Conheça a equipe que vai comandar a Prefeitura de Curitiba

0


 Vice-prefeito – Eduardo Pimentel

Eduardo Pimentel é formado em Administração, com pós-graduação em Agronegócios e especialização em Cidades Inteligentes pela Fundação Getúlio Vargas. 


Nasceu em Curitiba em 1984, é casado e tem três filhos. Começou a trabalhar com 16 anos na área de serviços gerais do jornal O Estado do Paraná. Trabalhou ainda nos setores administrativo e comercial da TV Iguaçu, atual Rede Massa SBT.


Foi diretor de marketing da Fundação Cultural de Curitiba, diretor geral do Ceasa - Centrais de Abastecimento do Paraná S/A, e subchefe da Casa Civil do Governo do Paraná. 


É vice-prefeito de Curitiba desde 2017, ocupou também o cargo de secretário municipal de Obras em 2017 e 2018. Em novembro, foi reeleito vice-prefeito para mandato de 2021 a 2024.


Ogeny Pedro Maia Neto - Urbs

Engenheiro Mecânico com MBA pela Fundação Dom Cabral, entre outras várias especializações técnicas e administrativas, Ogeny Pedro Maia Neto tem ampla trajetória profissional na iniciativa privada. 


De projetista industrial (1988 a 1992) a Presidente Executivo de uma grande empresa de logística, cargo que ocupou entre 2012 e 2016. Após esse período, assumiu a diretoria administrativa financeira do ICS - Instituto Curitiba de Saúde.


Defesa Social e Trânsito – em aberto

Instituto Curitiba de Saúde ICS – em aberto


IPMC - Breno Lemos

Breno Pascualote Lemos ocupou o cargo de superintendente técnico na Secretaria de Finanças na gestão anterior do prefeito Rafael Greca. É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2006). Foi professor da Universidade Federal do Paraná.


Atuou também como professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, economista da Companhia Paranaense de Energia e Conselheiro Titular do CORECON/PR. Tem experiência na área de macroeconomia, com ênfase em econometria, finanças e gestão de ativos financeiros, e no setor elétrico brasileiro.


FAS – Fabiano Villaruel 

Formado em Ciências Econômicas pela PUC do Paraná, tem experiência em gestão de pessoas e gestão de negócios e 9 anos de trabalho no mercado corporativo. Há 13 anos atua na gestão pública com programas e projetos voltados ao desenvolvimento humano e profissional. Foi um dos responsáveis pela criação e implantação do Programa Vitrine Social na FAS, que entre os anos de 2008 e 2012 contribuiu para que centenas de famílias curitibanas conseguissem superar a condição de pobreza por meio de ações de geração de trabalho e renda, quando atuou como educador social, por meio de parceria com o terceiro setor.


Foi gestor de projetos para geração de emprego e renda na Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego. Foi diretor de Qualificação Profissional na FAS em 2017, 2018 resgatando e modernizando programas como Liceu de Ofícios e o programa de Aprendizagem, o mesmo programa municipal de aprendizagem que oportunizou o início da sua trajetória profissional, em 1993 durante a primeira gestão do Prefeito Rafael Greca.


Foi superintendente do Trabalho e Emprego de Curitiba criando e implantando os programas de Formação para o Primeiro Emprego - PPE e o 1° Empregotech. Desde abril de 2020 é o presidente da FAS.


Administração e Gestão de Pessoal - Alexandre Jarschel de Oliveira

Advogado, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Pós-graduado pela Instituição de Ensino Luiz Flávio Gomes. Mestrando em Governança e Sustentabilidade pelo Instituto Superior de Administração e Economia – ISAE/FGV.


Em 2017, fez extensão universitária em Planificación Participativa – Mecanismos de Implementación de Los ODS – Comision Economica para America Latina y el Caribe, CEPAL, Chile.


Atuou nas áreas de direito penal, administrativo e tributário, de empresas nacionais e internacionais como: HSBC Bank Brasil S.A e Vivo S.A. e consultor do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais Ltda (CESCAGE).


Foi Presidente do Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP, autarquia municipal que presta serviços de consultoria em gestão pública aos órgãos da Prefeitura Municipal de Curitiba, entre janeiro de 2017 e janeiro de 2019.


