no Santuário Nossa Senhora de Salete (Rua Lange de Morretes, 691, Jardim Social)
19h30 – Rua Iluminada da Família Moletta (Rua Nicola Pelanda, 5.962, Umbará)
19h30 - Espetáculo Natal na Ilha da Ilusão do Natal Condor no Passeio (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Passeio Público, Centro)

Domingo (1/12)
10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, s/n, Centro)
10h – Feira Especial de Natal da Vila de Natal Electrolux (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
10h - Exposição Sopro de Natal no Centro Cultural Miguel de Cervantes (Praça Espanha, s/n, Bigorrilho)
10h - Exposição da maquete de bolacha da Cidade do Pão de Mel no Bosque do Alemão (Rua Schubert, 175, Vista Alegre)
11h - Concerto natalino no Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79, São Francisco)
11h – Feira Gastronômica do Natal Condor no Passeio (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Passeio Público, Centro)
12h – Festival Jaselka da comunidade polonesa no Bosque do Papa (Rua Euclides Bandeira, 1200, Centro Cívico)
12h - Carrossel e trenzinho do Natal Condor no Passeio (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Passeio Público, Centro)
12h - Roda-gigante da Vila de Natal Electrolux (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
12h – 37ª Feira de Santa Rita no Expo Trade Barigui (Rua Batista Ganz, 430, Santo Inácio)
14h – Casa do Papei Noel da Vila de Natal Electrolux (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
16h30 – Passagem da Maria Fumaça (circula por Curitiba até Piraquara)
17h30 – Concerto da Orquestra UniCesumar no Parque Barigui (Avenida Cândido Hartmann, S/N, Bigorrilho)
19h – Missa e inauguração do presépio do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Praça Portugal, s/n, Alto da Glória)
19h30 – Rua Iluminada da Família Moletta (Rua Nicola Pelanda, 5.962, Umbará)
19h30 - Espetáculo Natal na Ilha da Ilusão do Natal Condor no Passeio (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Passeio Público, Centro)
19h30 – Show de patinação artística na Praça Oswaldo Cruz (Rua Brigadeiro Franco, s/n, Centro)
19h30 – Concerto do Departamento de Artes da UFPR na Igreja São Vicente de Paulo (Avenida Jaime Reis, 531, São Francisco)
19h30 - Cantata da Paróquia Senhor Bom Jesus do Cabral (Rua Bom Jesus, 159, Cabral)

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019 com o patrocínio dos Supermercados Condor, Caixa Econômica Federal/Governo Federal, Electrolux, Volvo, Samar Iluminação, Servopa, Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (Acisf) e ParkShoppingBarigüi. A programação de espetáculos vai até 23 de dezembro e a decoração poderá ser vista até 6 de janeiro.

Confira a programação completa no site: https://natal.curitiba.pr.gov.br/

A programação está sujeita a alterações.

Curitiba avança na luta contra o HIV/Aids

Curitiba marca o Dia Mundial de Luta contra o HIV/Aids, celebrado todo 1º de dezembro, com indicadores positivos. É o que mostra o Boletim Epidemiológico de HIV/Aids, lançado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta sexta-feira (29/11). O documento faz a avaliação estatística sobre os números da doença na cidade.



Secretaria da Saúde realiza testes rápidos de HIV na Boca Maldita. Curitiba, 29/11/2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS


O relatório apresenta os dados de 2018, que mostra uma redução de 50,8% nos casos de Aids em quatro anos. Em 2014 a cada 100 mil habitantes, 24,2 pessoas tinham a doença, em 2018 esse coeficiente caiu para 12,2.

O documento também mostra a redução de 30% na mortalidade pela Aids, no mesmo período. O coeficiente de mortalidade passou de 7,8 a cada 100 mil habitantes em 2014 para 5,4 em 2018.

A médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde, Cléa Elisa Lopes Ribeiro, estima que o diagnóstico precoce seja um dos motivos para esses resultados.

“Tivemos um crescimento de 53% na busca por exames na rede pública. Esse aumento, associado ao tratamento adequado, garante que a pessoa vivendo com HIV não adoeça e tenha boa qualidade de vida”, explica Cléa.

