Getting your Trinity Audio player ready...

Com gol e assistência, Luiz Fernando coloca o East Riffa na liderança da Liga do Bahrein


Após ter seu contrato renovado por mais dois anos, Luiz Fernando segue aproveitando a boa fase no futebol asiático. No último sábado (26), pela terceira rodada da Liga do Bahrein, o meio-campo brasileiro marcou um belo e gol e contribuiu com mais uma assistência na vitória do East Riffa por 3×0 sobre o Al Ahli Manama.


“Muito feliz pelo resultado e por ter ajudado a equipe de uma forma bastante efetiva. Já estava com saudades de balançar as redes. Foi uma vitória importante para fechar o ano com confiança e com boas perspectivas de uma grande temporada em 2021”, revelou o jogador.


Indo para a sua terceira temporada no Bahrein, Luiz Fernando não esconde o desejo de marcar seu nome na história do clube com um título importante. O caminho mais próximo para alcançar esse objetivo é a Copa do Bahrein, onde o East Riffa disputará a semifinal contra o Al Riffa, em fevereiro.


“Nunca escondi a vontade de levantar uma taça com a camisa do East Riffa. Temos essa oportunidade de brigar pelo título da Copa do Bahrein e teremos um clássico pela frente para buscar essa vaga na grande final. O grupo está bastante motivado e preparado para fazer história”, destacou.


Enquanto aguarda o início da disputa por uma vaga na final da Copal, o East Riffa se concentra em manter a liderança da Liga. O próximo compromisso será no dia 2 de janeiro, contra o Busaiteen.

Na liderança da Liga, Felipe Hereda comemora boa fase no Bahrein e mira título da Copa do Rei


O volante Felipe Hereda está fechando 2020 em alta no futebol asiático. No último sábado (26), o meia foi um dos brasileiros em campo que ajudou o East Riffa a golear do Al Ahli Manama por 3×0, assumindo a liderança da Liga do Bahrein.


“Fizemos uma grande partida e conseguimos fechar 2020 na liderança da competição. Apesar do campeonato ainda estar no início, é sempre importante estar entre os primeiros. Queremos fazer de 2021 um ano especial com a conquista de títulos”, revelou Hereda.


E para atingir esse objetivo, Felipe Hereda terá uma grande oportunidade logo no início do ano. Em fevereito, o East Riffa inicia a disputa por uma vaga na grande final da King’s Cup contra o Al Riffa.


“Conseguimos chegar nas semifinais e agora temos esse clássico importante pela frente para tentar disputar um título importante no Bahrein. O grupo está muito empolgado e motivado para esse desafio. Vamos lutar muito para conquistar essa vaga”, destacou Felipe Hereda, de 28 anos.


O próximo compromisso do East Riffa será no próximo dia 2 de janeiro, contra o Busaiteen, pela quarta rodada da Liga do Bahrein.


Aplicativos e serviços on-line a serviço do cidadão curitibano


Desde 2017, cinco aplicativos gratuitos da Prefeitura foram lançados, facilitando o dia a dia dos moradores da capital. Saúde Já, Curitiba APP, 156, Nota Curitibana e Urbs Táxi Curitiba estão disponíveis para os sistemas iOS e Android, com mais de 900 mil de downloads.


Também foram lançados o cadastro on-line de creches, o EstaR Digital, a emissão de alvará pela internet (além de outros 27 serviços da área de Urbanismo que passaram a ser oferecidos on-line, como licenciamentos para reformas, segundas vias), o atendimento on-line na Centra de Libras e os serviços de recursos on-line na área de trânsito.


Com os apps, serviços que antes dependiam, por exemplo, de deslocamento até um equipamento municipal ou de preencher um talonário de papel, podem ser feitos pelo Smartphone.


Pioneiro entre os apps da Prefeitura, o Saúde Já Curitiba contabiliza 12,3 milhões de acessos, 700 mil downloads e um milhão de agendamentos desde 2017, quando foi lançado. A app começou com agendamento do primeiro atendimento em enfermagem e hoje disponibiliza outros serviços, como agendamento na odontologia, carteirinha de vacinação, situações de emergência, informações para gestantes e orientações sobre prevenção da pandemia do novo coronavírus.


O aplicativo Nota Curitibana, programa que incentiva com prêmios mensais o cidadão que pede a nota fiscal do ISS, foi lançado em 2018 e permite acompanhar o saldo de créditos e os sorteios mensais. Em dois anos, 24.760 downloads foram feitos.


O aplicativo Curitiba 156 também é um dos mais acessados da capital paranaense. Desde o lançamento, em 2019, foram quase seis milhões de registros, entre solicitações de serviços (126.346) e acesso a informações (5.795.009) da cidade. De acordo com levantamento da Prefeitura, 81,62% dos usuários aprovam o Curitiba 156, que está no smartphone de 151.139 usuários.


O aplicativo Urbs Táxi também chegou em 2019, permitindo aos taxistas da capital atender passageiros como os motoristas de aplicativos de transporte. Pelo app, que já teve 5,3 mil downloads de passageiros, 2.137 taxistas podem ser chamados pelo smartphone dos curitibanos.


Já Curitiba APP é o primeiro aplicativo integrado de uma capital brasileira e reúne, desde 2019, todos os serviços e informações do município, bem como uma interface com os demais aplicativos da Prefeitura. Leve e com baixo consumo de internet, o Curitiba APP já teve 37.047 downloads.


Vagas em creches

Além dos aplicativos, a Prefeitura tem investindo em outras iniciativas inovadoras para tirar a administração municipal da era analógica. Desde fevereiro de 2020, as famílias curitibanas podem fazer solicitação de vagas em creches municipais pela internet.


Também pelo Curitiba APP é possível escolher um dos aplicativos homologados pela Prefeitura e Urbs para a compra de crédito do EstaR Digital. O serviço usa a inteligência artificial para facilitar a vida do motorista, avisando inclusive quando o prazo de estacionamento estiver acabando, dando a opção de renovação.


A Prefeitura, nos últimos quatro anos, não mediu esforços para acabar com a demora na emissão de alvarás e outros documentos. Hoje, são 28 serviços on-line da Secretaria Municipal do Urbanismo, com destaque para a emissão de alvará para construção e reforma.


A partir do Portal do Serviços da Prefeitura é feito desde o cadastramento da solicitação, anexação de documentos, do projeto em formato digital, emissão de taxas até o recebimento do alvará e do projeto aprovado, já com a integração dos dados entre as secretarias municipais do Urbanismo, Meio Ambiente, Obras Públicas, Ippuc e Setran.


Para as creches, foi criado o cadastro on-line, por meio do qual as famílias interessadas em uma vaga na rede pública podem fazer sua inscrição.


Na área de trânsito, os motoristas podem apresentar recursos de multas, protocolar a indicação de condutor (no caso de multas) e apresentar pareceres de seus recursos.


Para as pessoas com deficiência, a Central de Libras implantou um sistema de atendimento on-line pelos aplicativos Skype e Whatsapp. E o agendamento para usuários dos ônibus do transporte (gratuito) para pessoas com deficiência também ganhou atendimento on-line.


