Mesa Solidária da Praça Plínio Tourinho já oferece jantar e terá almoço em junho

O prefeito Rafael Greca inaugurou, nesta quinta-feira (28/5), o terceiro ponto do programa Mesa Solidária da Prefeitura, que oferece refeições gratuitas a pessoas em situação de rua. Localizado no Centro POP Plínio Tourinho, da Fundação de Ação Social (FAS), no Jardim Botânico, o espaço começa a servir lanches diariamente para até 500 pessoas a partir das 19 horas desta quinta. 

Foto: Pedro Ribas/SMCS

No dia 8 de junho, o local também começará a servir 250 almoços todos os dias, das 12h às 14h. As marmitas e lanches do Mesa Solidária já são servidos gratuitamente, no contraturno, nos restaurantes populares do Capanema (das 19h às 21h) e da Matriz (das 16h às 18h). 
Foto: Pedro Ribas/SMCS
"O primeiro degrau para o restage social é a mesa e a Praça Plínio Tourinho agora passa a ser a Praça da Solidariedade, graças ao Mesa Solidária, que está dando mais dignidade às pessoas em situação de rua, que podem se alimentar em espaços limpos e mais confortáveis", afirmou o prefeito. 

O Mesa Solidária é uma ação conjunta de vários órgãos do município, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), FAS e Secretaria Municipal de Defesa Social, que cedem espaços e apoio logístico, com instituições religiosas, organizações não-governamentais (ONGs) e movimentos de apoio às pessoas em situação de rua, que adquirem, preparam e servem os alimentos. 

Greca agradeceu o empenho das várias áreas de Prefeitura envolvidas no projeto e também às instituições parceiras, principalmente, neste momento de pandemia da covid-19. "Todos estamos unidos para erguer do meio-fio da calçada esses cidadãos em risco social e garantir que essas pessoas possam comer uma comida saborosa, de qualidade e nutritiva", salientou ele. 

Atualmente, são servidos 750 lanches e marmitas diariamente para pessoas em situação de rua, com o apoio de cerca de 30 organizações parceiras. 

Painel gigante
O Mesa Solidária da Praça Plínio Tourinho, que ocupa uma área de 227 metros quadrados, compreende um prédio reformado que receberá uma cozinha industrial até a primeira quinzena de junho e um refeitório localizado embaixo do viaduto do Colorado. 

A área de refeições tem capacidade diária para atender até 500 pessoas (100 pessoas por rodízio) e, inicialmente, receberá refeições prontas feitas pelas entidades parceiras.

Para deixar o ambiente mais alegre, o refeitório ganhou colorido painel de 54 metros de comprimento. Criada pelos artistas Ferge Grafitti e Amanda da Silva, a obra reúne elementos que mostram as riquezas da flora e fauna brasileiras, a beleza das diferentes etnias que compõem Curitiba, cenas bíblicas e também imagens de figuras religiosas que se dedicaram aos pobres, como São Francisco e as santas Irmã Dulce e Madre Tereza de Calcutá. 

Para receber a terceira unidade do Mesa Solidária, a Praça Plínio Tourinho também foi toda revitalizada, ganhando inclusive novos bancos e floreiras. Também foram instalados conteineres com banheiros, chuveiros e uma lavanderia. As obras foram realizadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). 

Presente à inauguração, Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, proferiu uma benção final e agradeceu à Prefeitura pela iniciativa de unir várias entidades e religiões que, juntas no Mesa Solidária, estão dando mais dignidade às pessoas em situação de rua. "Este espaço que inauguramos mostra que Deus não se esquece destes irmãos que podem ter esperança", reforçou. 

Também participaram da inauguração o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi; o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel; o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o administrador Regional da Matriz, Dirceu de Mattos; Lilian Maria Dallastra, representante do Terreiro Vovó Benta, parceiro do Mesa Solidária; e o presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme), Mário Shiguemitu Yamasaki.

Conheça algumas instituições religiosas, ONGs e movimentos parceiros do Mesa Solidária:

Ação Solidária 
Ágape Church
Alimento do Bem
Associação Recreativa Desportiva 25 de Maio
Banho do Bem
Centro Espírita Aprendizes do Evangelho
Comunidade Bom Pastor
Cristolândia - 1ª Igreja Batista
Gastromotiva
Igreja Bom Jesus dos Perdões 
Igreja Comunhão Cristã Resgate
Igreja Presbiteriana
Mãos Invisíveis 
Mulheres do Bem
Panelão Solidário 
Paróquia Maria Mãe da Igreja
Pastelaria Curitiba
Projeto Colmeia 
Projeto Luz
Santuário Perpétuo Socorro
Congregação Missionária do Santíssimo Redentor
Terreiro Vovó Benta
Sofa para Rua
Seminário Vicentino
André Romero e grupo de voluntários 
Feirantes de Curitiba 
Centro Europeu

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.