Vanguarda
A capital tem ações de vanguarda na prevenção e tratamento do HIV/Aids. Foi o primeiro município brasileiro a receber o certificado do Ministério da Saúde por ter eliminado a transmissão vertical do HIV, da mãe para o bebê. Título esse, renovado 2019.

Curitiba também foi uma das primeiras cidades do país a ofertar o tratamento aos portadores do vírus diretamente nas 111 unidades de saúde. E foi a primeira no Paraná na oferta da profilaxia pré-exposição (PrEP), recomendada pelo Ministério da Saúde como uma das estratégias de prevenção combinada e que é voltada para populações com alto risco de infecção pelo vírus.

Dia Mundial
Para marcar o Dia Mundial de Luta contra o HIV/Aids, as secretarias municipal e estadual da Saúde, organizações não governamentais e Sesc montaram uma grande tenda na Boca Maldita, no Centro, com oferta de testes gratuitos para detecção do vírus. 

Durante o dia todo, profissionais de saúde convidaram a população que circulava pelo calçadão a fazer o teste rápido (com amostra de saliva). Aproveitaram as abordagens para dar orientações sobre a prevenção e o tratamento do HIV e distribuíram preservativos masculinos e femininos para o sexo seguro.

Testar é prevenir
Para a dona de casa Sônia Aparecida da Luz, 53 anos, que faz o teste com regularidade, manter os exames em dia, inclusive o de HIV é prevenção.

“Se as pessoas tivessem menos preconceito e fizessem o exame nós teríamos menos pessoas doentes”, afirmou Sônia Aparecida.

A médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde concorda com ela. E destacou que o combate da doença é feito com apoio de toda a população em três pilares: diagnóstico, prevenção e tratamento.

“Quando se detecta cedo o vírus, o tratamento é mais efetivo e reduz as chances de transmissão. Além de fazer o teste, é preciso usar a camisinha nas relações sexuais e, para quem tem resultado positivo, fazer o tratamento”, destacou Cléa.

O estudante Hamilton Souza Soares, 48 anos, passava pelo calçadão e aproveitou para fazer o exame. Ele também afirmou que o objetivo principal é prevenir. “Vale a pena fazer, é de graça, rápido e uma prevenção para a saúde”, disse.

Onde fazer o teste
A Prefeitura oferece o teste para HIV/Aids nas 111 unidades de saúde. Outra opção é a testagem rápida, ofertada pelo Centro de Orientação de Aconselhamento (COA – Rua do Rosário, 144, 6º andar, Centro).

Para o público masculino há ainda a opção de fazer o teste no no e-COA, que funciona em horário alternativo, das 17h às 22h, na Rua Brigadeiro Franco, 1300, Centro. 

Ippuc e Concitiba debatem Plano de Mobilidade

A circulação de veículos, pedestres e ciclistas e a implantação de rotas acessíveis, a partir de indicadores da circulação não motorizada e dos transportes comercial e de cargas, foram pauta de reunião da Câmara Temática de Mobilidade do Concitiba, o Conselho da Cidade, nesta sexta-feira (29/11), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).




Os temas integram os trabalhos de atualização do Plano Setorial de Mobilidade. Esta foi a segunda reunião desta semana da Câmara de Mobilidade do Conselho da Cidade. Na última segunda feira, foram avaliados os índices do Transporte Coletivo e Sistema Viário e Trânsito.

A apresentação desta sexta foi feita pela coordenadora de Transportes do Ippuc, Olga Prestes, e por Edival Villar de Araújo Junior, do setor de Projetos e Mobiliário Urbano, em reunião coordenada pelo conselheiro Ricardo Vilarinho da Costa, da Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), responsável pela Câmara Técnica de Mobilidade do Concitiba.

Foram analisados dados da mobilidade em Curitiba, pelos mais diversos modais, bem como os trabalhos da Prefeitura para a implantação de rotas acessíveis, entre elas as obras de requalificação da Rua Voluntários da Pátria e a readequação dos passeios no Setor Histórico.

“Fico muito feliz em ver esta apresentação, porque já em 2015 sinalizamos sobre as questões das rotas acessíveis. Agradeço aos técnicos do Ippuc pelo empenho”, disse Vilarinho.

