Gigantesco telescópio em Porto Rico que aparece em filme de James Bond desmorona


(Reuters) - Um enorme rádio telescópio do Observatório de Arecibo, em Porto Rico --um dos maiores do planeta-- desabou nesta terça-feira após sofrer danos desde agosto, informaram autoridades, encerrando 57 anos de descobertas astronômicas.


A plataforma de instrumentos de 900 toneladas, que ficava suspensa a 137 metros de altura sobre um disco refletor de 305 metros de diâmetro, caiu na manhã de terça-feira, segundo a Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NSF). Ninguém ficou ferido no incidente, acrescentou a fundação.O telescópio --que recebia ondas de rádio do espaço-- era utilizado por cientistas de todo mundo na busca por possíveis sinais de vida extraterrestre, para estudar planetas distantes e encontrar asteroides potencialmente perigosos. Ele também ficou famoso após cenas importantes no filme “GoldenEye”, da franquia James Bond, estrelado por Pierce Brosnan.


Dois cabos que suportavam o disco refletor estavam quebrados desde agosto, causando danos e forçando autoridades a fecharem o observatório enquanto empresas de engenharia mantidas pela Universidade da Flórida Central, que administra o observatório, estudavam maneiras de consertar os estragos.Em novembro, as análises de engenheiros levaram a NSF e a universidade a concluírem que as iniciativas para reparar a estrutura seriam muito perigosas, e que ela teria de ser demolida.


A NSF anunciou que as informações iniciais indicavam que os setores mais altos de todas as três torres de sustentação do telescópio partiram e que conforme a plataforma de instrumentos desabava os cabos de suporte também despencaram.

Reportagem de Joey Roulette em Washington



Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.