Equipes da Prefeitura de Curitiba estão mobilizadas para minimizar estragos

Corte de árvores e galhos grandes caídos, checagem do funcionamento de semáforos, entrega de lonas, colchões e cobertores integram a rede de serviços que está mobilizando servidores da Prefeitura, nesta quarta-feira (1º/7), para minimizar os impactos causados pelo vendaval e pela chuva desta terça-feira (30/6).

Equipes da Prefeitura limpam os estragos causados pelo vendaval. Curitiba, 01/07/2020. Foto: Divulgação


Balanço final da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil aponta que foram registradas  632 solicitações para corte de árvore ou galhos grandes, por toda a cidade, e 77 destelhamentos. Guardas municipais prestaram o primeiro atendimento, nas mais diversas regiões, e agentes de trânsito ajudaram nas orientações aos motoristas.

“Emitimos o alerta tão logo os institutos meteorológicos confirmaram a chegada de mais ventos - que chegaram próximo de 100 km/h -, e mantivemos nossas equipes mobilizadas desde os primeiros momentos para prestar o apoio necessário à população e para acionar os órgãos competentes, dependendo de cada situação que se apresentou”, resumiu o coordenador municipal de Defesa Civil, João Batista dos Santos.

De acordo com ele, tranquilizar quem pediu ajuda foi um trabalho tão importante quanto fazer os atendimentos. “Muitas das pessoas que acionaram a Defesa Civil estavam sozinhas em casa, em isolamento social”, contou. 

Junto com o acionamento das equipes de servidores municipais, a Defesa Civil manteve contato em tempo real para atendimento com órgãos como Copel e Sanepar. “Além da queda de energia, que ainda persiste em alguns locais, houve problema no abastecimento de água”, destacou Santos.

Corte de árvores e galhos
Desde a manhã de terça-feira (30/6), quando três árvores de grande porte caíram - duas delas bloqueando ruas - as equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente continuam os trabalhos, que deve se estender pelos próximos dias. A prioridade no atendimento leva em conta a gravidade da situação e a obstrução de vias públicas.

Apenas entre os trabalhadores da arborização, mais de 100 pessoas fazem os serviços. Foram acionados, ainda, os funcionários do Departamento de Parques e Praças e do Departamento de Limpeza Pública, na coleta dos entulhos, somando outros 90 funcionários.

Famílias atendidas
A Administração Regional do Portão e a Fundação de Ação Social (FAS) atenderam 12 famílias das vilas Nina e Estrela, no Fazendinha, e na Rua José Baggio, Campo Comprido. Foram distribuídos 15 colchões, 20 cobertores e lonas. Durante a manhã desta quarta-feira (1º/7), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Fazendinha continua atendendo áreas mais atingidas e vulneráveis aos estragos e fazendo o monitoramento in loco.

Por conta de um destelhamento na Casa de Passagem Jardim Botânico, na Praça Plínio Tourinho, 20 pessoas foram transferidas para uma unidade emergencial no Tatuquara.

Trânsito
Também por conta da falta de energia elétrica, cerca de 20 semáforos ainda estavam desligados na manhã desta quarta-feira (1º/7), nas regiões Centro, Hauer, Novo Mundo, Portão, Juvevê e São Lourenço. A cidade conta com sistema no break para atender as principais vias por onde circula o transporte coletivo (biarticulados), nas canaletas, o que permitiu que os semáforos de vias como as avenidas República Argentina e Sete de Setembro, além da Linha Verde, continuassem funcionando mesmo quando essas regiões estavam sem luz.

Abalos estruturais
Já os engenheiros e técnicos da Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) estão fazendo vistorias em duas residências que foram atingidas com a queda de árvore, nos bairros Pilarzinho e Prado Velho, para verificar possíveis danos à estrutura dos imóveis. Também está sendo verificado um condomínio que sofreu com destelhamento no bairro Campo Comprido.

Central 156
O canal oficial para que o cidadão solicite a retirada dos entulhos e corte de árvores, informar sobre semáforos com problemas ou precise de outro serviço da administração municipal é a Central 156.

“Algumas operadoras de telefone ainda enfrentam problemas para restabelecer os serviços e as pessoas têm encontrado dificuldade para completar a ligação. Lembramos que o contato pode ser feito pelo site e pelo aplicativo da Central 156”, lembrou o coordenador da Defesa Civil.

Pelo aplicativo Curitiba 156 é possível solicitar serviços, consultar informações, verificar locais de atendimento da administração pública, acompanhar o transporte público da cidade em tempo real.

Na lista de serviços via App, em ordem alfabética, estão disponíveis questões relacionadas à acessibilidade, árvores, calçadas, coleta, dengue, doação (eletro / móveis), fiscalização de obra particular, iluminação pública, lombada física, pavimentação, pessoa em situação de rua, proteção ao patrimônio, semáforo, terreno baldio e trânsito.

O Curitiba 156 está disponível nas versões Android e iOS, para baixar pela Play Store do Google (para celulares Android) ou na Apple Store para os Iphones.

Baixe agora 
Para Androids pelo Google Play: https://bit.ly/2HNKqps

Para Iphones pela Apple Store: https://apple.co/2OseibJ


©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.