Cohab – José Lupion Neto

José Lupion Neto tem longa carreira no setor público. De 1980 e 1987 foi técnico no Centro de Desenvolvimento Industrial (Cendi). De 1987 a 1998 trabalhou na iniciativa privada nas áreas madeireira e agropecuária. De 1999 e 2003 presidiu as Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), foi vice-presidente da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimentos (Abracen) e da Associação Brasileira de Floristas (Abraflor). De 2003 a 2012 trabalhou na Prefeitura Municipal de Curitiba em diferentes funções, como: superintendente da secretaria de Governo Municipal, chefe de gabinete do prefeito e presidente do Instituto Curitiba de Saúde. E nos últimos quatro anos como presidente da Cohab.


Em 2014 foi presidente do Conselho de Administração da Compagas e presidente do Conselho de Administração do Instituto de Previdência do Município de Curitiba (IPMC). Em 2016 atuou como secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município de Castro. Atualmente é presidente do Conselho de Administração das Centrais Elétricas do Rio Jordão (Elejor). 


Curitiba S.A - Walter Bruno Cunha da Rocha 

É formado em Direito com especializações em Direito Processual pela Universidade de Buenos Aires e Direito Internacional pela Faculdade Curitiba. Com ampla e consistente experiência no setor público e privado, em especial na análise e perícia contratual relacionada ao direito civil, atuou no mercado privado com excelência na prestação de serviços jurídicos, com consistência, coragem e segurança, sempre pautado no valor público-social da advocacia, no ideal de construir uma sociedade solidária, justa e responsável. Iniciou sua carreira profissional em grandes escritórios na cidade de Curitiba, sendo hoje, um profissional reconhecido como referência na execução de operações jurídicas eficientes e eficazes. 


Educação – Maria Sílvia Bacila

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado (1998) e doutorado em Educação (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Psicopedagogia (PUCPR) e Psicomotricidade Relacional (CIAR/FAPPR).


Professora Adjunta do DEPED (Departamento de Educação) da UTFPR-CT. Participa do Grupo de Pesquisa TRANSMUTARE com ênfase em estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente no Ensino Superior. Membro do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa: dimensões e processos (PUCPR). Atuou como Professora e Pedagoga do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e Superior durante 30 anos. Professora no Ensino Superior desde 1997. Coordenou o PNAIC/MEC/UFPR e foi chefe do Departamento de Educação da PROGRAD/UTFPR. Exerceu o cargo de secretária de Educação de Curitiba na última gestão.


Governo Municipal e IPPUC - Luiz Fernando de Souza Jamur

Luiz Fernando de Souza Jamur é Engenheiro Civil formado pela PUC-PR. Funcionário de carreira da Prefeitura de Curitiba, começou a trabalhar no município em 1983, como estagiário na Secretaria de Obras. Foi secretário de Urbanismo da Prefeitura de Curitiba entre 2002 e 2004 e de 2005 a 2010. Entre 2010 e 2012 foi secretário de Governo da capital. Respondeu pela diretoria-geral da Paraná Edificações, autarquia do governo do Estado, entre 2013 e 2016. Tem especialização em Gestão Pública e MBA em Gestão de Cidades (ambos pela Spei), além de uma pós-graduação em Ciências Políticas (pelo Insulpar).


Exerceu os cargos de presidente do Ippuc e secretário de Governo Municipal na última gestão.


Saúde – Márcia Huçulak

Enfermeira pela PUC-PR é especialista em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/ Fundação Oswaldo Cruz e mestre em Planejamento e Financiamento em Saúde pela Universidade de Londres.


Participou da elaboração de mais de uma dezena de publicações relacionadas à saúde pública e construiu carreira como gestora da saúde pública passando por diversas funções, entre elas: superintendente de Gestão da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS), assessora do gabinete do secretário de Estado da Saúde do Paraná, superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), superintendente de Gestão de Sistemas da Sesa, assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).


Na SMS atuou, ainda, como: chefe de Divisão de Assistência Especializada, chefe de Divisão de Programação do Sistema Único de Saúde e diretora do Centro de Controle, Avaliação e Auditoria. Na Sesa foi chefe do Departamento de Serviços de Saúde Ambulatoriais, chefe do Grupo de Planejamento, diretora da Regional Metropolitana de Saúde e diretora de Serviços de Saúde. Foi secretária de Saúde de Curitiba na última gestão.