Para o coordenador da Câmara Temática de Mobilidade do Concitiba, a melhoria da acessibilidade representará um benefício a toda a população. “As rotas acessíveis vão beneficiar a milhares de pessoas”, disse Vilarinho da Costa.

Dados
A pesquisa sobre Caminhabilidade de Gênero, em desenvolvimento como parte do programa de Obras Múltiplas do projeto Inter 2, também foi apontada como reforço à melhoria da mobilidade urbana, em especial da acessibilidade.

Na reunião foram apresentados também dados da Pesquisa Origem/Destino com a divisão modal dos deslocamentos na cidade. Outro índice apresentado foi o da utilização de patinetes e bicicletas elétricas na cidade, serviços que passaram a ser oferecidos em janeiro deste ano em Curitiba.

Desafios
A elaboração do Plano Setorial de Mobilidade lista desafios a serem vencidos, entre outros pontos a criação de espaços acessíveis e seguros, a atração de novos usuários para o transporte não motorizado, a melhoria da qualidade dos serviços de mobilidade, a diminuição de deslocamentos por veículos individuais, a redução da emissão de poluentes e a integração de modais.

“Vamos buscar essas respostas durante a execução do plano de mobilidade”, disse a coordenadora de Transportes do Ippuc, Olga Prestes.

Presenças
Pelo Ippuc também participaram a diretora de Planejamento, Rosane Knoll, o diretor de Implantação, Sérgio Matheus Rizzardo, o assessor da presidência, Ricardo Bindo; e o coordenador dos Planos Setoriais, Miguel Roguski.
Também acompanharam o evento a secretária-executiva do Concitiba, Sheila Branco; o diretor de Transportes da Urbs, Aldemar Martins Neto, e Ismael França, também da Urbs; a diretora da Setran, Rosângela Battistella, acompanhada de Maurício Razera e Angela Munaro; Tatiana Marcassa, da Secretaria do Governo; Mariane Romeiro, do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-PR); o vereador Mauro Bobato; e Marcos Augusto Schroeder, da Câmara Municipal.

Espetáculo natalino encanta os curitibinhas do Boa Vista

Cerca de 500 crianças das escolas municipais Duílio Calderari, Eny Caldeira, Theodoro de Bona, Julia Amaral Di Lena, Augusto César Sandino e Doutel de Andrade assistiram à apresentação do auto de Natal da Fundação Cultural de Curitiba, nesta sexta-feira (29/11), na Rua da Cidadania do Boa Vista.


Espetáculo de Natal encanta curitibinhas do Boa Vista. Curitiba, 29/11/2019. Foto: Luiz Costa/SMCS


O auto O Sentido do Natal integra a programação do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais e está percorrendo as regionais da cidade, levando a história do nascimento de Jesus para estudantes e à comunidade.

“Este espetáculo é muito importante porque mostra que Deus nos deu a sagrada família, com José, Maria e Jesus. A nossa família é o que nós temos de melhor. Por isso é importante respeitar pai e mãe e os professores”, disse o vice-prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel às crianças.

A apresentação foi acompanhada de músicas natalinas executadas pela Banda Lyra Curitibana.

Abraço do prefeito
Os curitibinhas cantaram a música É Natal, logo após a apresentação do auto. “É emocionante ouvir esta música cantada por vocês. Hoje eu estou aqui trazendo um abraço fraterno do prefeito Rafael Greca e da dona Margarita (Sansone, primeira-dama), que não puderam estar presentes”, explicou Eduardo.

A estudante Nathieny Caroline de Oliveira Fernandes, 10 anos, viu o auto de Natal pela segunda vez. “Muito bonita a história do Natal, gostei muito”, disse.

A coleguinha Kauanny Stefani, 10 anos, também aprovou. “O que eu mais gosto é da parte que mostra como Jesus nasceu”, comentou.

Presenças
Acompanharam a apresentação a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a assessora do Gabinete do prefeito Cinthia Maia, a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Gher, e o vereador Edmar Colpani.