  • - APPS lançados: Curitiba APP, Saúde Já, 156, Nota Curitibana, Urbs Táxi Curitiba.
  • - 900 mil downloads dos cinco aplicativos feitos desde 2017.


- Novos serviços on-line/digitais: cadastro on-line para creches, EstaR Digital, emissão de alvará pela internet e mais 27 serviços de Urbanismo (como licenciamento para reformas, entre outros), atendimento on-line, recursos de multas de trânsito e atendimento on-line na Central de Libras


  • - 1 milhão de agendamentos feitos pelo app Saúde Já desde 2017.
  • - 24.760 downloads do aplicativo Nota Curitiba, lançado em 2018.
  • - 2.137 taxistas podem ser chamados pelo Urbs Táxi.
  • - 88,65% dos usuários aprovam o app Curitiba 156.




Mídia Kit do Jornal de Curitiba

Compromisso com a verdade, respeito pelos seus leitores e resultado para seus anunciantes. Desde 2007, O Jornal de Curitiba faz parte da vida dos Curitibanos e atinge seu público alvo onde ele estiver e do jeito que ele preferir: no impresso, no computador, no celular ou no tablet. 


Saia do convencional, aqui você encontra muito mais do que as últimas notícias, aqui você encontra conteúdo útil para sua vida. Credibilidade e certeza de atingir um público qualificado e formador de opinião. 

A partir de agora, o Jornal de Curitiba convida você para anunciar no Portal e participar como incentivador da revolução digital e midiática promovida pela web. O Jornal de Curitiba é um site jornalístico, criado em 2007, em formato de revista eletrônica. 

A proposta é repercutir as principais notícias do jornalismo, além de trazer discussões sobre assuntos pertinentes à comunicação, cultura, projetos sociais, bastidores da imprensa e opinião crítica sobre os temas pautados pela mídia. 

O site trata-se de um espaço que cresce em audiência diariamente e conquista não só profissionais de comunicação, mas principalmente pessoas que acompanham o fazer jornalístico em mídia eletrônica como espectadores. 

O público do Jornal de Curitiba é adulto, composto tanto por homens e mulheres, entre 18 a 65 anos, formado por universitários, profissionais graduados e pós-graduados. Tudo o que você precisa em um só lugar para consolidar sua presença digital através da exposição de sua marca durante a navegação no Jornal de Curitiba

Para você que quer anunciar com formatos inovadores, temos as soluções mais completas em  tecnologias one-to-one em formatos ideais para anunciar e veicular as suas campanhas em nosso site, no impresso digital, blogs e redes sociais do Jornal de Curitiba.




Leitura em PDF 

Retrospectiva do mercado financeiro 2020 e o que esperar para 2021

Por Paulo Cunha

Os meses de novembro e dezembro são marcados por uma recuperação generalizada nas principais classes de ativos globais. Quando tratamos do cenário externo, mesmo com o avanço das ondas secundárias do novo coronavírus, a expectativa quanto ao início da distribuição de vacinas ajudou a sustentar os principais ativos de risco.


Outro fator que influenciou foi o resultado das eleições presidenciais americanas, que serviu como um alívio nas tensões comerciais que marcaram o governo do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o que pode ser favorável ao comércio global em 2021. Além disso, o que trouxe otimismo é a expectativa de que as autoridades mundiais sigam com as políticas fiscais estimulantes no médio prazo.


No Brasil, a recuperação vista está em boa parte condicionada à continuidade do bom humor internacional e, no âmbito político, ao andamento positivo da questão fiscal.


Fundos multimercado


A indústria de multimercados teve uma recuperação generalizada, com retornos expressivos para os diferentes tipos de estratégias. O posicionamento dos gestores em classes de ativos “pró-risco”, como posições compradas em ações locais e internacionais, por exemplo, foram os principais fatores que impulsionaram positivamente a rentabilidade da classe.


Ao longo dos últimos meses, as eleições nos Estados Unidos foram apontadas pelos gestores como um fator relevante de imprevisibilidade de cenário macroeconômico e aumento de volatilidade nos mercados. Com o resultado das eleições praticamente 100% definidos, a equipe da fundos da XP Investimentos, realizou uma consulta junto a gestores de estratégia macro, a fim de coletar suas perspectivas para as diferentes classes de ativo ao redor do mundo.


De acordo com a XP Investimentos, existe uma opinião majoritária de que, dado o resultado das eleições, há uma tendência de enfraquecimento global do dólar e dos títulos soberanos americanos. Além disso, apesar do receio em relação ao possível aumento de impostos corporativos, com a administração de Joe Biden, a bolsa americana (S&P 500) segue como classe de ativo com perspectiva mais favorável.


Ações

Após três meses seguidos de fortes quedas, atingindo o patamar próximo aos 110 mil pontos, o Ibovespa seguiu com otimismo externo generalizado e subiu forte, em novembro. O indicador atingiu a alta de 15,90%, maior retorno mensal desde março de 2016. Já em dólar, a alta do Ibovespa em novembro foi de 25,47% ,também desde 2016.


Os destaques positivos do índice ficaram com as ações de empresas que mais haviam sofrido durante a pandemia, como as dos setores aéreo e de turismo. Do lado negativo, empresas que vinham subindo forte, como as de comércio eletrônico, tiveram um mês de correção. Além disso, vale destacar que o penúltimo mês de 2020, foi marcado pelo recorde da entrada de capital estrangeiro na bolsa, atingindo R$ 33,3 bilhões - valor líquido.


Abaixo, destaco o desempenho de novembro dos principais indicadores:

  • CDI: +0,15%
  • Poupança: +0,12%
  • IPCA: +0,89%
  • Ibovespa: +15,90%
  • S&P 500: +10,75%
  • Ouro: -5,63%
  • Dólar: -7,63%


O que esperar para 2021?


O ano de 2021 tende a ser muito promissor, com recuperação dos indicadores da economia real e distribuição da vacina nas principais economias do mundo, de acordo com principais gestores e analistas do mercado financeiro.  


Em um ambiente de fortes estímulos econômicos promovidos pelo Fed, Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos, as commodities devem continuar se valorizando. Com isso, a expectativa por mais ingressos de dólares na economia brasileira deve continuar, uma vez que o Brasil é visto pelo mundo como um grande exportador das principais matérias brutas do planeta.


Por outro lado, o risco de um descontrole da inflação deve ficar no radar, pois tanto os estímulos econômicos como o desarranjo fiscal brasileiro colaboram para que haja um aumento de preços ao longo do próximo ano. Diante deste motivo, o indicador IPCA deve ser olhado com atenção, pois pode obrigar um aumento dos juros antes do que o mercado espera.


Abaixo, destaco as principais projeções para 2021:

  • PIB Brasil: 3,40%
  • IPCA: 3,50%
  • SELIC: 3,00%
  • Dólar: $4,90
  • Ibovespa: 130.000 pontos

*Paulo Cunha é sócio fundador da iHUB Investimentos, empresa especializada em assessoria de investimentos credenciada a XP.


