Covax assina acordo com Moderna para distribuir vacinas para países mais pobres

0

O programa Covax, que favorece a distribuição igualitária de vacinas, assinou um acordo com a empresa Moderna para adquirir 500 milhões de doses de seu imunizante contra a Covid. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (3) pela Aliança das Vacinas (Gavi).

Texto por:RFI

"Estamos muito felizes de assinar este novo acordo com a Moderna, que dá aos participantes do Covax acesso a outra vacina altamente eficaz", afirmou Seth Berkley, diretor executivo da Gavi.


As primeiras doses da vacina que utiliza a técnica do RNA mensageiro devem ser entregues no quarto trimestre de 2021, com 34 milhões disponíveis este ano e até 466 milhões de doses em 2022, afirma um comunicado da aliança.


 A vacina da Moderna é administrada em duas doses, mas novas recomendações preveem uma dose apenas se o paciente teve Covid recentemente. O acordo também contém "opções que permitem eventualmente obter doses da vacina adaptadas para futuras variantes", afirmou a organização com sede em Genebra.


"A ampliação e diversificação das opções de vacinas sempre foi um objetivo chave do Covax, para continuar sendo flexível diante desta pandemia em constante evolução - incluindo a crescente ameaça das novas variantes", disse Berkley."O acordo com a Moderna é mais um passo nesta direção", completou. 


Certificação


A Organização Mundial da Saúde (OMS) concedeu na sexta-feira (30) a certificação para o uso de emergência da vacina da Moderna, uma exigência prévia para integrar o sistema Covax, dispositivo implementado pela Gavi, em conjunto com a OMS e a Cepi (Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias).


O acordo é "um passo importante em nossos esforços para garantir que as pessoas de todo o mundo tenham acesso a nossa vacina contra a Covid-19", afirmou o CEO da Moderna, Stéphane Bancel, ao admitir que "muitos países têm recursos limitados para ter acesso às vacinas".


 Além da Moderna, a OMS já autorizou a vacina da Pfizer-BioNTech, os fármacos da AstraZeneca fabricados na Índia e na Coreia do Sul e o da Johnson & Johnson. Até o momento, o Covax, cujo principal fornecedor continua sendo a AstraZeneca, já distribuiu mais de 49 milhões de vacinas em 121 países e territórios.


O imunizante desenvolvido pela Moderna, uma empresa emergente pioneira em vacinas contra a Covid, tem características parecidas com o desenvolvido pela Pfizer-BioNTech, com 94,1% de eficácia.


(Com informações da AFP)

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.