Roma completa 2773 anos! O carinho do seu Bispo, Papa Francisco


O Bispo de Roma é o Papa. Um dos gestos mais eloquentes dos últimos tempos foi quando Francisco atravessou a cidade deserta para se dirigir à Igreja de São Marcelo, na arterial “Via del Corso”, para rezar pelo fim da pandemia.

Por: Bianca Fraccalvieri - Cidade do Vaticano

Roma completa hoje 2773 anos!

A história da cidade está intimamente ligada ao Cristianismo, abrigando o centro da catolicidade mundial.

O Bispo da cidade é propriamente o Santo Padre. De fato, entre os inúmeros títulos atribuídos ao Pontífice - “Sucessor do Príncipe dos Apóstolos”, “Sumo Pontífice da Igreja Universal”, “Primaz da Itália”, “Soberano do Estado da Cidade do Vaticano”, “Servo dos Servos de Deus”, entre outros – um dos preferidos de Francisco é Bispo de Roma.

Aliás, é no momento em que o eleito pelo conclave é designado como líder da Igreja de Roma que os demais títulos são adquiridos.

Vocação à fraternidade
Foi esta dimensão que o Papa assumiu desde o início do seu pontificado, fazendo questão de manter proximidade com os bispos e sacerdotes de sua diocese, e com os romanos de maneira geral.

Um dos gestos mais eloquentes dos últimos tempos foi quando Francisco atravessou a cidade deserta para se dirigir à Igreja de São Marcelo, na arterial “Via del Corso”, para rezar pelo fim da pandemia.

Inúmeros foram os discursos que o Papa dedicou à cidade, o último deles em fevereiro deste ano, quando enalteceu  a sua vocação universal à fraternidade.

“Sim, uma cidade fraterna! João Paulo II, que amou tanto Roma, citava frequentemente um poeta polonês: ‘se tu diz Roma, te responde Amor’. É aquele amor que não faz viver para si, mas para os outros e com os outros.”
©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.