Narrativas Ciganas vão apresentar a cultura e história dos ciganos de Curitiba

0

 



A Assessoria de Direitos Humanos - Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Prefeitura de Curitiba está concluindo o projeto Narrativas Ciganas de Curitiba. Um vídeo contando e apresentando a história dos Povos Ciganos que se estabeleceram na capital paranaense está em fase final de produção. Nesta quinta-feira (23/9) é celebrado o Dia Estadual do Cigano.
O vídeo foi gravado no estúdio do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e será divulgado em breve pelo canal do YouTube do Imap. A assessora da Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Prefeitura, Marli Teixeira Leite, explica que o objetivo do material é apresentar os Povos Ciganos que se estabeleceram em Curitiba.

“Também vamos contar sobre os povos que ainda conservam as suas características nômades, por meio da articulação de políticas públicas de inclusão e fortalecimento da cultura, levando informação e conteúdo para a população de Curitiba”, disse Marli.


“É importante ressaltar que o conteúdo deste vídeo também será utilizado como material de apoio para o Curso ‘Direitos Humanos na Prática’ como parte do processo de capacitação dos servidores municipais. E também será aberto à comunidade”, completou Marli.

Live

O Conselho de Política Étnico-Racial - COMPER também terá uma programação para marcar a data do Dia Estadual do Cigano.
Nesta quinta-feira (23/9) será promovido um seminário virtual, às 19h, que contará com as participações do Secretário Nacional da Igualdade Racial, Dr. Paulo Roberto (SNPIR/MMFDH) e do Procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná Dr Olympio de Sá Sotto Maior Neto, tendo como mediadora a conselheira cigana Nardi Casanova. 
A transmissão será feita ao vivo pela página do Facebook do Comper.

Preservação 

A preservação da cultura e da tradição dos povos ciganos estão contempladas no I Plano Municipal de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Plamupir) de Curitiba. O projeto de Lei está na Câmara Municipal e aguarda a votação dos vereadores.
O Plamupir foi elaborado pela Assessoria de Direitos Humanos - Promoção da Igualdade Étnico-Racial em conjunto com o Conselho Municipal de Políticas Étnico-Raciais (Comper).
“O Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial será fundamental para trazer não só visibilidade aos ciganos, mas defender, preservar e valorizar sua história e suas tradições. Temos aproximadamente 500 famílias ciganas vivendo em Curitiba e na região metropolitana”, disse Marli Teixeira Leite.
A estimativa é que aproximadamente 43 mil ciganos vivam no Paraná. Eles são herdeiros de uma cultura milenar. No Brasil, há registros desde o ano de 1.574 de ciganos, com línguas e costumes próprios.  
Segundo a União Cigana do Brasil em Curitiba, no bairro Jardim Gabineto existe, há 25 anos, o acampamento cigano que atualmente conta com 10 famílias ciganas. 

Fonte: SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.