Falsas vacinas: Interpol alerta para ações do crime organizado no mercado anti-Covid


A organização internacional Interpol enviou nesta quarta-feira (2) uma mensagem a seus 194 países membros, alertando-os para se prepararem para ações do crime organizado focadas nas vacinas contra o novo coronavírus. 

Texto por: RFI  🕘 2 min

Em um comunicado, a organização de cooperação policial internacional com sede em Lyon (centro-leste da França) chama atenção sobre uma "potencial atividade criminosa sobre contrabando, roubo ou promoção ilegal de vacinas contra a Covid-19 e a gripe".


"A pandemia já deu origem a uma atividade criminosa predatória e oportunista sem precedentes", recorda a Interpol, que ressalta já ter verificado "a promoção, venda e administração de falsas vacinas" contra o coronavírus.


"À medida em que várias vacinas contra a Covid-19 se aproximam da aprovação (...) será crucial garantir a segurança da cadeia de abastecimento e identificar sites ilícitos que vendem produtos falsificados na internet", afirma o texto.


Essas ações "constituem um risco significativo para a saúde e até para a vida das vítimas dessas organizações ou indivíduos", acrescentou o secretário-geral da Interpol, Jurgen Stock, no comunicado."É essencial que as autoridades estejam o mais preparadas possível para o surgimento de todos os tipos de atividades criminosas relacionadas às vacinas contra a Covid-19", finalizou Stock.


A Interpol também pede vigilância contra o risco de circulação de falsos testes de detecção da doença, cujo uso pode se multiplicar com a retomada das viagens internacionais.

Com informações da AFP

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.