Como acompanhar a restituição do seu Imposto de Renda

Eduardo Canova, CEO da Leoa, ensina contribuintes a utilizar o site da Receita Federal e entender todos os status da declaração do IR


Depois de prestar contas à Receita Federal é chegada a hora de ficar atento ao acompanhamento da situação da restituição do Imposto de Renda. O órgão federal possui um portal virtual para consulta da restituição, onde é possível acompanhar o processo. Eduardo Canova, CEO da Leoa, plataforma gratuita que auxilia na declaração do IR, explica o passo a passo para que o contribuinte entenda os status da declaração e saiba onde acompanhar a restituição do Imposto de Renda.

Para acompanhar a situação da restituição do Imposto de Renda, o contribuinte deverá primeiramente acessar o portal da Receita Federal e preencher seus dados pessoais para entrar no site.

Dentro do portal de consulta, o usuário irá se deparar, logo na primeira página, com o status da sua declaração, indicando em que fase está o processo da restituição do Imposto de Renda e se existe alguma pendência na declaração entregue ao Leão.

Quem deseja agilizar a restituição e garantir que a declaração está nos conformes, deve ficar atento e procurar saber qual o significado dos oito status do processo de declaração do Imposto de Renda. “A Receita Federal organizou as entregas por meio de um sistema de classificação que utiliza expressões. Algumas delas podem confundir os contribuintes e é importante entender o que cada uma significa”, explica Eduardo Canova.

Para entender quais são estes status e o que eles significam, confira abaixo a explicação de todos os oito:

Em processamento

Este status significa que a Receita Federal já está com a declaração, ou seja, ela já a recebeu, mas ainda não deu prosseguimento e não analisou seus dados.

Em fila de restituição

Aqui, a declaração já foi processada e está na fila para restituição, ou seja, o contribuinte irá, de acordo com o calendário de pagamento do governo, receber algum valor de volta. “Lembre-se que não é possível saber a data precisa que cada contribuinte receberá o valor”, lembra Canova.

Processada

Estar neste status significa que a declaração já foi tanto admitida quanto processada pelo Leão. Contudo, é preciso ficar atento: isso não significa que a declaração de Imposto de Renda já foi homologada. O prazo legal para o governo homologá-la é de até cinco anos.

Com pendências

Essa é uma das frases que mais assustam os contribuintes, já que, se há pendências, ele pode cair na malha fina. Este status requer muita atenção pois o Leão identificou algum erro na declaração, como, por exemplo, documentos faltando. “O contribuinte que se encontra neste status deve correr para resolver tudo o quanto antes, já que estar barrado nele irá influenciar a data da restituição do Imposto de Renda, uma vez que este contribuinte pode ir para o fim da fila”, alerta Canova. 

Em análise

Outro status que requer atenção, já que pode indicar duas situações diversas. A primeira situação - e a que o contribuinte deve torcer para que tenha acontecido - é que a Receita Federal já recebeu e processou a sua declaração, mas ainda não teve tempo para avaliar toda a documentação e demais detalhes da sua prestação de contas. A outra situação, que pode ser um alerta para a temida malha fina, é que você pode ter que enviar para a Receita Federal novos documentos, por exemplo.

Retificada

Significa que o contribuinte retificou sua declaração em algum momento do processo, sendo que os primeiros envios foram substituídos por uma nova declaração, agora retificada.

Cancelada

Essa frase significa que o contribuinte ou o Governo cancelaram a declaração.

Tratamento manual

Em alguns casos, pode ser que a declaração de Imposto de Renda não seja processada e nem analisada automaticamente, de modo que o tratamento que será dado a ela será manual. O contribuinte que se deparar com essa frase, receberá alguma correspondência no endereço indicado no momento da declaração. “Fique de olho na caixa de correspondências”, finaliza Canova.

Sobre a Leoa

A Leoa, plataforma online para declaração do Imposto de Renda e antecipação da restituição, é uma solução tecnológica que desburocratiza e facilita a vida dos contribuintes que precisam de uma plataforma simples, fácil e intuitiva para ficar em dia com o leão. Com a ajuda de inteligência artificial e muita tecnologia, a empresa oferece seus serviços de forma gratuita e educativa.

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.