Regional Boqueirão ganha asfalto, Workitiba, hortas e Ecopontos

Desde 2017, os moradores da Regional Boqueirão receberam melhorias em diversas áreas como infraestrutura, educação, meio ambiente. Só em pavimentação, em três anos e quatro meses, a Prefeitura revitalizou 50 ruas, chegando a 35 km de asfalto novo nos bairros Hauer, Xaxim, Boqueirão e Alto Boqueirão. 

Iluminação em led na Avenida Marechal Floriano Peixoto - Curitiba, 06/05/2020 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

A mais recente novidade na região é o Workitiba Boqueirão, na Rua da Cidadania, um espaço de coworking público. A seleção das instituições que irão atuar no local foi aberta no início deste ano e o processo será retomado após a pandemia da covid-19. 

Entre as benfeitorias, estão as duas hortas comunitárias inauguradas pela Prefeitura em áreas que antes eram pontos de descarte de lixo. No Alto Boqueirão, a Horta Comunitária Pantanal beneficia até 70 famílias em um espaço de 5,5 mil m² para o plantio. Já a Horta Comunitária Visitação, no Boqueirão, atende 21 famílias em um terreno de 620 m², nos fundos da Unidade de Saúde Visitação

Asfalto novo 
Nos quatro bairros, a Prefeitura já chegou a 50 ruas com a pavimentação revitalizada desde 2017. Só no Xaxim, foram 22, incluindo a Rua Francisco Derosso, em um trecho de 2.172m. A via serve de ligação entre Portão, Capão Raso, Pinheirinho, Bairro Novo, Xaxim e Sítio Cercado. 

Ecoponto
Para contribuir com a preservação do meio ambiente, o Alto Boqueirão conta com dois Ecopontos –  Érico Veríssimo e o da entrada da Vila Nova, em que fazem o descarte de restos de construção civil, madeira, poda de vegetais, mobiliário e eletroeletrônicos.

Pontes e passarelas 
A Prefeitura deu atenção especial às pontes, passarelas, rios e córregos da região. No Xaxim, a ponte de madeira na Rua 25 de agosto foi trocada por uma estrutura em concreto e de mão dupla, mais segura para a travessia do córrego Evaristo da Veiga.

“Ficou muito bom. Antes da reforma, a situação era péssima. Essa ponte era um perigo”, conta a dona de casa Vanessa Aparecida da Silva, de 37 anos. 

No Alto Boqueirão, uma ponte de concreto foi entregue na Rua Mathias de Andrade da Rocha, substituindo a estrutura de madeira. Também foram reconstruídas ou reformadas 18 passarelas de madeira sobre os córregos na Regional Boqueirão.

Só em 2019, foi feita a limpeza de mais de 20 km em rios e córregos para evitar enchentes. Além disso, intervenções de contenção das margens, como a realizada em três pontos das na margens do Ribeirão dos Padilhas. 

Iluminação
Em 2019, a Prefeitura modernizou o sistema de iluminação pública em vias públicas da regional com a troca de 2 mil lâmpadas de vapor de sódio para luminárias LED, mais eficientes e econômicas, em 190 ruas do Boqueirão e Alto Boqueirão. Entre elas, 250 luminárias de LED modernizam o sistema de iluminação da Avenida Marechal Floriano Peixoto. 

A troca da iluminação também foi feita em praças como a Alfredo Hauer, Florimar Campelo, Hilda Amaral Visinoni e no Bosque Nair Cechetto. 

Pista de skate 
Outra intervenção importante foi a pista de skate na Praça dos Menonitas, que será inaugurada em breve. Projetada pelo skatista profissional Lucas Koaski, vai ser referência para a modalidade em toda a cidade. 

Mais uma área de lazer que recebeu atenção foi o Bosque Reinhard Maack, reaberto à população, após a restauração dos 16 brinquedos da trilha de aventuras.

Transporte público
Com a reintegração do transporte entre Curitiba e São José dos Pinhais,rês novas linhas metropolitanas passam pelo Terminal Boqueirão: São José dos Pinhais-Boqueirão, Terminal Afonso Pena-Boqueirão e Centro de São José dos Pinhais-Terminal Boqueirão. A atual gestão também fez a implantação da linha de ônibus Boqueirão/Pinheirinho.

Faróis do Saber Inovação 
Os moradores ganharam quatro os Faróis do Saber Inovação Albert Einstein, na Escola Municipal Castro (Xaxim); Fernando Pessoa, anexo à Escola Municipal Guilherme Butler (Boqueirão); Mário Quintana, na Escola Municipal Wenceslau Braz (Boqueirão); e Luis de Camões, junto à Escola Municipal Prof. Francisco Hübert (Alto Boqueirão).

Revitalizações
Ainda na Educação, as escolas municipais Castro, Professor Guilherme Butler e Prof.Francisco Hübert foram reformadas.
Também foi revitalizado o Centro da Juventude (Cejuv) Eucaliptos, no Alto Boqueirão, incluindo a reforma da piscina. 

Parte Náutico
O Parque Náutico do Iguaçu, no Boqueirão, foi totalmente reformado, com 3km de nova pavimentação desde o viaduto. Também ganhou nova iluminação, academia ao ar livre, novo parquinho, reforma da passarela e da Torre de Cronometragem, ampliação do estacionamento, calçamento de acesso para o Barracão de Canoagem, plantio de árvores e espaço para circo itinerante. 

Zeladoria Municipal
Os investimentos também foram realizados nos serviços diários de manutenção, com a Zeladoria Municipal nos quatro bairros. De janeiro de 2017 a abril de 2020, foram 89.778m de drenagem e 5.456.672 m² de paisagismo (que inclui a roçada em espaços públicos).

No mesmo período, as equipes de manutenção urbana realizaram 1.319.316m de pavimentação (entre manutenção em saibro e tapa-buracos).

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.