Apresentações nas regionais
As apresentações nas administrações dos bairros também irão ocorrer em oito Ruas da Cidadania (Santa Felicidade, Tatuquara, Portão, Boqueirão, Cajuru, Matriz e Pinheirinho). As encenações vão até 11 de dezembro, sempre às 15h.

Todos os espetáculos contarão com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Já a Rua da Cidadania do Bairro Novo irá receber, no dia 13 de dezembro, a partir das 20h, a Cantata de Natal, um coro que neste ano deverá chegar a 1.000 vozes.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019 com o patrocínio dos Supermercados Condor, Caixa Econômica Federal/Governo Federal, Electrolux, Volvo, Samar Iluminação, Servopa, Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (Acisf) e ParkShoppingBarigüi. A programação de espetáculos vai até 23 de dezembro e a decoração poderá ser vista até 6 de janeiro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: natal.curitiba.pr.gov.br.

A programação está sujeita a alterações.

Médico de Gugu diz que situação do apresentador era pior do que esperava


 O professor doutor Guilherme Lepski, que foi chamado pela família de Gugu Liberato para analisar o estado clínico do apresentador, deu mais detalhes sobre a situação que encontrou ao chegar nos Estados Unidos.

Médico de Gugu diz que situação do apresentador era pior do que esperava.
Imagem: Divulgação/Record TV


"Fui com esperança de poder transportá-lo para o Brasil e trata-lo aqui, já tinha uma equipe pronta, tudo certo, mas infelizmente a situação que encontrei foi mais grave. Importante frisar que ele não chegou morto ao hospital, como foi falsamente notificado, chegou em estado neurológico grave. O que se colocou é que ele tinha morte encefálica tanto pelos critérios americanos e brasileiros", explicou o médico, em entrevista ao programa "Fofocalizando", do SBT.



Segundo o médico, ele não consegue afirmar em que momento teria ocorrido a lesão fatal do apresentador. Lepski explica que, segundo relatos que ouviu, Gugu pode ter batido a cabeça em dois momentos.


"Na minha hipótese médica, ele pisou e caiu. Pisou numa parte falsa e caiu, que era um dry-wall muito frágil. A cabeça ele pode ter batido em dois momentos: no orifício que se fez nesse dry-wall ou na pilastra que estava no andar de baixo. Ou nos dois orifícios. Eu não periciei o local, mas o que sei, pelo relato de pessoas que viram a casa, é que tinham marcas de traumatismo craniano, um pouco de cabelo e sangue, em uma pilastra que estava embaixo. Então ali, seguramente, foi um primeiro momento do impacto da cabeça dele que possivelmente causou a inconsciência e o levou a não se defender adequadamente na queda", ressaltou o médico.

Por fim, Lepski explica que o atendimento prestado pela esposa de Gugu, Rose Miriam Di Matteo, foi adequado, mas que o quadro do apresentador era delicado.

"Muito embora o atendimento tenha sido adequado, inclusive, prestado pela esposa, no primeiro momento, que tentou liberar as vias aéreas, a hipoxia deve muito provavelmente ter agravado a situação neurológica dele. Todos esses fatores juntos acabaram acarretando em um quadro muito grave neurologicamente quando ele entrou no hospital."

A assessoria de imprensa da família informou que o corpo do apresentador foi liberado pelo instituto responsável pelas necropsias e laudos locais.

O documento de liberação foi assinado pelo primogênito de Gugu, João Augusto Liberato. Agora, a família aguarda a autorização da funerária para fazer o translado do corpo ao Brasil para sepultamento.

De acordo com a assessoria do apresentador, a previsão é de que a chegada ao país aconteça na quinta-feira (28). O velório do apresentador acontecerá na assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e será aberto ao público. O sepultamento acontecerá no Cemitério do Morumbi.

Fonte: UOL, em São Paulo

Blogueiros do UOL falam sobre a morte de Gugu

Curitiba; Data é marcada por ações de combate ao racismo na Rua XV de novembro

O combate ao racismo e ao preconceito racial foram temas da ação que a Assessoria de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Racial promoveu na manhã desta quarta-feira (20/11) no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro. O dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra e celebra a trajetória de Zumbi dos Palmares, que morreu lutando pela liberdade dos povos negros brasileiros. 