  • Yasmim Vital
  • agenciacontatto.com.br

Harley-Davidson do Brasil: conheça cinco crenças comuns no motociclismo


As superstições são mais comuns na cultura do motociclismo do que você imagina


É normal ao ser humano possuir manias, crenças e superstições, e elas são mais comuns do que você pode imaginar na cultura do motociclismo. Abaixo estão listadas algumas das crenças mais comuns do motociclismo ao redor do mundo. Confira!


Sinos guardiões (“Guardian Bell”)

O “sino guardião” (“Guardian Bell”) ou “ride bell”, um pequeno sino de prata ou bronze preso à parte mais baixa do quadro de uma motocicleta, é supostamente uma arma poderosa contra o azar trazido pelos “gremlins da estrada”. Dizem que esses espíritos malignos, seres lendários do motociclismo global, são atraídos pelo som agradável, mas depois ficam presos no sino, cujo toque constante os deixa malucos. 


Motocicletas verdes

Algumas pessoas acreditam que motocicletas verdes dão azar... mas por quê? Uma das teorias remonta à Segunda Guerra Mundial, quando as motocicletas WLA da Harley-Davidson®, feitas para o exército americano e pintadas de verde, eram usadas por mensageiros que se tornaram os principais alvos de atiradores. Outra teoria sugere que as mesmas WLAs, reformadas para uso civil, estavam tão desgastadas após servirem na guerra que quebravam com muita frequência. Mas os diabos verdes não precisam se preocupar, já que não há evidências de que a cor da motocicleta esteja ligada à falta de sorte.


Pedaleiras do garupa

Muitos motociclistas se certificam de que seus pedais ou pedaleiras traseiras fiquem dobradas para cima se não tiverem um passageiro, porque deixá-las abaixados poderia animar os espíritos malignos a pegarem uma carona. No entanto, quando estão pilotando em um cortejo fúnebre para um motociclista que faleceu, os pedais geralmente são deixados abaixados para, simbolicamente, transportar o finado em seu último passeio. É claro que deixar as pedaleiras do garupa levantadas se não estiverem em uso é uma precaução sensata, já que os pés do piloto podem esbarrar nelas e ficar presos.


Ajuda aos companheiros pilotos

Se você vir um companheiro motociclista parado no acostamento da estrada, seja por qualquer motivo, é amplamente considerado que se não parar e oferecer ajuda lhe trará má sorte. A crença está relacionada ao conceito de “carma”: supostamente, se você não parar, outros não vão parar para você quando estiver precisando de ajuda. Seja qual for o fundamento dessa superstição, o resultado final é que os motociclistas sempre tomam conta uns dos outros, o que só pode ser uma coisa boa. 


A bênção do motociclista

Trata-se da tradição segundo a qual os motociclistas são abençoados por um líder religioso na esperança de que este lhes conceda proteção para os próximos passeios. Muitos eventos de motociclismo agora realizam uma bênção do motociclista — geralmente não denominacional, para ser o mais inclusiva possível — como parte das comemorações, para dar aos motociclistas uma sensação de segurança antes de partirem para casa.


As motocicletas da Harley-Davidson do Brasil estão disponíveis para um exclusivo Test Ride em toda a rede de concessionárias autorizadas da marca no País, de acordo com a disponibilidade dos modelos na rede e seguindo as recomendações dos governos estaduais e municipais em relação aos cuidados com a saúde. Para registrar seu interesse, acesse o site https://testrides.harley-davidson.com/pt_BR e inscreva-se. Encontre a loja Harley-Davidson mais próxima em https://www.harley-davidson.com/br/pt/tools/find-a-dealer.html. Confira as ofertas do mês em https://www.harley-davidson.com/br/pt/tools/offers.html.


SOBRE A HARLEY-DAVIDSON

  • Harley-Davidson, Inc. é a empresa controladora da Harley-Davidson Motor Company e da Harley-Davidson Financial Services. Desde 1903, a Harley-Davidson defende a busca atemporal por aventura e oferece liberdade para a alma, com uma gama cada vez maior de motocicletas de ponta, distintas e personalizáveis, além de experiências de pilotagem e acessórios excepcionais para motocicletas, equipamentos de pilotagem e vestuário. A Harley-Davidson Financial Services fornece financiamento, seguros e outros programas para ajudar a colocar os motociclistas da Harley-Davidson na estrada. Saiba mais sobre como a Harley-Davidson está construindo a próxima geração de motociclistas em https://www.harley-davidson.com.br


Assespro-PR elege nova Diretoria Executiva para o biênio 2021/22

Lucas Ribeiro, fundador da curitibana ROIT, é o novo presidente da entidade responsável pelas empresas de tecnologia no Paraná

Lucas Ribeiro foi eleito como novo presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-PR) para o biênio de 2021/22. O sócio e fundador do grupo ROIT assume o posto do empresário Adriano Krzyuy, que passa agora a exercer a função de vice-presidente de articulação política.

Advogado, empresário, professor e consultor tributarista, não é de agora que Lucas Ribeiro tem uma estreita relação com a Assespro-PR. Na gestão de Krzyuy, atuou como vice-presidente de Comunicação e Marketing e, anteriormente, como Diretor Jurídico da entidade. Ribeiro também é programador desde os 13 anos, acumulando, assim, conhecimentos de causa e forte desejo em apoiar tanto aos empresários, quanto aos profissionais de tecnologia.

“Fazer parte de um ecossistema empresarial tão rico como o da Assespro-PR sempre foi fundamental no desenvolvimento da minha empresa e, agora, à frente da instituição, quero continuar levando as empresas paranaenses a lugares de destaque, não apenas no Brasil, mas também mundo afora”, diz o novo presidente da Assespro-PR.

Como objetivo principal, a meta é seguir o plano definido pelo Comitê de Governança: solidificar o Paraná como líder de negócios em tecnologia na América Latina, meta almejada até 2035. O estado já é referência nacional em tecnologia e o novo presidente quer dar ainda mais visibilidade às empresas associadas a partir de um forte networking, vital para a atração de novos negócios.

Outro desafio que se coloca à frente é ajudar as empresas a traçar estratégias para vencer as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19 e manter a saúde de seus empreendimentos. Ribeiro entende que o papel da Assespro-PR, além de fomentar o networking entre as empresas, é também trazer todas as ferramentas possíveis para o crescimento mútuo do setor de tecnologia, a partir de parcerias com o governo, cursos de capacitação e promoção de eventos, desde webinars até mesmo feira de negócios (assim que possível), dando maior nível de suporte aos seus associados.

“Em um ano tão atípico como o de 2020, ficou claro que medidas em conjunto e assessorias foram vitais para a continuidade de negócios e criação de novas frentes. Queremos prover nossos associados de possibilidades para a escalabilidade de seus negócios”, ressalta Lucas Ribeiro.

