Publicação inédita retrata a presença negra na Curitiba dos séculos 19 e 20

0



Uma edição especial da série Boletim Casa Romário Martins marca o encerramento das celebrações de novembro como o mês da Consciência Negra. É a publicação Dos traços aos trajetos - a Curitiba negra entre os séculos XIX e XX, coordenada pelas pesquisadoras Brenda Maria Lucília Oeiras dos Santos, Geslline Giovana Braga e Larissa Brum Leite Gusmão Pinheiro e apoiada pela Lei de Incentivo à Cultura.


O objetivo da publicação é divulgar a presença negra em Curitiba e seus desdobramentos sociais desde antes da Abolição da Escravatura, com a participação dos negros ao lado dos oficiais e soldados livres na Guerra do Paraguai e na construção da Catedral de Curitiba. A obra também trata do associativismo negro - inclusive liderado por mulheres - a partir da fundação da Associação 13 de Maio.


Dos traços aos trajetos foi o projeto vencedor do edital sobre Pesquisa Urbana, lançado em 2018 pela Fundação Cultural. Dele resultaram nove artigos assinados por sete pesquisadores e ilustrado com fotografias, ilustrações e mapas de época e dos personagens que ajudaram a escrever a história e o perfil étnico da cidade.


A partir de agora, 80%dos mil exemplares impressos serão distribuídos pela Fundação Cultural às bibliotecas municipais de Curitiba (Faróis do Saber e Casas da Leitura) e de cidades do interior, Biblioteca Pública do Paraná (gerida pelo governo estadual) e também para a Biblioteca Nacional. O restante será destinado pela titular do projeto, Brenda Santos.   

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.