Paraná: Secretário vistoria no Canguiri projeto Escola Agrícola 4.0


O secretário estadual da Educação, Renato Feder, vistoriou na segunda-feira (17) o Colégio Estadual de Educação Profissional (Ceep) Newton Freire Maia e a Granja do Canguiri, ex-residência oficial dos governadores do Paraná, que em breve se transformará no projeto Escola Agrícola 4.0.

Acompanharam o secretário, o capitão Diego Nogueira, da Casa Militar; o diretor do Ceep, Edson Blum; e a chefe do Departamento de Educação Profissional e EJA, Alessandra Maia Rosas.

O diretor mostrou a infraestrutura, os laboratórios, dormitórios, espaços de aula e interação dos alunos do Ceep.

Mostrou também toda a ex-residência e dos planos que estão sendo elaborados. A Escola Agrícola 4.0 é um projeto que visa criar um espaço voltado à inovação e ao uso de tecnologias na agricultura familiar. A escola servirá como um laboratório e dará suporte às atividades do Ceep Newton Freire Maia.

De acordo com o secretário, o projeto Escola Agrícola 4.0 terá um impacto positivo na educação técnica dos alunos. “O trabalho é referência em todo o Paraná. A adição deste projeto irá beneficiar ainda mais os estudantes que irão desenvolver habilidades e conhecimentos na área da agricultura e pecuária”, diz.

A decisão de transformar a ex-residência em escola já fazia parte dos plano de ação do governador Ratinho Junior e no final de julho ele assinou um documento que formalizava a transferência do imóvel para a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, que será responsável por transformá-lo na Escola Agrícola 4.0. 

PENSE AGRO - Um dos envolvidos no projeto, o capitão Diego Nogueira, explica que o primeiro passo para a concretização do projeto é o Pense Agro, um hackathon online promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) em parceria com o governo estadual.

Estudantes, professores e startups poderão participar propondo soluções tecnológicas para o ensino profissionalizante e a agricultura familiar. “Ao invés de implantar algo de cima para baixo, vamos ouvir a comunidade de forma qualificada e colher sugestões de como podemos trabalhar a inovação e criar algo com vistas aos próximos dez, vinte, trinta anos”, afirma.

CEEP NEWTON FREIRE MAIA – Criado em 2005, o CEEP Newton Freire Maia conta atualmente com 539 alunos, que saem da escola com o diploma de técnico em Meio Ambiente, técnico em Agropecuária ou técnico em Sistemas de Energia Renovável.

A atualização no currículo do CEEP para incluir disciplinas da inovação também deverá ser expandida para os outros 18 colégios agrícolas do Paraná, ressaltou o secretário Renato Feder. “Nosso compromisso é modernizar o aprendizado na área, levando ao Ensino Técnico Agrícola inovações, tecnologias e mais ciência”, disse.

De acordo com ele, o Estado também estuda parcerias para aproximar os estudantes do dia a dia de trabalho das cooperativas e de empresas do setor do agronegócio. “Os jovens formados nestes locais vão sair preparados para o mercado de trabalho para entregar às propriedades rurais o que há de mais moderno na agropecuária, para continuar fazendo do Paraná um dos líderes agrícolas mundiais”, ressaltou.
©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.