Dia da Consciência Negra na XV de novembro. Curitiba, 20/11/2019. Foto: Levy Ferreira/SMCS


Das 10h da manhã até por volta do meio-dia, quem passou pela Boca Maldita recebeu materiais impressos da equipe da Assessoria de Direitos Humanos da Prefeitura sobre o combate ao racismo. Todos da assessoria explicavam a importância do Dia da Consciência Negra e como denunciar casos de racismo e de preconceito racial. 

As denúncias podem ser feitas ao Disque Direitos Humanos (telefone 100), à Polícia Militar (190, se for um caso flagrante), à Polícia Civil (197) e também à central de atendimento da Prefeitura (156).

A assessora da Promoção da Igualdade Racial, Marli Teixeira Leite, explicou que a Prefeitura promove uma ampla programação do Mês da Consciência Negra neste mês de novembro (acesse aqui a programação completa).

“Hoje é um dia de valorizar todos os negros que vieram antes de nós, que lutaram pela liberdade. Nossa ancestralidade grita hoje. Dia 20 de novembro é uma data fundamental para buscarmos mais igualdade e fraternidade entre os povos”, disse Marli. 

A ação da Prefeitura, em uma das ruas mais movimentadas do Centro, a XV de Novembro, foi para dar transparência ao tema da igualdade racial e combater o racismo.

“Todas as pessoas são iguais. Durante o mês de novembro a programação da Prefeitura está mostrando como os negros ajudaram na construção de Curitiba”, definiu Marli.

O servidor público Luciano de Lima, 44 anos, parou para ouvir as informações e pegar o material da Assessoria de Direitos Humanos. “Sempre é importante discutir questões de combate ao racismo. O Brasil é um país muito racista, essa ação da Prefeitura na rua é importante para debater a igualdade racial”, disse.

A assessora de Direitos Humanos da Prefeitura, Elenice Malzoni, e o assessor da Diversidade Sexual, Allan Johan, também participaram da ação da Rua XV de Novembro. 

Dia da Consciência Negra na XV de novembro. Curitiba, 20/11/2019. Foto: Levy Ferreira/SMCS


Crime inafiançável
O racismo é a ação de discriminação de um grupo social devido à sua raça, etnia, cor de pele, religião ou origem. No Brasil racismo é crime previsto na Lei nº 7.716/1989, inafiançável e não prescreve.Quem cometeu o ato racista pode ser condenado mesmo depois do crime. 

Curitiba, Feira das Cooperativas venderá hortifrutigranjeiros a partir de R$ 1,99

Os feirantes das Feiras das Cooperativas, ao lado da Praça Osório, começam a vender, na manhã desta sexta-feira (22/11), hortifrutigranjeiros mais baratos, a partir de R$ 1,99. Instalada na Travessa Jesuíno Marcondes, a feira vai oferecer produtos de qualidade para os moradores, comerciantes e pedestres que transitam na região central.

Feira das Cooperativas venderá hortifrutigranjeiros a partir de R$ 1,99. Foto : Lucilia Guimarães/SMCS


A redução de preço faz parte de uma ação promocional para o período natalino. E também busca atrair fregueses que se afastaram da feira por causa das obras de melhoria no entorno da Praça Osório, quando o ponto deixou de funcionar.

Para atrair os clientes, os feirantes apostam na qualidade do produto e na venda de mercadorias orgânicas, sem agrotóxicos.

“Como vem do cinturão verde da Grande Curitiba, são alimentos frescos, a maioria sem agrotóxicos, e há também produtos minimamente processados, feitos com muito cuidado. Serve tanto para o comércio de bares e restaurantes, como para os moradores da região”, afirma o coordenador das feiras da cidade, Luiz Maskow.

A produção da feira vem da Região Metropolitana de Curitiba, onde estão as cooperativas Copasul São José dos Pinhais, Copasul Sul, Cooperativa e Agroindústria Terra Livre.

Além das verduras e frutas tradicionais, os feirantes comercializam mel, pães, doces e ervas para fins medicinais. Também há uma barraca de pastel.