Para isso, Ribeiro prevê partir da criação do que ele chama de mentalidade empreendedora, promovendo encontros e eventos que permitam expandir o conhecimento e levar as empresas a atingirem seu potencial máximo de negócio. Além disso, estão previstas no plano diretor da nova diretoria ações como: fortalecimento do elo com o poder público, criação de prêmios para o setor, busca de investimentos gerais e em marketing para proporcionar crescimento às empresas de tecnologia do estado - entre eles o fortalecimento do canal YouTube da entidade para dar visibilidade aos associados.

Segue abaixo a composição da nova Diretoria Executiva da Asssespro-PR para o biênio 2021/22:


  • Presidente: Lucas de Paula Ribeiro
  • Vice-presidente de Articulação Política: Adriano Krzyuy
  • Vice-Presidente de Administração e Finanças e Sustentabilidade: Ailton Renato Dorl
  • Vice-Presidente de Comunicação: Guilherme Ramos de Oliveira
  • Vice-Presidente de Governança e Planejamento: Rodrigo Gallego
  • Diretor Vice-Presidência Jurídica e de Compliance: Cleiton Sacoman
  • Vice-Presidente de Marketing e Eventos: Paulo Roberto Coimbra de Manuel


Diretoria Subseção Curitiba

  • Titular: Paulo Cezar Raymundi
  • Suplente: Rui Suzuki
  • Diretoria Subseção Campos Gerais
  • Titular: Eloi Mamcasz
  • Suplente: Ronald Felipe Wolochn
  • Diretoria Subseção Londrina
  • Titular: Lucio Kamiji
  • Suplente: Ricardo Pereira
  • Diretoria Subseção Maringá


  • Titular: Paulo Cheles
  • Suplente:  Rafaela de Campos Benatti
  • Diretoria Subseção Oeste
  • Titular: Anaide Inês Holzbach de Araújo
  • Suplente: Siro Canabarro
  • Diretoria Subseção Sudoeste
  • Titular: Alessandro Graczuk Moraes
  • Suplente: Ricardo Aquino Calizotti
  • Diretoria Adjunta
  • Diretoria Adjunta de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação: Cláudio Navarro
  • Diretoria Adjunta de Projetos e Negócios Internacionais: Izoulet Cortes Filho
  • Diretoria Adjunta de Erps: Aldebaran Leite Agner
  • Diretoria Adjunta de Crédito: Renan Schaefer
  • Diretoria Adjunta de Cidades Inteligentes:Roberto Marcelino
  • Diretoria Adjunta de Novas Tecnologias: Paulo Gastão
  • Diretoria Adjunta de Políticas Educacionais:Kristian Capelini
  • Diretoria Adjunta de Mulheres na Tecnologia: Ana Lúcia Bittencourt Starepravo
  • Diretoria Adjunta de Alianças e Parcerias: Julio Cesar Borges
  • Diretoria Adjunta de Testes de Software: Everton Lopes Arantes
  • Diretoria Adjunta de M&A em Tecnologia: Antonio Claudio Demeterco
  • Diretoria Adjunta de Saas: Marcio Pacheco Jr.
  • Diretoria Adjunta de Cyber Security: Wagner Elias 

Arteris reforça segurança do usuário no fim de ano

Recomendação das autoridades de saúde é manter o isolamento social, mas companhia intensifica segurança sanitária e operacional para atender quem precisar viajar


Para quem precisa ou escolheu viajar no fim de ano, a Arteris, uma das principais empresas de concessão de rodovias do Brasil, oferece assistência e atendimento de excelência em suas rodovias, seguindo rígidos protocolos de higiene. A companhia vem contribuindo com a sociedade, adotando as medidas indicadas pelas autoridades no combate à pandemia da Covid-19.


Ao longo das setes concessionárias administradas pela Arteris, quase mil câmeras monitoram o tráfego e 67 bases de atendimento dão apoio aos usuários. São mais de 100 guinchos leves e pesados para atendimento e desobstrução de via, mais de 90 ambulâncias e mais de 200  paramédicos para atendimentos de urgência. Viaturas de inspeção de tráfego circulam pelas rodovias 24 horas por dia, sete dias por semana, monitorando as condições das pistas, sempre equipadas com equipamentos de proteção individual e álcool em gel.


“O propósito da Arteris é a preservação da vida, assegurando a fluidez do tráfego para quem precisa viajar. Nosso trabalho é dar a máxima atenção aos usuários, sejam aqueles que estão trabalhando ou quem vai sair de sua casa para passar as festas de fim de ano fora”, destaca Ricardo Gerab, Superintendente de Operações da Arteris.


Medidas de segurança na pandemia


Desde o início da pandemia, a Arteris conta com dispensers de álcool em gel 70% em todas as praças de pedágio e nas bases de apoio. Viaturas de inspeção, guinchos e ambulâncias estão devidamente equipadas com álcool em gel e máscaras para assegurar a higienização de todos e garantir socorro mecânico e pré-hospitalar, entre outros. Colaboradores dão todo o suporte àqueles que precisam seguir viagem e transportar insumos essenciais para o País.


A companhia sugere ao usuário que só viaje em caso de necessidade. Se for preciso o deslocamento, o motorista deve programar a viagem, listando as praças de pedágio no trajeto para saber quais serão seus gastos com tarifas e evitar o menor tempo de manuseio com o dinheiro. O site da Arteris traz todas as informações sobre localizações e valores, assim é possível deixar as cédulas para pagamento separadas em sacos plásticos. Além disso, é importante ter álcool em gel no veículo para constante higienização das mãos, principalmente após passar pela cabine de pedágio.


A Arteris indica que, sempre que possível, o motorista utilize as cabines de cobrança automática para agilizar o percurso e evitar o contato com o papel-moeda. Vale lembrar que as cabines de pedágio das rodovias da Arteris não aceitam pagamentos em cartões.


Dicas de segurança


Com alguns cuidados e preparos para a viagem, é possível seguir pelo trajeto sem comprometer a própria segurança e não colocar em risco os demais usuários. A Arteris dá dicas para um trânsito seguro e uma boa viagem.


Revisão do veículo

Faça a revisão do veículo! Isso garantirá a segurança sua e dos itens que estiver transportando. Verifique: pastilhas e fluído de freios, sistema elétrico e luzes, pneus, alinhamento e balanceamento, níveis de óleo e água no radiador. Você precisa estar preparado para possíveis emergências na estrada.


Planejamento do Trajeto

Se você não está acostumado a fazer determinado percurso, então, estude-o com atenção. Verifique as condições da estrada, tempo de viagem e previsão do tempo. Conheça as áreas de escape da região, faça anotações dos lugares que poderá parar para se alimentar, dormir e abastecer. Deixe separado os valores que espera gastar por dia. Se puder, dê preferência aos sistemas de pagamento automático para pagamento dos pedágios, o que evita o manuseio de papel moeda dando mais segurança para a viagem.