Urbanismo - Júlio Mazza de Souza

Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Paraná em 1984. Possui especialização em Patologia de Obras Civis (IDD) e Gestão estratégica de Organizações (FGV). Trabalhou na área de gerenciamento de obras em Curitiba, Salvador e Recife. Servidor Público concursado da Prefeitura Municipal de Curitiba desde 1996, onde ocupou as funções de Gerente de Vistoria de Obras, Assessor técnico e Superintendente Técnico, tendo coordenado a revisão do Código de Posturas e Obras e do Regulamento de Edificações em conjunto com a Sociedade Civil Organizada. Foi secretário de Urbanismo na última gestão.


Comunicação Social - Mônica Guimarães Santanna

Mônica Santanna é jornalista formada pelo Uniceub/DF. Em Brasília atuou na Radiobrás, Correio do Brasil e sucursal do jornal O Dia. No Paraná atuou na Folha de Londrina e foi correspondente da Folha de S.Paulo, com passagens pelas sucursais de O Estado de S.Paulo, Jornal do Brasil, O Globo e Veja. Desde 2017 atua na gestão municipal da Prefeitura de Curitiba. É sócia da NQM Comunicação, agência de Comunicação Corporativa, de onde está licenciada desde 2016. Foi secretária de Comunicação Social na última gestão.


CuritibaPrev - José Luiz Costa Taborda Rauen

José Luiz Costa Taborda Rauen - advogado e professor da Faculdade de Direito da PUC/PR, foi presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), diretor presidente da Fusan (Fundação Sanepar de Previdência e Assistência Social), membro do Conaprev (Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social).


É conselheiro da OABPrev-PR e do Fundo Paraná de Previdência Multipatrocinada, diretor do Sindapp (Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) e coordenador do programa de Autorregulação da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar).


Esporte, Lazer e Juventude - Emílio Antônio Trautwein

Emílio Antônio Trautwein, como profissional de Educação Física, foi professor do ensino fundamental municipal, técnico de atletas e de seleções de vôlei.


Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é Pós-Graduado em Treinamento Desportivo de Alto Rendimento, pelo Instituto Estatal de Moscou (Rússia); Pós-Graduado em Medicina Esportiva, em Pamplona (Espanha) e Pós-Graduado em Gestão Pública, Finanças Públicas e Empreendedorismo (Brasil).


Como profissional do magistério municipal em dois padrões, concursado em 1994 e em 2005, foi professor em diversas atividades pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. Atuou como administrador da Regional Boqueirão e coordenador de marketing do Programa Comunidade Escola. 


Na carreira esportiva conduziu seleções municipais e estaduais de voleibol, conquistando inúmeros títulos regionais, estaduais e nacionais. Em seus 20 anos de experiência como técnico foi responsável pela formação de atletas como Gilberto de Godoy, o Giba; colaborou para a formação de Emanuel Scheffer e de vários outros esportistas convocados para as Seleções Brasileiras de base.


Na ação social, conjuntamente com o atleta olímpico em vôlei de praia, Emanuel, idealizou e implantou há 10 anos o Projeto Leões do Vôlei. Dessa forma, atendendo mais de 8 mil crianças no contraturno escolar unindo o esporte aos valores da cidadania. Foi secretário de Esportes, Lazer e Juventude na última gestão.


IMAP - Alexandre Matschinske

Administrador de empresas com ênfase em gestão empresarial, formado em 2008 pela Universidade Positivo. Realizou cursos de extensão em Gerenciamento de Projetos (2006), Fórum de Marketing (2006), Gestão de RH (2006), Chefia e Liderança (2005). Atuação nos últimos 6 anos na área da Saúde, exercendo cargo de Diretor Administrativo na empresa INDIC – Instituto de Diagnóstico por Imagem de Curitiba. Diretor da diretoria de Pesquisa, Planejamento e Inovação APPLI do Imap (2018). 


Meio Ambiente - Marilza do Carmo Oliveira Dias

Química formada pela PUC-PR, tem especialização em Controle de Poluição Ambiental pela Universidade de Osaka, por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). Funcionária de carreira do município de Curitiba desde 1988, já ocupou diversos cargos na Secretaria Municipal do Meio Ambiente.


Entre 2007 e 2012 respondeu pela Secretaria Executiva do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol). E foi secretária municipal do Meio Ambiente entre 2010 e 2012. Também presidente do Conselho Técnico do Conresol. Foi secretária do Meio Ambiente na última gestão.


