Curitiba; Data é marcada por ações de combate ao racismo na Rua XV de novembro

O combate ao racismo e ao preconceito racial foram temas da ação que a Assessoria de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Racial promoveu na manhã desta quarta-feira (20/11) no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro. O dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra e celebra a trajetória de Zumbi dos Palmares, que morreu lutando pela liberdade dos povos negros brasileiros. 

Dia da Consciência Negra na XV de novembro. Curitiba, 20/11/2019. Foto: Levy Ferreira/SMCS


Das 10h da manhã até por volta do meio-dia, quem passou pela Boca Maldita recebeu materiais impressos da equipe da Assessoria de Direitos Humanos da Prefeitura sobre o combate ao racismo. Todos da assessoria explicavam a importância do Dia da Consciência Negra e como denunciar casos de racismo e de preconceito racial. 

As denúncias podem ser feitas ao Disque Direitos Humanos (telefone 100), à Polícia Militar (190, se for um caso flagrante), à Polícia Civil (197) e também à central de atendimento da Prefeitura (156).

A assessora da Promoção da Igualdade Racial, Marli Teixeira Leite, explicou que a Prefeitura promove uma ampla programação do Mês da Consciência Negra neste mês de novembro (acesse aqui a programação completa).

“Hoje é um dia de valorizar todos os negros que vieram antes de nós, que lutaram pela liberdade. Nossa ancestralidade grita hoje. Dia 20 de novembro é uma data fundamental para buscarmos mais igualdade e fraternidade entre os povos”, disse Marli. 

A ação da Prefeitura, em uma das ruas mais movimentadas do Centro, a XV de Novembro, foi para dar transparência ao tema da igualdade racial e combater o racismo.

“Todas as pessoas são iguais. Durante o mês de novembro a programação da Prefeitura está mostrando como os negros ajudaram na construção de Curitiba”, definiu Marli.

O servidor público Luciano de Lima, 44 anos, parou para ouvir as informações e pegar o material da Assessoria de Direitos Humanos. “Sempre é importante discutir questões de combate ao racismo. O Brasil é um país muito racista, essa ação da Prefeitura na rua é importante para debater a igualdade racial”, disse.

A assessora de Direitos Humanos da Prefeitura, Elenice Malzoni, e o assessor da Diversidade Sexual, Allan Johan, também participaram da ação da Rua XV de Novembro. 

Dia da Consciência Negra na XV de novembro. Curitiba, 20/11/2019. Foto: Levy Ferreira/SMCS


Crime inafiançável
O racismo é a ação de discriminação de um grupo social devido à sua raça, etnia, cor de pele, religião ou origem. No Brasil racismo é crime previsto na Lei nº 7.716/1989, inafiançável e não prescreve.Quem cometeu o ato racista pode ser condenado mesmo depois do crime. 
©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.