Feira das Cooperativas  
Data: todas as sextas-feiras, das 8h às 12h 
Endereço: Travessa Jesuíno Marcondes, ao lado da praça Osório

Corais do Nosso Canto fazem 23 concertos de Natal até dezembro em Curitiba

Os 11 grupos de formação musical do programa Nosso Canto, desenvolvido pela Prefeitura nas Regionais, participam da programação natalina com 23 concertos em igrejas, espaços culturais e Ruas da Cidadania. Os espetáculos, que integram o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019, começam nesta quinta-feira (21/11) e seguem até 13 de dezembro.

Regional Boqueirão Nosso Canto - Foto Cido Marques


Os corais do Nosso Canto apresentarão um repertório composto de músicas tradicionais de Natal, espalhando o espírito de confraternização por várias regiões da cidade. Dona Nobis, de Mozart; Panis Angelicus, de Cesar Franck;  Glória, de Paul Basler; Noite Feliz, de Joseph Mohr e Boas Festas, de Assis Valente são algumas das canções que serão interpretadas.

Seis regentes comandam as apresentações: Eli Siliprandi (Boqueirão), Sidney Gomes (Bairro Novo e Pinheirinho), Alexandre Mousquer (Boa Vista e Santa Felicidade), Alexandre Di Pierro (Cajuru), Jessé Piñon (CIC, Matriz e Portão), Martinho Klemann (Matriz) e Victor Lucas Bento (Tatuquara). A coordenação geral é de Maico Sant’Anna, cantor da Camerata Antiqua de Curitiba, com assessoria técnica da maestrina Mara Campos, diretora artística do Coro da Camerata.  

Regional Pinheirinho - Nosso Canto - Foto Cido Marques

A agenda natalina encerra as atividades dos grupos do Nosso Canto, que este ano fizeram uma série de apresentações em suas comunidades. Eles também participaram do circuito Música nas Igrejas, da Camerata Antiqua, integrando-se aos concertos e compartilhando o palco com coralistas profissionais. “Também fomos convidados para fazer parte do Coro da Oficina de Música de Curitiba”, conta Maico Sant’Anna, que há dois anos é o coordenador pedagógico do programa.

História
O Nosso Canto existe há 20 anos. Teve início em 1998, quando o cantor e servidor da Fundação Cultural de Curitiba Eli Siliprandi organizou o primeiro coral, na Regional Boqueirão.  A iniciativa despertou cada vez mais o interesse das comunidades e hoje está presente em todas as regionais, inclusive na Regional Matriz, que possui dois grupos. A partir de 2014, o programa passou a ser administrado pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC).

Na prática, ele representa um amplo programa de descentralização das ações da Fundação Cultural de Curitiba e da Camerata nos bairros da cidade. Os corais seguem um cronograma bem definido de ensaios e apresentações, que alcançam cerca de 400 coralistas e um grande número de espectadores ao longo do ano.

Nosso Canto Regional Fazendinha - Foto Cido Marques

As atividades do Nosso Canto reiniciam em fevereiro de 2020, quando serão abertas as inscrições para novos componentes. Qualquer pessoa pode participar, mesmo não tendo experiência musical anterior. “Fazemos apenas a classificação vocal do aluno (soprano, contralto, tenor ou baixo) e a partir daí ele é integrado ao trabalho de técnica vocal e ensino do repertório coral da música universal e brasileira”, explica Maico.

Nosso Canto Santa Felicidade - Foto Cido Marques

Confira a programação de concertos natalinos do Programa Nosso Canto:
21/11 – 20h – Regional Pinheirinho
Paróquia e Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração
Rua Nicola Pellanda, 545 - Pinheirinho

26/11 – 20h – Regional Bairro Novo e Regional Pinheirinho
Capela São Sebastião
Rua Nicola Pellanda, 8065 – Umbará

30/11 – 9h30 – Regional Portão
Associação Brasileira da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Rua Paraíba, 3661 - Guaíra

30/11 – 19h – Regional Boa Vista
Santuário Nossa Senhora de Salete
Rua Lange de Morretes, 691

