Semana tem mostra sobre catadores e celebração do 7 de Setembro


A  Administração Regional da CIC será a próxima a exibir a mostra fotográfica Mutirão, do carioca Ari Baiense, sobre um grupo de atores importantes da cena ambiental da cidade: os catadores de materiais recicláveis. A exposição foi montada com a ajuda do fotógrafo e poderá ser visitada a partir desta quarta-feira (1º/9). A coordenação é do Núcleo Regional da Fundação Cultural de Curitiba.

Em expositores montados no hall do imóvel da administração regional o público poderá ver 15 fotos em preto e branco e em cores. O material foi selecionado entre os registros feitos por Baiense durante 13 anos de acompanhamento da rotina dos catadores da cooperativa Mutirão, do Sítio Cercado. Vem daí o nome da mostra, que poderá ser vista até 30 de setembro. “Os personagens são pessoas fortes e muito identificadas com o seu trabalho e a importância social que ele representa”, diz.

Mostra itinerante



Inaugurada em 2020, a exposição já foi vista pelo público que circula pelas administrações regionais do Cajuru e Matriz e, em versão digital, pelo Portão Cultural. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, teve seu roteiro temporariamente suspenso no fim daquele ano.

Em Curitiba existem 40 cooperativas de recicladores que reúnem cerca de 700 trabalhadores participantes do programa Ecocidadão, da Prefeitura. Destas, quatro estão na Regional CIC: Acampa, Acuba, Corbélia e Novo Horizonte. Juntas, todas reciclam perto de 1,3 mil tonelada de resíduos por mês.

Sexta cultural verde-amarela

Também na Regional CIC, a próxima sexta-feira (3/9) será dia de celebração antecipada do Dia da Independência (7/9). Estão programadas performances com música, poesia, mostra de artesanato e sorteio de pipas. A atividade começa às 14h30, na praça da Casa da Leitura Paulo Leminski, perto do terminal de ônibus da CIC.

A música ficará por conta da Banda Lyra Curitibana. Enquanto ouve o grupo, o público poderá percorrer a exposição Reciclando o Reciclável, com brinquedos e objetos feitos de materiais recicláveis, e o Varal de Poesia da Casa da Leitura. Quem quiser, poderá levar poemas para casa e compartilhar com familiares.

De máscara e observando o distanciamento, crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Oswaldo Cruz participarão do evento sob o olhar atento de educadores. 

Fonte: SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.