Curitiba bem-cuidada Luzes valorizam casa na Praça do Japão e o Portal Polonês

Vista noturna da nova iluminação instalada na Praça do Japão - Curitiba, 17/07/2020 - Foto: Daniel Castellano / SMCS


O Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas concluiu na última sexta-feira (17/7) a implantação dos sistemas de iluminação cênica da Casa da Cultura Japonesa e do Portal Japonês, na Praça do Japão, e do Portal Polonês, ponto de passagem obrigatório para quem trafega na Rua Mateus Leme, entre as ruas Comendador Lustoza de Andrade e Wellington de Oliveira Vianna, no Centro Cívico.

Área de convivência pública e tradicional do Água Verde, a Praça do Japão faz parte da história de vida dos moradores do bairro. Raras são as famílias que moram na região e não possuem fotografias ou outras lembranças do local. Agora, dois monumentos que caracterizam a praça estão em destaque também durante a noite.

A Casa da Cultura, que abriga a Biblioteca Hideo Handa, pode ter sua forma nipônica melhor apreciada. Bem colocados entre fachada e cobertura, estão 59 projetores de LED que possibilitam jogo de cores pela nova iluminação cênica do edifício. Outros dois projetores de LED foram instalados no Portal Japonês, tornando mais convidativo o passeio noturno pela Praça do Japão para quando passar a pandemia do novo coronavírus.

O prefeito Rafael Greca recordou que, além da nova iluminação, as cerejeiras floridas neste inverno curitibano potencializam a beleza da Praça do Japão.

“As cerejeiras florescem quando ainda faz frio. A florada, anúncio e promessa da futura estação, na Praça do Japão combinou com a nova iluminação cênica recém-instalada”, disse Greca.

Portal Polonês

Vista da nova iluminação instalada no Portal Polonês na Rua Mateus Leme - Curitiba, 17/07/2020 - Foto: Daniel Castellano / SMCS



Erguido em 1991 em comemoração aos 120 anos da chegada os primeiros imigrantes poloneses em Curitiba, o Portal Polonês não à toa está na Rua Mateus Leme. A via era o caminho entre o Centro da cidade e as colônias de famílias polonesas, que mais tarde se tornaram os bairros Abranches, Taboão, Pilarzinho e Barreirinha. Perto também está o Bosque João Paulo II, que eternizou a passagem do líder católico nascido na Polônia por Curitiba, em junho de 1980.

O sistema de iluminação cênica do Portal Polonês passou a contar com 38 projetores, que tornam ainda mais perceptíveis seus 120 metros de extensão, os 6 metros de altura, lambrequins e encaixes que reproduzem uma casa tipicamente polonesa.

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, os novos projetores valorizam e evidenciam as formas arquitetônicas das edificações curitibanas.

“A iluminação cênica mostra o cuidado que temos com Curitiba e presta uma nova homenagem a imigrantes japoneses e poloneses, que contribuíram com a formação e o desenvolvimento da nossa cidade”, disse Rodrigues.

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.