Saúde do motorista 

Tenha certeza de que está bem para dirigir e, caso precise, tenha outro condutor apto para lhe substituir. Antes de pegar a estrada, cuide da alimentação, considerando alimentos leves e de costume. Mantenha-se sempre hidratado.


Bagagem

Todo motorista deve evitar o excesso de peso. Lembre-se de ajustar a calibragem dos pneus no caso de carga extra. O peso máximo permitido deve estar informado no manual do veículo. Pastilhas de freio são muito afetadas por excesso de peso, ainda mais em regiões de serra, o que pode ocasionar em problemas mecânicos e até acidentes.


Direção Segura e respeito às leis de trânsito

Respeite os limites de velocidade e a distância entre os carros para evitar acidentes. As leis de trânsito são fundamentais para uma direção segura e um trânsito mais humano. Lembre-se de que a distância maior entre o veículo da frente, permite você frear sem correr o risco de colisão. Dirija com atenção.


Descanse

Não dirija se estiver cansado ou em períodos em que não se sentir confortável. Por isso, não passe longas horas ao volante: faça pausas para alongar os braços e as pernas, evite consumir muito café ou   medicamentos para manter-se acordado. Paradas curtas de duas em duas horas para esticar as pernas são importantes para fazer o sangue circular, espantando o sono, assim como paradas mais longas são necessárias em caso de muito cansaço.


Sobre a Arteris – A Arteris, uma das principais empresas de concessões de rodovias do Brasil, administra cerca de 3.200 km de vias nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, ligando importantes eixos econômicos do País. É responsável pela operação de cinco concessões federais: Fernão Dias, Régis Bittencourt, Litoral Sul, Planalto Sul e Fluminense. Também detém as concessionárias estaduais Intervias e ViaPaulista, no interior de São Paulo. O compromisso da empresa, que é controlada pela espanhola Abertis e pela canadense Brookfield, é com a valorização do ser humano, seja na segurança da rodovia, seja nos impactos socioeconômicos positivos na sociedade e na conservação ambiental. A Arteris também desenvolve projetos educacionais em comunidades próximas às suas áreas de atuação, que já beneficiaram mais de 300 mil alunos e formaram cerca de 18 mil educadores, em mais de 660 escolas da rede pública de ensino municipal e estadual. Saiba mais em: www.arteris.com.br.


  • Arteris 
  • RPMA Comunicação

5 e-books para quem deseja fazer as pazes com o dinheiro em 2021


Skeelo indica títulos que abordam desde finanças até histórias de sucesso

O ano de 2020 está sendo considerado desafiador em todos os aspectos, por isso uma das mudanças que muitos almejam para o novo ano que está chegando é a de fazer as pazes com os boletos e ter um novo olhar para o dinheiro.


O Skeelo, maior app de e-books do país, elenca 5 dicas de livros para quem quer aprender mais sobre educação financeira e ter um futuro promissor:

A chave para a prosperidade, de Napoleon Hill

O último best-seller do autor, lançado este ano, mostra como aproveitar suas habilidades e aptidões para alcançar sucesso nos negócios, vitalidade espiritual e superioridade financeira.

Inabalável, de Tony Robbins

Considerado um verdadeiro guru, Tony Robbins já treinou milhares de pessoas em mais de cem países e é o grande nome quando se pensa em qualidade de vida e estratégias de negócios. O livro é um guia prático de finanças pessoais, que mostra que não importa o seu salário, nem seu momento na vida ou quando começou a organizar seu patrimônio. Ele compartilha ferramentas que ajudam o leitor a alcançar suas metas financeiras com mais rapidez, com linguagem simples e com histórias inspiradoras.

Desperte o milionário que há em você, de Carlos Wizard Martins

No livro, o empresário aborda que ser rico e ter tudo o que se deseja não é questão de sorte ou acaso. Tudo começa com uma mudança de postura mental, que vai determinar uma nova maneira de pensar, acreditar e agir.

Descubra o craque que há em você, de César Souza e Maurício Barros

Os autores utilizam as estratégias do mundo do esporte que podem levar você ao topo, tanto na profissão quanto na vida, com exemplos inspiradores de nomes como Ayrton Senna e Pelé.

Ponto de Inflexão, de Flávio Augusto da Silva

O best-seller do empresário fundador do Instituto Geração de Valor aborda como as decisões, mesmo que corriqueiras, podem mudar o rumo de tudo.


O Skeelo está disponível para as plataformas Android e iOS, nas lojas Google Play e App Store. Para mais informações acesse www.skeelo.app


  • Karina Martins
  • maximasp.com.br

Mobly ganha prêmio "Black Friday de Verdade"

Reconhecimento na categoria de móveis e decoração reforça o compromisso em oferecer uma comunicação clara e real ao consumidor


São Paulo, dezembro de 2020 – A Mobly, startup que atua no varejo de móveis e itens de decoração, celebra o 1º lugar na categoria móveis e decoração, no prêmio Black Friday de Verdade, promovido pela Proxy Media, que premia as lojas com as melhores práticas durante a data. Essa é a terceira participação da marca na premiação e, neste ano, foi reconhecida por oferecer tranquilidade na hora das compras através de descontos reais e condições seguras ao consumidor. Segundo pesquisa do EBIT Nielsen, as vendas do período registraram aumento de 25,1% e apontam a origem de novas tendências e necessidades de consumo. 


A votação que concedeu o primeiro lugar à Mobly foi realizada em duas etapas: Júri de indicação, em que 30 profissionais do mercado selecionam as cinco lojas finalistas de cada categoria de acordo com os critérios de preço, entrega, atendimento e facilidade de compra; e votação popular, na qual o consumidor vota nas melhores lojas de acordo com suas experiências vividas na Black Friday. As lojas vencedoras foram divulgadas no início de dezembro em um evento online. 


De acordo com o estudo feito pela consultoria Ebit Nielsen, especializada em análises do mercado varejista, as vendas no e-commerce brasileiro chegaram aos R$4,02 bilhões nesta edição da Black Friday, apresentando aumento de 25,1% em relação ao ano passado. Essa alta nas vendas no e-commerce é resultado do novo cenário que a pandemia trouxe à sociedade: em um contexto de lojas físicas fechadas e isolamento social, as pessoas se adequaram e, consequentemente, tendem a passar mais tempo navegando no meio digital.


Além dessa alta em vendas, a Mobly observou que a pandemia vem modificando as tendências de consumo e necessidades do consumidor, como é o caso do aumento da busca por itens de escritório, para se adequar ao home office. No período, a marca registrou grande aumento em vendas, com destaque para produtos como escrivaninhas e cadeiras de escritório.


Apesar do sucesso da data, muitos consumidores não sentem confiança nas marcas devido às diversas propagandas enganosas e fraudes. A premiação  ajuda os consumidores brasileiros a encontrarem as melhores e mais seguras condições de compra na maior liquidação do ano por meio de ações como: o Termo de Compromisso Black Friday de Verdade, no qual todas as lojas que fazem parte da campanha se comprometem a oferecer descontos reais e condições seguras; a Premiação; e a Extensão Black Friday de Verdade, que ajuda o consumidor a comparar e monitorar descontos na internet.


