Moradores do Cajuru têm novo Ecoponto

0


Os moradores do Cajuru contam com um novo ponto para manter a limpeza do bairro: desde o final de outubro está em funcionamento o primeiro Ecoponto do bairro, para o descarte correto de resíduos.


O novo Ecoponto fica na Rua Augusto Forbeck, esquina com a Rua Neusa Vieira Bet e é um espaço que recebe restos de construção de mão e inservíveis, como móveis e eletroeletrônicos que não servem mais para doação, madeira, poda e limpeza de jardim. 


O catador de materiais recicláveis Alex Sandro de Lima do Carmo, 30 anos, conta que aprendeu como poderia usar o local para levar restos de construção pelas orientações de uso que estão na fachada do Ecoponto. Ele e diz que o local tem sido de bastante utilidade agora, que está trabalhado de auxiliar em uma obra. 


“É muito bom ter onde trazer esses materiais para não deixar bagunça na obra. A gente pode trazer o que não vamos mais usar e vai ajudar o bairro a ficar mais bonito”, fala. 


Quem leva os materiais até o Ecoponto é recebido por Cícero Aparecido Campos, que orienta sobre o funcionamento do local. “Aos poucos, as pessoas estão conhecendo aqui, contam para o vizinho sobre o serviço e ajudam a cuidar do meio ambiente”, diz. 


A criação de Ecopontos visa reduzir o descarte indevido de materiais que podem parar nos rios, causando doenças e enchentes. 


Hoje, a Prefeitura de Curitiba coleta, em média, 256 toneladas/mês de resíduos (sofá, geladeira, fogão, pneus, caliça, madeira, entulhos, entre outros) descartados inadequadamente nos leitos e margens de rios; e mais 4,5 mil toneladas/mês em finais de ruas, praças, fundos de vales - chamados “bota-fora”. 


Área de lazer

Na esquina ao lado do Ecoponto, a Prefeitura instalou um novo espaço de lazer, com quadra de areia, parquinho e quadra pavimentada, em um terreno que vinha sendo ocupado pelo lixo. “Estava ficando meio abandonado, dava até medo passar aqui. Agora, ficou muito melhor”, disse Alex. 


Este é o primeiro Ecoponto da Regional Cajuru, que abrange os bairros Cajuru, Uberaba, Jardim das Américas, Tarumâ, Guabirotuba e Capão da Imbuia. O segundo começou a ser construído em outubro, no Uberaba, e deve estar em funcionamento no primeiro trimestre de 2021.


Modo de usar

Cada pessoa pode levar ao Ecoponto até um metro cúbico por dia de restos de construção, madeira ou poda. Móveis velhos e utensílios domésticos inservíveis de grande porte, materiais recicláveis, aparelhos eletroeletrônicos e óleo de cozinha pós-consumo também são recebidos. 


Um caminhão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente faz o recolhimento, encaminhando cada tipo de material para a destinação correta.


O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 12h; e das 13h às 17h. Para o descarte, os resíduos devem estar devidamente separados e ser depositados conforme indicação do funcionário presente no local.

Ecoponto Cajuru 


Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.