30/11 – 19h – Regional Boqueirão
Igreja de Jesus dos Santos dos Últimos Dias 
Rua Frederico Maurer, 2327 - Boqueirão

02/12 – 20h – Regional Portão
Igreja do Bom Jesus do Portão
Av. República Argentina s/nº

03/12 – 20h – Regional Bairro Novo
Comunidade Santa Isabel
Rua Nova Aurora, 2006 Bairro Novo A – Sitio Cercado 

04/12 – 20h – Regional Santa Felicidade
Auditório da Rua da Cidadania Santa Felicidade
Rua Santa Bertila Boscardin, 213 - Santa Felicidade

07/12 – 20h – Regional Pinheirinho
Comunidade São João Maria Vianney
Rua Emanuel Kant, 486 – Vila Gusso


07/12 - 15h - Regional Cajuru
Associação de Aposentados Ferroviários (Unifer)
Rua dos Ferroviários, 127 - Cajuru


08/12 – 15h – Regional Cajuru e Regional Tatuquara
Associação Budista BSGI
Rua Antônio Meirelles Sobrinho, 540 - Cajuru

09/12 – 19h – Regional Portão
Rua da Cidadania do Fazendinha
R. Carlos Klemtz, 1700 - Fazendinha

09/12 – 20h – Regional Bairro Novo
Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima 
Rua Jandaia do Sul, 310 Vila Osternack – Sitio Cercado

10/12 – 19h – Regional Tatuquara
Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
R. Humberto Bertoldi, 560 - Campo de Santana


11/12 - 19h - Regional Boqueirão
Capela da ESIC - Business e Marketing School
Rua Padre Dehon, 814 - Vila Hauer


11/12 – 20h – Regional Cajuru
Paróquia da Igreja São Benedito
Rua Frederico Stadler Júnior, 441 – Capão da Imbuia

11/12 – 20h – Regional Boa Vista
Teatro Cleon Jacques
R. Mateus Leme, 4700 – São Lourenço


12/12 – 18h – Regional Matriz
Mercado Central da Rua da Cidadania
Praça Rui Barbosa s/nº

12/12 – 19h30 – Regional Matriz
Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões
Praça Rui Barbosa nº 149

12/12 – 20h – Regional Santa Felicidade
Paróquia Bom Conselho
Rua Eduardo Jarnicki, 273 - São Braz


15/12 - 11h - Regional Boqueirão
Memorial de Curitiba - Praça Iguaçu
Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco


15/12 - 19h – Regional Boqueirão
Santuário São Francisco de Assis
Rua Francisco Derosso, 715 – Xaxim

18/12 - 20h - Regional Cajuru
Concessionária Rumo
Rua Emílio Bertolini, 100 Vila Oficinas – Cajuru



A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019 com o patrocínio dos Supermercados Condor, Caixa Econômica Federal/Governo Federal, Electrolux, Volvo, Samar Iluminação, Servopa, Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (Acisf) e Associação dos Lojistas do ParkShoppingBarigui. A programação de espetáculos vai até 23 de dezembro e a decoração poderá ser vista até 6 de janeiro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE:

A programação está sujeita a alterações.

Prefeito em exercício de Curitiba analisa projetos em andamento no Ippuc

O prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel, avaliou os projetos em curso na cidade em reunião com a equipe técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), na tarde desta quarta-feira (20/11).


Prefeito em exercício Eduardo PImentel visita as instalações do IPPUC - Curitiba, 20/11/2019 - Foto: Daniel Castellano / SMCS


"É muito bom visitar o Ippuc. Esta semana tenho a honra de estar no cargo de prefeito, mas quero fazer isso mais vezes. São reuniões que contribuem muito para o embasamento técnico”, disse Pimentel.

Na reunião, coordenada pela presidente do Ippuc em exercício e diretora de Planejamento do instituto, Rosane Knoll, foram detalhados os projetos e processos em andamento.

O diretor de Implantação, Sérgio Matheus, destacou o trabalho de captação de novos investimentos, entre eles os de R$ 250 milhões com a Caixa Econômica Federal, por meio do programa Finisa (Financiamento à Infraestrutura e Saneamento), cujo projeto de lei foi encaminhado à Câmara nesta quarta (20/11).

