SOMA Galeria exibe “Rasga Mortalha”, filme feito com pinturas de Thiago Martins de Melo


Galeria abre em novo endereço com obra que passou por vários festivais mundo afora; exibição seguirá protocolos de segurança

A partir de 28 de novembro (sábado), a SOMA Galeria passa a funcionar em um novo espaço, o SFco179, localizado na Rua São Francisco, um dos endereços do Centro de Curitiba que passou nos últimos anos por um processo de revitalização, resultando em uma das ruas mais vistosas da capital paranaense.

Para marcar esta reestreia, a SOMA exibe, em parceria com a Galeria Cavalo (do Rio de Janeiro) o filme “Rasga Mortalha”, um curta-metragem de 14 minutos feito com pinturas de Thiago Martins de Mello, renomado artista plástico maranhense indicado 5 vezes ao prêmio Pipa (sendo finalista em 2014), uma das mais importantes premiações das artes brasileiras. O filme será exibido a cada 30 minutos, das 11h às 17h, com entrada gratuita.

As sessões seguirão protocolos de segurança, com 10 pessoas por vez para evitar aglomerações. O público só poderá entrar usando máscara de proteção. Será fornecido álcool gel. A classificação indicativa é 16 anos.

Obra e autor

Thiago Martins de Melo possui um trabalho que recorre à memória cultural. Por meio da pintura, reinventa, na contemporaneidade, personagens históricas, populações culturalmente  diversas e entidades espirituais brasileiras, camponesas, míticas, indígenas e negras.

“Rasga Mortalha” parte da lenda da coruja Suindara, muito contada no folclore do Norte e Nordeste, para abordar as urgências sociopolíticas do país. Crê-se que o aparecimento de seu vulto branco, seguido do grito selvagem (que lembra o som de um pano sendo rasgado ao meio), traz consigo o signo da morte. Como vetor metafórico para pensar, e também transcender, uma visão fatalista da história do Brasil, o artista se vale dessa tradição popular para cruzar séculos de acontecimentos públicos com memórias, referências e imaginações pessoais, criando uma narrativa carregada e cortante.

O filme utiliza da técnica de animação stop-motion sobre pinturas de Martins de Melo para criar uma narrativa carregada e cortante. “Rasga Mortalha” foi exibido em festivais como Mix Brasil, Festival Internacional de Animação Ajayu (Peru), Imprópria - Mostra de Cinema de Igualdade de Gênero (Açores), Indian cine Fest (Índia), entre outros.

SOMA Galeria

Em atividade desde 2017, a SOMA Galeria consolidou-se no mercado da arte contemporânea, realizando numerosas exposições de artistas com as mais variadas estéticas, vindos de diversas regiões do país, com reconhecimento nacional e internacional. Dirigida por Malu Meyer, a galeria tem como compromisso incentivar a formação e circulação dos artistas que representa, ao levar suas obras para feiras e exposições. Além do filme de Thiago Martins de Mello, no novo endereço haverá uma exposição de acervo, com obras de artistas que passaram por exposições nos outros dois endereços da SOMA Galeria.

Serviço:

  • “Rasga Mortalha”, de Thiago Martins de Mello
  • Local: SOMA Galeria
  • Endereço: Rua São Francisco, 179 (no multiespaço SFco179), Curitiba - PR
  • Data: de 28/11 (abertura) até 13/12

Horário de visitação: das 11h às 17h, de segunda a sábado. Exibições a cada 30 minutos, com 10 pessoas por sessão (o público deverá entrar usando máscara).

  • Entrada gratuita
  • Classificação: 16 anos
  • Informações: somagaleria@gmail.com

*Enviado por: Rodrigo Juste Duarte



Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.