Prefeitura de Curitiba fez sanitização de mais de 500 equipamentos municipais

A Prefeitura de Curitiba já garantiu a sanitização de mais de 500 unidades municipais, num total de 591,9 mil metros quadrados. Ruas da Cidadania, escolas, unidades de saúde, Centros de Referência da Assistência Social (Cras), a Casa da Mulher Brasileira, Centros de Esporte e Lazer, Clubes da Gente, unidades administrativas de todas as secretarias e órgãos estão entre os locais que já foram sanitizados.

Foto: Daniel Castellano/SMCS
Sanitização no Palácio 29 de Março, prédio principal da Prefeitura, no Centro Civico - Curitiba

O serviço iniciado dia 23 de abril, deve ser concluído em poucas semanas, segundo expectativa da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal, responsável pela contratação.  

Serão sanitizadas 1.117 unidades municipais, numa área de mais de um milhão de metros quadrados. Se considerado o tamanho padrão de muitas unidades de saúde da cidade, de cerca de 400 metros quadrados, seria o equivalente a 2.500 unidades.

A sanitização é mais do que uma limpeza ou higienização. Nela é utilizado um desinfetante potente que forma uma película e elimina vírus, bactérias e fungos.

A substância – quaternário de amônia – é aplicada com um nebulizador elétrico em todos os locais onde as pessoas podem tocar, como telefones, computadores, armários, maçanetas, portas, interruptores, cadeiras, mesas, balcões, entre outros.

O secretário de Administração e de Gestão de Pessoal, Alexandre Jarschel de Oliveira, explica que a contratação do serviço foi feita para que os servidores pudessem contar com um local de trabalho saudável e adequado, neste momento de pandemia devido ao novo coronavírus.

“A medida também beneficia a população que frequenta estes espaços, ainda que, neste momento, nem todas as unidades estejam atendendo o público de forma presencial, como de costume”, completa.

De acordo com o Departamento de Gestão de Serviços, todas as secretarias já tiveram pelo menos parte das unidades sanitizadas. O trabalho é feito por região da cidade, assim, todos os equipamentos de uma mesma região são sanitizados.

Local descontaminado
O responsável técnico da empresa contratada, a BioControl, Juberson Fabiano do Prado, explica que a substância utilizada é capaz de eliminar vírus encapsulados, como é o caso do novo coronavírus.

“Ainda não se sabe com certeza o que pode eliminar o novo coronavírus. A aplicação que fazemos deixa as superfícies livres de patógenos (agentes causadores de doenças). As pessoas que trabalham e as que frequentam estes locais entrarão num local totalmente descontaminado”, disse o engenheiro agrônomo.

Outras medidas
Desde 16 de março, quando foi declarada situação de emergência em saúde pública em Curitiba, em decorrência da infecção pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Curitiba tem adotado diversas medidas para proteger o servidor no seu local de trabalho e o cidadão que frequenta as unidades municipais.

Todas estas medidas foram orientadas pela Secretaria Municipal da Saúde e ajustadas ao longo dos dias.

Além da sanitização, já nos primeiros dias, a limpeza e a higienização das unidades foram reforçadas. Houve ampliação do atendimento on-line, por telefone ou site, dispensa dos servidores que fazem parte dos grupos de risco para a doença, redução do número de servidores trabalhando num mesmo espaço, exigência do uso de máscaras, disponibilidade do álcool em gel para servidores e população nos locais onde há atendimento presencial.
©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.