Getting your Trinity Audio player ready...

Curitiba é destaque em evento estadual de energias renováveis

As soluções em energias alternativas do programa Curitiba Mais Energia e as iniciativas de inovação da cidade foram destaque, na manhã desta terça-feira (19/11), no evento Smart Energy CI&Expo 2019, do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), no Campus Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP).

Prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, na abertura do Smart Energy. Curitiba, 19/11/2019. Foto: Valdecir Galor/SMCS


O evento, que tem programação também na quarta-feira (20/11), promove debates sobre a importância da utilização de fontes renováveis de energia. Na solenidade de abertura, o prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, lembrou que a inovação está no DNA da gestão do município.

“E na questão das energias, destacamos como inovação a implantação da Central Geradora Hidrelétrica Nicolau Klüppel, em nosso mais conhecido parque público, o Barigui”, exemplificou Pimentel.

Com a queda d’água já existente, explicou Pimentel, é possível gerar o equivalente a metade da energia consumida pelo Barigui. “Isso representa uma economia anual de R$ 120 mil aos cofres públicos, o que pode ser pouco comparado ao orçamento da cidade, mas tem valor simbólico enorme em termos de energia limpa e pesquisa”, disse.

As peças e instalação da CGH foram doadas pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH). A unidade está em funcionamento desde o início do mês de outubro.

Além dos painéis solares instalados no Palácio 29 de Março, prédio central da Prefeitura – fruto do Programa de Eficiência Energética da Copel Distribuição, regulamentado pela ANEEL, Eduardo Pimentel destacou o incentivo ao uso de carros elétricos compartilhados com a isenção da cobrança do Estacionamento Regulamentado (EstaR), em decreto assinado pelo prefeito Rafael Greca na semana passada.

Pimentel participou da abertura do evento junto ao diretor-presidente do Tecpar, Jorge Augusto Callado Afonso; do presidente do Comitê Gestor do Projeto Smart Energy, Paulo Afonso Schmidt; do gerente dos Conselhos Temáticos e Setoriais da Fiep, João Arthur Mohr; e do superintendente da Paraná Metrologia, Celso Kloss.

Projeto estadual
O Projeto Smart Energy Paraná é uma das principais ações do Programa Paranaense de Energias Renováveis e tem seu foco no uso de geração de energia elétrica distribuída no Estado.

Entre os membros da governança do projeto Smart Energy Paraná estão representantes de secretarias estaduais, de empresas públicas – como o Tecpar, Copel, Sanepar e Compagas, de universidades estaduais e federais, da Itaipu Binacional, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), do Lactec, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e da Rede Brasileira para o Desenvolvimento da Metrologia, Tecnologia e Qualidade.

Prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, na abertura do Smart Energy. Curitiba, 19/11/2019. Foto: Valdecir Galor/SMCS

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.