Curitiba já é a 4ª no ranking Cidades Amigas da Internet 2021


Iniciativas como o decreto municipal de implantação das Estações de Transmissão de Radiocomunicação (ETRs) e instalação de antenas de telefonia e telecomunicações em propriedades particulares, fundamentais para a chegada da futura tecnologia 5G na capital, garantiram a Curitiba avançar mais uma posição no ranking brasileiro Cidades Amigas da Internet 2021. A capital já tinha saltado 20 posições em 2020 para ocupar o 5º lugar e, no levantamento deste ano, chega a 4ª posição.  O primeiro lugar ficou com Uberlândia (MG). 


O ranking Cidades Amigas da Internet tem como objetivo identificar, dentre os 100 maiores municípios brasileiros, aqueles que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações no Brasil, por meio da elaboração de políticas e ações públicas que incentivem e facilitem a instalação de infraestrutura necessária à expansão de serviços de Telecom, bem como os municípios que ainda não adotaram as políticas necessárias.


Esforço 

"O resultado do ranking 2021 demonstra o esforço que Curitiba tem feito, nos últimos quatro anos, para discutir e aprovar novas legislações para implantação de infraestrutura. Modernizar normativas, alinhá-las à legislação federal e desburocratizar os processos de licenciamento fazem parte da preparação da capital para receber os investimentos do 5G, que trará desenvolvimento econômico, poderá ajudar na redução da desigualdade social e irá estimular ainda mais os avanços do Vale do Pinhão", afirma Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.


Esta é a sexta edição do estudo, feito pela Conexis Brasil Digital e pela Abrintel, que têm mostrado avanços importantes de algumas cidades que já alteraram sua lei municipal ou já promoveram mudanças nos processos de licenciamento.


"Ter uma legislação moderna, que incentive a instalação de infraestrutura de telecomunicações, prazos curtos e processos descomplicados para a obtenção de licenças para as antenas de celular e baixo custo de implantação são os principais quesitos que fazem uma cidade ser amiga da internet", avalia o presidente-executivo da Conexis, Marcos Ferrari.


Ranking brasileiro Cidades Amigas da Internet 2021

  • Uberlândia (MG)
  • São José dos Campos (SP)
  • Porto Alegre (RS)
  • Curitiba (PR)
  • Cascavel (PR)
  • Feira de Santana (BA)
  • Santo André (SP)
  • Suzano (SP)
  • Bauru (SP)
  • Fortaleza (CE)
Fonte: SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.