“A preparação para a Black Friday exige planejamento meses antes, com investimento em comunicação, marketing, logística e insumos. Então, um reconhecimento como este é muito importante e confirma que seguimos no caminho certo com os nossos clientes”, comemora Victor Noda, founder da Mobly. 


Sobre a Mobly

A Mobly é uma empresa de tecnologia que atua no comércio eletrônico de móveis. Fundada em 2011, conta com uma gama de mais de 250 mil artigos, entre móveis e objetos de decoração. Em 2018, a companhia abriu capital na Alemanha e alcançou um faturamento aproximado de R$ 300 milhões. Possui três centros de distribuição, em Minas Gerais, Santa Catarina e Pernambuco, duas megastores em São Paulo, localizadas na Marginal Tietê e Pinheiros, além de outlets em Guarulhos, Campinas e Taubaté, todos no Estado de São Paulo. Saiba mais em www.mobly.com.br.


  • Bruna Piñeiro
  • rpmacomunicacao.com.br

Janeiro tem sabores tradicionais com desconto na Sodiê Doces


Delícia de Leite II e Aerado tem desconto em todas as unidades

Em janeiro, a maior franquia de bolos artesanais do país elegeu dois sabores deliciosos e tradicionais para a promoção do Bolo do Mês: Delícia de Leite II #54 e Aerado #02.

O primeiro é o Delícia de Leite II #54, elaborado com massa branca e recheio de mousse branco com leite em pó, esse bolo transborda na boca com a junção da cobertura de mousse branca, raspas de chocolate, leite pó e cerejas incrementando a decoração.

A outra opção é o Bolo Aerado #02, preparado com bolo de chocolate, recheio de mousse de chocolate e creme de chocolate branco aerado, acompanhado de cobertura de mousse de chocolate e um toque de raspas de chocolate preto e branco.

Os dois sabores são encontrados em todas as unidades da Sodiê Doces. Os pedidos podem ser feitos diretamente nas lojas e retirados ou entregues via delivery.

Os contatos de cada unidade podem ser obtidos no site oficial da marca: www.sodiedoces.com.br/lojas

Sodiê Doces

A Sodiê Doces maior franquia de bolo do país, possui atualmente mais de 316 lojas abertas no Brasil e duas unidades na cidade de Orlando, nos EUA. Em seu cardápio há mais de 100 variedades de sabores e uma linha Zero Açúcar especial. Os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeiríssima qualidade e frutas frescas. Capazes de conquistar todos os paladares, eles ainda têm um preço muito acessível e mensalmente a marca traz o Bolo do Mês, com dois sabores, que ganham desconto especial em todas as unidades da rede. A rede também ampliou seu portfólio de sabores das tradicionais balas de coco, hoje são 20 sabores.

Em 2017, a marca inaugurou a fábrica de salgados com sede em Boituva. A primeira franquia Sodiê Salgados Café foi inaugurada em setembro de 2020, no bairro do Tatuapé, em São Paulo. O objetivo é chegar a 50 pontos de venda até 2022. Para dar suporte às novas lojas, a marca vai ampliar a fábrica de 1,3 mil m2 para 4,4 mil m2, investindo cerca de R$ 7 milhões.

Sete dicas para prevenção de trabalhadores contra a Covid-19 em hotéis e restaurantes

 Por Alan de Carvalho

A pandemia do coronavírus levou grande parte das empresas a viabilizar o home office, objetivando o incentivo ao isolamento social. No entanto, para funcionários de restaurantes, bares e hotéis, por exemplo, o trabalho remoto não é uma opção. Depois de alguns meses com as atividades suspensas, esses estabelecimentos foram autorizados - por meio do Decreto nº 64.881/2020 decreto do geverno de São Paulo - a retomar o funcionamento, mas fez-se necessária a adoção de cuidados específicos na rotina a fim de garantir a segurança dos trabalhadores.


Nesse momento, a tarefa primordial dos sindicatos voltados a esse segmento é se preocupar com aquilo que há de mais importante: a saúde de cada um. Para isso, o primeiro passo é promover a conscientização de que o próprio funcionário é o principal agente no combate à disseminação da doença. Por mais que a obrigação de oferecer um ambiente de trabalho seguro seja do empregador, se o empregado não estiver ciente de que ele deve usar máscara corretamente, lavar as mãos e respeitar as regras de distanciamento, ele mesmo se coloca em risco.


A observância dessas normas permite a manutenção de um ambiente seguro e a diminuição dos índices de contaminação do vírus. Mas, é preciso ir além. Por isso, elenquei aqui sete dicas para ajudar na contenção da doença.


1 - Uso de uniformes: O protocolo sugere que o trabalhador não utilize o uniforme no seu trajeto, apenas no ambiente de trabalho. Ao fim do seu expediente, ele deve colocá-lo num saco plástico para isolá-lo. É muito importante que as empresas adotem mecanismos nos próprios vestiários para possibilitar que o trabalhador possa fazer essa troca de maneira segura.


2 - Equipamentos de proteção: A empresa que adotar a máscara de pano, deve fornecer ao trabalhador, no mínimo, cinco máscaras, que devem ser higienizadas pelo próprio trabalhador. Caso a empresa forneça máscaras descartáveis, ela deve fornecer pelo menos três máscaras ao dia. Bares e restaurantes também devem fornecer face shields e luvas descartáveis.


3 - Manutenção do ar condicionado: Os estabelecimentos devem manter portas e janelas abertas, permitindo a circulação do ar. Quando a empresa faz a utilização de ar condicionado, ela deverá obedecer à legislação vigente, realizando a higienização regular, feita por profissionais especializados, e registrando esses cuidados para que sejam apresentados ao em caso de fiscalização.


4 - Preparo de comidas e delivery: Toda vez que o trabalhador tiver contato com um alimento, antes ou depois do preparo, ele deverá ter lavado as mãos com sabão ou utilizado álcool 70%. Em delivery, o protocolo incentiva que o cliente e o trabalhador tenham o mínimo de contato possível e que ambos façam o uso de máscaras.


5 - Grupo de risco: O protocolo indica que os trabalhadores pertencentes ao grupo de risco, por terem idade acima de 60 anos ou outras cormobidades deverão receber especial atenção e cuidados das equipes médicas.  A sugestão do sindicato é que a empresa entre em um acordo com o trabalhador para a manutenção do emprego sem prejuízo à vida. Vale reforçar que os trabalhadores do grupo de risco que precisem retornar ao trabalho devem ser ainda mais cuidadosos com relação a sua própria proteção, exigindo também que o seu empregador adote as medidas de segurança.


6 - Aparição de sintomas: Todo trabalhador que apresentar sintomas de gripe deve ser afastado imediatamente e fazer o teste PCR entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas. Dando positivo, deve permanecer em isolamento por 14 dias. O trabalhador só poderá retornar às atividades com o fim dos sintomas ou com o resultado negativo do teste. O protocolo também determina mecanismos diários de controle, como que todos os funcionários e clientes meçam a temperatura ao adentrar o estabelecimento. Além disso, é indicado que os estabelecimentos financiem a vacinação para todos os trabalhadores contra a H1N1.


