Chefe de gabinete de Biden diz que resposta a ataque hacker irá “além de apenas sanções”

WASHINGTON (Reuters) - O próximo chefe de gabinete da Casa Branca afirmou, neste domingo, que a resposta do governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, ao imenso ataque hacker descoberto na semana passada contra agências federais norte-americanas irá além de sanções.


Ron Klain disse que Biden estava mapeando maneiras de reagir aos supostos hackers russos que penetraram meia dúzia de agências do governo dos EUA e deixaram milhares de empresas norte-americanas expostas.


“Não são apenas sanções. São passos e coisas que podemos fazer para degradar a capacidade de agentes estrangeiros de realizar esse tipo de ataque”, disse Klain ao programa “Face the Nation”, da emissora CBS.As opções sendo consideradas pelo governo Biden para punir a Rússia por seu suposto papel incluem punições financeiras e ataques retaliatórios à infraestrutura da Rússia, afirmaram pessoas com conhecimento do assunto à Reuters.


O Kremlin nega ter tido qualquer papel no ataque.


Biden, que tomará posse em 20 de janeiro, provavelmente terá apoio bipartidário para uma reação contundente à campanha de espionagem, indicaram dois senadores neste domingo.O senador republicano Mitt Romney afirmou, em entrevista ao programa “Meet the Press”, da NBC, que a violação de dados foi “extremamente danosa”.


“Isso exige uma resposta”, disse. “É algo de que precisaremos tratar assim que possível”.


Reportagem adicional de Idrees Ali e Susan Heavey

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.