Curitiba abre portas para cultura do Azerbaijão


Em sua primeira visita a Curitiba, o embaixador do Azerbaijão, Elhan Polukhov, foi recebido pelo prefeito Rafael Greca na manhã desta terça-feira (8/12) para apresentar a cultura e economia de seu país aos curitibanos.


“Curitiba é uma vitrine do Brasil para o mundo. Nós somos declarados pela ONU a cidade mais aberta aos imigrantes. Recebemos venezuelanos, haitianos, sírios”, contou o Greca ao embaixador.


O prefeito ofereceu ao embaixador espaços nas salas de cinema administradas pela Prefeitura para apresentar filmes do país, como forma de apresentar aos curitibanos a cultura do Azerbaijão.


Também sugeriu a parceria para criação de uma exposição da arte em tapeçaria do país, em que a Embaixada apresentaria peças originais feitas a mão por artesãos do Azerbaijão e a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), fotos e infografias sobre esse tipo de arte.


A ideia foi ao encontro das intenções do embaixador, de disseminar os valores de seu país na capital paranaense e outras cidades brasileiras.


“O Azerbaijão tem uma cultura secular. Temos, na nossa capital, Baku, construções do século XI. Queremos mostrar nossa cultura, nossas visões para a população mundial”, destacou o embaixador.


Como a Embaixada do Azerbaijão fica em Brasília, Polukhov aproveitou a visita a Curitiba e também conheceu a Mesquita da cidade, no bairro São Francisco.


Economia azeri

No encontro, Greca e o embaixador também conversaram sobre a economia azeri. Os principais motores da economia são petróleo e o gás natural. O governo do país começa a investir em tecnologia no setor de comunicações. A capital do país, Baku, assim como Curitiba, já foi eleita pela Unesco como capital mundial do Design.


Na agricultura, o país tem forte cultivo de tomates e Greca se impressionou ao saber que lá existe uma variedade de 35 espécies de romãs, espalhadas por nove zonas climáticas (de 11 existentes no mundo) no território do país, em uma área de 86.600 km², menor que o estado do Pernambuco.


O país

Com 10 milhões de habitantes e localizado no cruzamento entre a Ásia Ocidental e a Europa Oriental, a República do Azerbaijão surge oficialmente em 1991, após a dissolução da União Soviética. Mas o local tem uma história secular, que inclui heranças persas e turcas, conquistado por árabes – resultando na maioria religiosa mulçumana (97%), invasões mongóis, ocupações expansionistas de persas, russos e otomanos, que resultaram em uma sociedade multicultural.


O prefeito presenteou o embaixador com uma litografia com uma imagem com a formação de todos os povos imigrantes que formam Curitiba e recebeu com um pequeno tapete típico azeri. Também participou do encontro o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.