Curitiba: Guardas municipais em fase final de formação detêm seis suspeitos por dia


Em oito dias de estágio supervisionado, os 88 novos guardas municipais da capital trabalharam em 413 ocorrências. Obrigatória, esta é a última fase do curso de formação da turma de novos profissionais da corporação.

Com guardas municipais mais experientes, eles reforçaram a segurança na região central da cidade e conferiram na prática algumas das situações com as quais vão se deparar ao longo da carreira.

Abordagens a indivíduos com atitudes suspeitas, orientações e apoios ao cidadão, atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social e prisões por condutas indevidas foram maioria no rol das 52 ocorrências registradas por dia, em média, atendidas no período pelos novos guardas. 

Nas ruas eles fizeram uma média de seis prisões a cada 24 horas, um total de 48 encaminhamentos à autoridade policial. A maioria das detenções teve envolvimento de substâncias ilícitas: 21 por porte, outras seis por tráfico e mais seis por uso de drogas. Dois foragidos da Justiça foram recapturados e entre os destaques houve, ainda, uma prisão pelo crime de receptação. 

“Destacamos também a integração com a comunidade curitibana no Centro da cidade, além de experiências na proteção da criança e da mulher”, salienta o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

Reconhecimento

A proteção da criança destacada pelo secretário também é observada pela GM Taísa Mattos, uma das novas integrantes da GM e que, dentre as ocorrências atendidas, ajudou a localizar os pais de uma criança que havia se perdido no Centro.

“Quando iniciei o estágio não tinha ideia que viveria momentos como o de pessoas que vieram nos agradecer por deixarmos os locais em que elas trabalham ou passeiam mais seguros, crianças que sorriem e nos cumprimentam com alegria”, compartilha a GM Mattos.

Aos 28 anos, ela relembra o sonho de se tornar uma guarda municipal. “Quando tinha 21 anos passei no concurso de agente de cadeia pública do Paraná e comecei a trabalhar com a Polícia Civil. Nas delegacias observava o ótimo trabalho que a Guarda Municipal de Curitiba faz e assim surgiu o interesse em me tornar uma GM”. A admiração, segundo ela, só cresceu.

“Hoje estou nas ruas e percebo na prática o quanto a atuação e presença dos guardas são benéficas para o cidadão curitibano. Além de ser uma grande responsabilidade, é uma honra poder colaborar com o bem estar social da população de Curitiba”, completa ela.

O reconhecimento pelo trabalho prestado e a receptividade da população também são pontos ressaltados pelo GM Felipe Deslandes, de 34 anos. “Estar presente, garantir que as pessoas frequentem a praça com segurança e levar para a delegacia um indivíduo que não deveria estar nas ruas são recompensadores”, avalia ele ao falar sobre o cumprimento de mandado de prisão em aberto. 

Formatura próxima

Uma cerimônia de formatura dos 88 novos guardas municipais deve acontecer no próximo mês. Todo o curso, que contou com 740 horas-aula, é organizado e coordenado pelo Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal. Polo regional, o Centro de Formação da capital é frequentemente procurado por instituições de cidades vizinhas para capacitações diversas.

Fonte: SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.