Dez empresas paranaenses estão na fase final do Programa Capital Empreendedor

Até novembro, as startups receberão mentorias do Sebrae/PR visando dar robustez aos modelos de negócio e capacitar os empreendedores para captação de investimentos


O Programa Capital Empreendedor, iniciativa do Sebrae Nacional para preparar empreendedores e sócios fundadores de negócios inovadores no âmbito dos investimentos de risco, chegou à fase final no Estado. Desde o lançamento, no final de junho deste ano, 105 empresas paranaenses participaram da seleção – 30 passaram à segunda fase, com webinars (seminários online em vídeo) para capacitação e banca de avaliação com investidores.

Após o processo, dez delas chegaram à fase final. Até novembro, empresas de Curitiba, Londrina, Maringá, Pato Branco, Francisco Beltrão, Toledo, Ponta Grossa e Capitão Leônidas Marques receberão mentorias coletivas e individuais e, conforme o desempenho, poderão classificar-se para a etapa nacional, o Circuito de Investimento, em São Paulo, no mês de novembro, concorrendo com empresas de outros Estados.


Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae/PR, detalha que o Capital Empreendedor é destinado a startups em fase de tração e empresas inovadoras que buscam investimentos externos para crescer.

“Na fase final no Paraná, serão sete mentorias, duas coletivas e cinco individuais. O foco está nos negócios, comportamento dos empreendedores, vendas e internacionalização. A intenção é dar robustez aos processos para que as empresas estejam preparadas para captar recursos de investidores, em um processo qualitativo”, explica Elizandro.

A Cor.Sync, empresa de Curitiba, é uma das finalistas da edição 2020. A empresa está na fase de validação de um dispositivo para diagnóstico rápido de infarto. O pequeno equipamento faz a medição do biomarcador do infarto por meio de amostra de sangue e apresenta o resultado em oito minutos. Atualmente, o exame de sangue leva uma hora para ficar pronto em um laboratório.

Raul de Macedo, fundador e diretor executivo da Cor.Sync, conta que a capacitação no Capital Empreendedor coincidiu com algumas apresentações para potenciais investidores.

“Foram semanas de bastante aprendizado. Conseguimos entender o que os investidores esperam e o que podemos esperar deles, além do investimento. O que pode melhorar nosso negócio?”, pergunta Macedo.

O diretor da Cor.Sync ressalta ainda que a avaliação com banca de investidores, no final da segunda fase do Programa, contribuiu para o amadurecimento dos sócios.

“Tivemos a oportunidade de conversas sinceras, sem medo, para esclarecer dúvidas e receber informações. Foi um canal aberto com quem entende de investimentos, em que pudemos apresentar nosso projeto para alguns dos maiores investidores do Brasil”, pontua Macedo.

O empreendedor salienta ainda a interação com outras empresas. A Cor.Sync fez parte de um grupo de trabalho em que as quatro empresas se classificaram para a etapa final.

Também do mesmo grupo, a Gestoragro, incubada no Biopark (Parque Científico e Tecnológico de Biociências), em Toledo, desenvolveu uma solução voltada aos pequenos produtores rurais, que reúne os principais indicadores de gestão da propriedade, automatiza a análise em uma plataforma on-line e tem baixo custo.

Leandro Scalabrin, diretor técnico da Gestoragro, elogia as capacitações recebidas até aqui.

“Tenho 14 anos como empreendedor e as mentorias foram de grande valia. Em geral, as consultorias disponíveis no mercado são voltadas para médias e grandes empresas e, no Capital Empreendedor, é diferente. Também foi importante para mostrar que estamos no caminho certo”, reflete Scalabrin.

Atualmente, a solução está sendo calibrada por meio de testes com alguns produtores. O lançamento no mercado está previsto para 2021.

As finalistas no PR

  • Cor.Sync (Curitiba)

  • LZ Energia (Maringá)

  • Huntax (Curitiba)

  • Docato (Ponta Grossa)

  • Gestoragro (Toledo)

  • EdukaMaker (Francisco Beltrão)

  • Mercattum (Pato Branco)

  • Qriativa (Londrina)

  • Verifact Tecnologia (Maringá)

  • Uniblock Brasil (Capitão Leônidas Marques)
  •  
©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.