Segurança Alimentar e Nutricional - Luiz Dâmaso Gusi

Luiz Dâmaso Gusi é engenheiro agronômo formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pós graduado em Administração do Agronegócio. Atuou como funcionário de carreira da Companhia Agropecuária do Paraná- CODAPAR, foi técnico de campo, gerente, coordenador de programas de governo e diretor de departamento de entidades como: Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento- SEAB, CODAPAR e Secretaria Municipal de Abastecimento de Curitiba- SMAB.


Na SEAB atuou como técnico e gestor com destaque no Programa Estadual de Fruticultura, implantou o programa Fábrica do Agricultor e a Feira dos Sabores do Paraná.


Foi presidente da Ceasa do Paraná. Antes de ser secretário de Segurança Alimentar, atuou durante seis anos na Secretaria Municipal de Abastecimento- SMAB, onde dirigiu o Departamento de Unidades de Abastecimento, que coordena o setor de feiras e os mercados municipais de Curitiba. Foi secretário de Segurança Alimentar e Nutricional na última gestão.


Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A – Ana Cristina Martins Alessi

Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC-PR, com MBA em Marketing pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desde 2009, trabalha com comunicação digital, sendo responsável pela implantação de estratégias digitais em agências de publicidade e clientes corporativos.


Foi ainda coordenadora de comunicação digital do Governo do Estado e diretora de Comunicação Digital da Prefeitura de Curitiba. Foi também consultora e palestrante nas áreas de Marketing Digital e Inovação. É embaixadora do Google Business Group (GBG) Curitiba. Foi presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A na última gestão.


Fundação de Cultural de Curitiba (FCC) – Ana Cristina de Castro

Ana Cristina de Castro tem 56 anos é formada em Letras, com pós-graduação em Literatura Contemporânea e mestrado em Gestão Urbana.


Trabalha há 29 anos na Prefeitura de Curitiba. Na Fundação Cultural foi coordenadora do Centro de Criatividade de Curitiba, diretora de Ação Cultural, diretora de Música e Artes Cênicas e superintendente.


Também passou pela Fundação de Ação Social (FAS), Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e Secretaria do Planejamento. Foi presidente da Fundação Cultural de Curitiba na última gestão.


Obras Públicas - Rodrigo Araújo Rodrigues

Administrador de Empresas formado em 2006 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, possui MBA de Gestão pela Fundação Getúlio Vargas. Ocupou cargos nas áreas de finanças e de gestão na iniciativa privada por mais de 10 anos. Sendo que, durante 6 anos atuou no ramo da construção industrial. Foi secretário de Obras Públicas de Curitiba na última gestão.


Secretaria Municipal para o Desenvolvimento da Região Metropolitana - Leverci Silveira Filho

É biólogo especialista em conservação da biodiversidade. Lecionou por 5 anos na rede pública de ensino fundamental e médio.

Foi secretário no município de Quatro Barras por duas gestões e ocupou o mesmo cargo também no município de Piraquara.


Atuou como agente de Desenvolvimento pelo Sebrae no desenvolvimento de projetos pelo terceiro setor. Trabalhou durante quatro anos na Unilivre com cursos de qualificação e oito anos no Governo do Estado no Conselho de Desenvolvimento do Litoral paranaense e na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.


Procuradoria Geral do Município - Vanessa Volpi Bellegard Palacios

Vanessa Volpi Bellegard Palacios se formou em Direito em 1995 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em 2000 e 2002 se especializou em Direito Processual Civil e em Direito Público pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (Ibej).


Também é especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná. No setor público foi procuradora judicial do Serviço Social Autônomo Paranacidade, de 2011 a 2013. Também foi chefe de coordenação e assessora do Gabinete da Casa Civil do Estado do Paraná, de 2013 a 2016. Foi procuradora geral do Município na última gestão.


Instituto Municipal de Turismo - Tatiana Turra Korman

É formada em Turismo pela Universidade Positivo e possui especialização em Marketing pela FAE Business School. Atualmente está cursando o Master Internacional de Turismo pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria e é atual presidente do Instituto Municipal de Turismo. Foi diretora executiva do Curitiba Convention & Visitors Bureau, atuando em ações de intercâmbio e aperfeiçoamento entre associados, articulação com entidades parceiras e desenvolvimento de projetos de fomento ao turismo. Atuou em consultorias especializadas em turismo de negócios para o Ministério Turismo, além de desenvolver projetos no setor hoteleiro. Foi presidente do Instituto Municipal de Turismo na última gestão.

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.