Os recursos serão utilizados numa série de obras na cidade entre pavimentação e requalificação de vias, alças de acesso na estação Tarumã da Linha Verde, requalificação do Moinho Rebouças e construção da Rua da Cidadania da CIC.

Outro ponto destacado por Matheus foi o do novo leilão de Certificados de Potencial Adicional de Construção da Linha Verde marcado para próxima quarta-feira (27/11).

A diretora de Projetos, Celia Bim, falou dos encaminhamentos dos projetos executivos para o Bairro Novo da Caximba e do Rosto da Cidade.

Liana Vallicelli, diretora de Informações, ressaltou o trabalho permanente de atualização da base de dados do Ippuc e a procura por informações do planejamento. Só neste ano, 1.250 visitantes do Brasil e Exterior estiveram no Ippuc para conhecer a experiência de Curitiba na área do planejamento.

Zoneamento
A presidente em exercício do Ippuc, Rosane Knoll lembrou da sanção da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo, que passará a vigorar em 10 de abril de 2020 e dos trabalhos de regulamentação da legislação. “Trabalhamos agora, juntamente com a secretaria do Urbanismo, para a implantação do sistema de alvará eletrônico e na atualização da consulta amarela com os dados básicos da nova lei”, disse.

Os encaminhamentos do Projeto Inter 2 também foram apresentados a Eduardo Pimentel pela equipe de transporte, bem como estudos de novos binários pela coordenação do sistema viário do Ippuc.

Comitiva do Banco Mundial e do Nepal conhece medidas adotadas pela Prefeitura de Curitiba

O Plano de Recuperação de Curitiba, programa lançado em 2017 e que colocou em dia as contas da Prefeitura, foi apresentado nesta quarta-feira (20/11) a uma delegação de representantes do Banco Mundial (Bird) e do governo do Nepal. A visita ocorreu no âmbito do programa de cooperação Sul-sul, que busca a troca de práticas e conhecimentos entre países.


Comitiva do Banco Mundial e do Nepal conhece medidas adotadas pela Prefeitura. Curitiba, 20/11/2019. Foto: Lucilia Guimarçães/SMCS

O Nepal, que está implantando o sistema federalista desde a adoção da nova constituição em 2015, considera Curitiba como um exemplo, principalmente em relação à prática de políticas fiscais.

O secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi, lembrou que Curitiba enfrentou, com sucesso, desafios comuns a muitas cidades.

“Basta um governo perder o controle das contas para que a cidade comece a sofrer as consequências. Felizmente, saímos dessa trajetória”, disse Puppi.

No encontro foram apresentadas as principais medidas do Plano de Recuperação, dados sobre a sustentabilidade financeira, a lei de responsabilidade fiscal e a reforma da previdência do município.


“Curitiba saiu na frente e reformou seu sistema previdenciário em 2017, inovamos ao criar o CuritibaPrev e pela primeira vez os aportes estão previstos no orçamento municipal”, disse o secretário.

De acordo com Puppi, o município buscou iniciativas para compensar a queda real na arrecadação em relação a 2014, tais como o lançamento do programa Nota Curitibana, a simplificação na cobrança do ITBI e a separação da taxa do lixo na cobrança do IPTU.

Modelo
A forma como a Prefeitura superou a crise vem servindo de exemplo em vários eventos internacionais. Em março desse ano, o secretário de Finanças apresentou o case de Curitiba em Buenos Aires, em um encontro de secretários de Planejamento e Finanças da América do Sul, Central e do Norte promovido pelo Lincoln Institute, dos Estados Unidos.

A rodada contou com a participação de representantes de nove países – Brasil, Estados Unidos, México, Peru, Panamá, Bolívia, Colômbia, El Salvador e Argentina.

No ano passado, os resultados foram apresentados na International Conference on Municipal Fiscal Health, também promovida pelo Lincoln Institute, em Detroit (EUA).

O Plano de Recuperação de Curitiba também foi apresentado em seminário promovido em Cambridge (EUA) e em duas das mais importantes universidades do mundo, a Universidade de Harvard e no Senseable City Lab do MIT (Massachussets Institute of Technology).
©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.