AfroCriativos é tema do Mês da Consciência Negra




Em homenagem ao Mês da Consciência Negra, a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura promove, de 22 a 24, o evento Afrocriativos, que ocorre em espaços culturais do Governo do Estado em Curitiba e também em várias cidades do Paraná.


A Biblioteca Pública do Paraná abre a programação em Curitiba nesta quinta-feira (7) com a exposição “Nossa luta: a perseguição aos negros durante o Holocausto”

A programação em outros espaços contará ainda com mostra de filmes, exposições, palestras, oficinas, mesas-redondas, visitas mediadas e ainda com as feiras AfroCriativos, que acontecerão simultaneamente em 10 municípios. Confira a programação no www.cultura.pr.gov.br

Participam do evento a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, em parceira com a Superintendência-Geral de Diálogo e Interação Social (Sudis) e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir).

Para o presidente do Consepir, Saul Dorval da Silva, o Mês da Consciência Negra é o reflexo de uma luta dos ancestrais e do movimento negro, antigos e atuais, pela igualdade de direitos. “Essa é a importância do Mês da Consciência Negra, esse resgate histórico. Conscientizar a população do que foram os 350 anos de escravidão. Conscientizar que todos nós somos seres humanos e erradicar definitivamente o racismo e o preconceito. Por isso as políticas públicas são tão importantes para a comunidade negra e o Mês da Consciência Negra é fundamental para gerar essa reflexão”, afirmou.

FEIRA AFROCRIATIVOS - A comunidade criativa se reúne de 22 a 24 de novembro para compartilhar seus produtos e fortalecer seus negócios nas cidades de Apucarana, Cambé, Campo Largo, Campo Magro, Fazenda Rio Grande, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Pontal do Paraná e Sarandi.

“A partir da ideia de potencializar e dar visibilidade aos afroempreendedores, foi criada a Feira AfroCriativos. E antes das feiras acontecerem será realizada uma série de palestras e oficinas para que esses afroempreendedores cheguem mais preparados com seus produtos e com sua visão de marca e de negócio, entendendo que a economia criativa pode ajudar a gerar mais impacto em suas marcas e em seus produtos”, explica a coordenadora de Ação Cultural e Economia Criativa da Secretaria, Mariana Bernal.

PROGRAMAÇÃO - A Biblioteca Pública do Paraná abre a programação em Curitiba nesta quinta-feira (7) com a exposição “Nossa luta: a perseguição aos negros durante o Holocausto”, que pode ser visitada até dia 29 de segunda a sexta, das 8h30 às 20h; sábado, das 8h30 às 13h.

No Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) ocorre a Mostra Cordilheira nos dias 13, 20 e 27 de novembro. A cada sessão, a exibição de um filme é seguida de bate-papo sobre a produção de realizadoras e realizadores negros ao longo da história do cinema. O evento é uma parceria com a equipe da Mostra de Cinema Negro Brasileiro em Curitiba.

De 15 a 17 de novembro, a “Festa Literária Cotidiano Leitor”, da SECC, leva apresentações culturais e oficinas literárias gratuitamente para o público no Museu Oscar Niemeyer. No dia 15, a atriz, jornalista, cantora e poeta Elisa Lucinda aborda o tema “Escritas femininas”.

Já dia 17, a mesa “Literatura Afro-brasileira e Indígena” traz como convidados Cidinha da Silva e Daniel Munduruku para conversar sobre o tema. Cidinha possui forte engajamento com a causa negra e com questões ligadas às relações de gênero. Daniel é filho do povo indígena Munduruku e como educador social e ativista ministra palestras e seminários destacando o papel da cultura indígena na formação da sociedade brasileira.

O Museu Oscar Niemeyer (MON) promove três oficinas livres que abordam aspectos artísticos da cultura negra. No dia 20 de novembro, das 11h às 14h30, a equipe do Educativo ministra a oficina “As cores que formam o mundo” com a técnica de pintura em acrílico; em seguida, a artista têxtil Claudia Lara conduz a oficina “Estandarte para a lua” com técnica mista sobre tecido, às 15h. No mesmo dia, às 16h30, tem visita mediada pela exposição “África, mãe de todos nós”. No dia 24, o Educativo do MON promove outra oficina, dessa vez de “Máscaras Africanas” com modelagem em argila, das 11h às 17h.

Outra atividade programada para 20 de novembro, às 19h, é a apresentação musical “Ecoam nossos tambores”, com Daniel Monteles, no Museu Paranaense. Já no dia 26, os pesquisadores Cristiano de Jesus e Lairisse Daniele de Araújo Costa participam da mesa-redonda “Arqueologia dos grupos invisibilizados: potenciais e desafios”, também às 19h.

A programação completa com todas as atividades do Mês da Consciência Negra e das Feiras AfroCriativos está disponível no site www.cultura.pr.gov.br



©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.