7 - Fiscalização: É importante também que o empregado esteja sempre atento quanto aos seus direitos. Em caso de irregularidades, ele pode contar com o sindicato, fazendo denúncias anônimas e/ou utilizando o canal de comunicação no campo “retomada segura”, na página do Sinthoresp, onde também estão disponíveis aos trabalhadores todos os protocolos de segurança. O Sindicato está à disposição do trabalhador para que ele possa contar com um mecanismo de suporte e tomar as medidas cabíveis, visando exigir a fiscalização.


Para os próximos meses, com uma possível vacinação em massa, a expectativa é a retomada integral do setor e a recolocação de pessoas que perderam os empregos durante a pandemia. Mas, enquanto a vacina não chega, precisamos manter o segmento atuando e, para isso, é necessário que a sociedade como um todo respeite as regras, de forma a propiciar a proteção à vida do cliente, do trabalhador, do fornecedor e do próprio proprietário. Ou todos ganhamos essa batalha, ou todos perdemos a guerra.


Alan de Carvalho é advogado do Sinthoresp (Sindicato dos Trabalhadores de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo e região).

Trabalhou Tem Direito 

www.trabalhoutemdireito.com.br

A campanha Trabalhou Tem Direito é resultado de um acordo judicial firmado entre o Sinthoresp e a Arcos Dourados, operadora do McDonald's, que beneficiou cerca de 7 mil ex-funcionários da rede de fast-food o pagamento do PPR (Programa de Participação nos Resultados) proporcional ao período trabalhado. Mais de 3,5 mil trabalhadores já foram localizados e receberam o PPR, que pode variar de R$ 50 a R$ 1,8 mil.

Curitibanas são premiadas em concurso nacional de fotografia

Fotógrafas de Curitiba foram vencedoras do Prêmio Foto Hera 2020, concurso nacional de fotografia de casamento promovido pelo site Resumo Fotográfico.


Denise Ramalho foi a vencedora da Escolha Popular, com a fotografia intitulada "Tabuleiro da noiva", enquanto Heloisa Vecchio foi a vencedora da categoria especial desta edição, que contempla o segmento da fotografia conhecido como Boudoir, ensaio íntimo realizado com a noiva, geralmente durante os preparativos para o casamento.


Em primeiro lugar ficou a paulista Nayara Andrade, com a fotografia intitulada "Meu herói", que também ganhou na categoria Ensaio Pré-casamento. O segundo colocado foi o também paulista Guilherme Tavarez, com a foto "Felicidade em família", que também ficou em primeiro na categoria Recepção. A terceira colocação ficou com o gaúcho Bruno Kriger, com "Sentimento", que também ficou em primeiro lugar na categoria Cerimônia.

O concurso é realizado anualmente e nesta edição recebeu inscrições de fotógrafos de nove estados brasileiros e do Distrito Federal. Fizeram parte do júri os fotógrafos Beatriz Moraes, Cacá Rodrigues, Carol França, Felipe Ferreira, Felipe Marini e Lígia Maciel, além das jornalistas Ana Izaura Duarte e Ruca Souza.





Em meio a COVID-19, cuidados redobrados no fim de ano evitam sobrecarga em urgência e emergência por outras comorbidades

Consciência da população é importante para que hospitais consigam manter atendimento para casos que envolvem outras demandas de saúde



Com a chegada das datas comemorativas de fim de ano, a população precisa ter cuidados redobrados para evitar, além da COVID-19, traumas e outras comorbidades. Com os hospitais de Curitiba e Região Metropolitana funcionando perto do limite de atendimento, um provável aumento na demanda de pacientes pode prejudicar todos que precisam de consultas e procedimentos. É o que explica o coordenador médico do Hospital Universitário Cajuru (HUC), dr. José Fernando Pereira Rodriguez.

Segundo o médico, as recomendações valem para todas as épocas do ano, com ou sem pandemia. "Os pacientes que têm doenças crônicas devem fazer seus acompanhamentos e evitar as complicações relacionadas a doenças de base pré-existentes. As populações de maior risco e exposição a outras urgências e emergências de causas externas, principalmente os traumas, como acidentes de trabalho e de trânsito, precisam redobrar seus cuidados", afirma.

Prevenção contra o coronavirus

Rodriguez recomenda ainda que as pessoas evitem a disseminação da COVID-19, pois a sobrecarga de atendimento tem reflexo em todo o sistema de saúde, como é o caso da urgência e emergência de traumas do HUC. "O que a gente percebe é que a demanda continua. Temos grande procura com número de atendimentos alto e uma ocupação sempre alta", comenta.


O HUC, que não possui atendimento exclusivo para COVID-19, tem absorvido a demanda de outros hospitais que abriram alas para receber pacientes em tratamento contra o coronavirus. "Ainda que o Cajuru não seja uma referência para atendimento de COVID-19, o que a gente vê é o reflexo e o encaminhamento de pacientes que têm outras necessidades, outras urgências de atendimento. Esses pacientes são naturalmente direcionados para nós".

Cenário

O coordenador médico explica que, em uma análise sazonal, a época de fim de ano em Curitiba tem uma diminuição no atendimento de urgência e emergência no HUC, tendo em vista que muitas pessoas viajam para outras regiões para passar o período de festas. Porém, como 2020 é um ano atípico e muitas pessoas podem optar por ficar em casa, o cenário dos próximos dias ainda é incerto. Por isso, é importante a prevenção contra traumas e doenças.

"Esse é um ano totalmente diferente. A pandemia veio para mudar muitas rotinas, então nós estamos sempre atendendo urgências e emergências relacionadas a atividades cotidianas", explica. O HUC é referência no atendimento ao trauma em geral, como os acidentes de trânsito e de trabalho. Além disso, recebe demandas encaminhadas por Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Curitiba e Região Metropolitana, por causa de comorbidades diversas.

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS. Está orientada pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

  • Rodrigo Batista
  • Assessoria de imprensa
  • Hospital Universitário Cajuru

Anvisa concede certificação à Sinovac após inspecionar fábrica


(Reuters) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta segunda-feira, o certificado de boas práticas de fabricação do laboratório chinês Sinovac, desenvolvedor da potencial vacina contra Covid-19 CoronaVac, informou o órgão regulador em nota.


A Anvisa disse que concedeu a certificação após inspecionar a unidade da Sinovac responsável pela produção da vacina em Pequim e após receber informações do Instituto Butantan, responsável pelos estudos clínicos da potencial vacina em Fase 3 no Brasil e que já recebeu a vacina a granel para ser finalizada em suas instalações em São Paulo.


“A etapa finalizada é um dos pré-requisitos para a continuidade tanto do processo de registro da vacina da Sinovac, quanto de um eventual pedido de autorização de uso emergencial dessa vacina que vier a ser apresentado à Anvisa”, disse a agência em nota.


Após uma série de atritos com o Butantan envolvendo a CoronaVac --incluindo uma breve interrupção dos testes em novembro-- a Anvisa destacou na nota que concluiu a certificação 10 dias antes do previsto.


O Butantan promete anunciar na quarta-feira o resultado da eficácia da CoronaVac após os testes em Fase 3 e, na mesma data, pedir o registro definitivo do potencial imunizante simultaneamente às agências reguladoras do Brasil e da China. Também pedirá à Anvisa autorização para uso emergencial da vacina.


Por Eduardo Simões, em São Paulo


Brasil registra 527 novos óbitos por Covid-19 e total vai a 187.291

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil registrou nesta segunda-feira 527 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de mortes pela doença no país a 187.291, informou o Ministério da Saúde.


Também foram notificados 25.019 novos casos da doença provocada pelo coronavírus, com o total de infecções confirmadas no país atingindo 7.263.619, segundo o ministério.Domingos e segundas costumam ser dias de registros de casos e óbitos abaixo da média semanal, em função do represamento de testes durante os finais de semana.


Passando por um repique da doença, o Brasil é o segundo país com maior número de mortes por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.Estado brasileiro mais afetado pela Covid-19, São Paulo voltou a ter seus dados diários contabilizados após um problema técnico impedir a atualização na véspera, e atingiu nesta segunda-feira as marcas de 1.388.043 casos e 45.136 mortes.


Minas Gerais é o segundo Estado com maior número de infecções pelo coronavírus registradas (499.499 casos), mas o Rio de Janeiro é o segundo com mais óbitos contabilizados (24.479 mortes).


Ainda de acordo com o ministério, o Brasil possui 6.286.980 pessoas recuperadas da Covid-19 e 789.348 pacientes em acompanhamento.

Polícia vai investigar denúncia de injúria racial contra meia Gerson, do Flamengo


RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu inquérito para investigar denúncia de injúria racial contra o meia Gerson, do Flamengo, supostamente ocorrida durante jogo do Campeonato Brasileiro contra o Bahia, domingo, no Maracanã.


O jogador afirmou em entrevista após a partida que foi chamado de “negro” pelo adversário colombiano Ramírez.O episódio teria acontecido no segundo tempo do jogo e acabou envolvendo o então técnico do Bahia, Mano Menezes, ex-treinador da seleção brasileira. Mano foi demitido após o jogo, vencido pelo Flamengo por 4 x 3.


Ao fim do jogo, Gerson acusou o técnico de ter sido negligente. Ramírez e Mano devem ser ouvidos pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância no âmbito da investigação, assim como Gerson.“A equipe da Delegacia vai ouvir o atleta e outros envolvidos serão chamados para prestar depoimento na unidade policial a fim de esclarecer o fato.”, informou a Polícia Civil em nota.


O Bahia decidiu afastar o jogador do elenco após o incidente, enquanto os fatos são investigados


Além do inquérito policial, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) também deve apurar o caso.

Último passo antes da nova posse, Greca é diplomado pelo TRE/PR


Único prefeito eleito três vezes em Curitiba, Rafael Greca foi diplomado, nesta sexta-feira (18/12), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR). O ato representa a habilitação para exercer o cargo nos próximos quatro anos e foi o último passo antes da nova posse, no dia 1º de janeiro de 2021. O diploma foi entregue a Greca pelo desembargador Tito Campos de Paula, presidente do TRE/PR.


"Pela terceira vez eu venho a esta casa buscar o diploma de prefeito de Curitiba e esta singular proeza é o reconhecimento da população à determinação da minha atual gestão de garantir melhores serviços de saúde, educação e assistência social, e de recuperar o DNA inovador de Curitiba, em áreas como meio ambiente, mobilidade e sustentabilidade", afirmou Greca. Ele estava acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone. 


Greca foi reeleito este ano, em primeiro turno, para o período 2021-2024. Além da atual gestão, iniciada em 2017, ele já tinha comandado a capital entre 1993 e 1996.




Ainda em seu discurso, o prefeito prometeu ainda mais transformações para Curitiba nos próximos quatro anos.  "Quero deixar como legado inovações como a reurbanização sustentável do bairro do Caximba, com sua futura pirâmide solar (usina de energia limpa) e o novo Inter 2, com ônibus elétricos e estações com painéis solares, ar-condicionado, wi-fi e pontos para recarregamento de celulares.  "Curitiba vai continuar a ser a mais inovadora das capitais, a capital da energia solar", previu.


Os  desafios da pandemia, em 2020, também foram lembrados por Greca. "Mostramos que com criatividade, transparência e mobilização de toda a Prefeitura, é possível reduzir os impactos da doença". O prefeito citou a abertura de três hospitais exclusivos para  pacientes da covid-19, as 800 horas/aula dadas para os alunos da rede municipal através da TV Escola e os 950 mil kits de alimentos distribuídos para famílias dos estudantes. 




Cerimônia restrita

Devido à pandemia de covid-19, além do prefeito reeleito e autoridades da Justiça Eleitoral, a cerimônia na sede do TRE/PR teve a presença apenas do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, e de dois vereadores eleitos, que também foram diplomados. O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador reeleito Sabino Picolo, e Indiara Barbosa Custódio, candidata mais votada para o legislativo local nos próximos quatros anos, representaram a nova bancada da Câmara Municipal.


Autoridades estaduais e vereadores eleitos também puderam acompanhar a cerimônia por videoconferência. 


Em seu pronunciamento, o desembargador Tito Campos de Paula ressaltou que a democracia brasileira se fortalece a cada eleição e que, mesmo com a pandemia, a Justiça Eleitoral conseguiu promover um pleito que legitimiza a posse dos eleitos. "É com alegria que estamos prestando contas do resultado de uma eleição, que apesar das adversidades trazidas pela covid-19, foi tranquila e com total segurança para a população", disse.


Já o juiz da 2ª Zona Eleitoral de Curitiba, Diego Santos Teixeira, que presidiu a diplomação, desejou sucesso aos eleitos  e pediu que, ao tomarem posse, não se afastem dos compromissos assumidos com a população. "Busquem sempre trabalhar para responder às necessidades da população”, reforçou.


Também participaram presencialmente da solenidade o vice-presidente e corregedor do TRE/PR, desembargador Vitor Roberto Silva; o diretor-geral do TRE/PR, Valcir Mombach; Paula Mocellin Slaviero, esposa do vice-prefeito Eduardo Pimentel; e a procuradora-geral do Municipío, Vanessa Volpi Palacios.


A diplomação ainda foi acompanhada por videoconferência pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira; pela  procuradora Regional Eleitoral do Paraná, Heloísa Helena Machado; pela promotora da Segunda Zona Eleitoral, Janaína Bruel Marques; pelo presidente da Ordem dos Advogados no Paraná (OAB/PR), Cassio Lisandro Telles e pela chefe de Cartório da Segunda Zona Eleitoral do Paraná, Tonia Larissa Lemos de Almeida. 

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.