Shampoo sólido quando escolher

Quando escolher o shampoo sólido?


Imagem de silviarita por Pixabay

Apesar de ser pouco conhecido, o shampoo sólido promove níveis satisfatórios de higienização do cabelo, além de ter outros benefícios

A função do shampoo na rotina capilar é limpar os cabelos, servindo para remover o excesso de óleo dos fios e também as sujeiras decorrentes do ambiente.

A limpeza é fundamental à saúde capilar. Esse papel é realizado por substâncias surfactantes que compõem o shampoo. Elas permitem a remoção das impurezas e deixam os fios prontos para a hidratação.

O acúmulo de sujeiras e oleosidade dificulta a absorção de água que hidrata a haste capilar e deixa os fios mais pesados.

Além disso, não lavar a cabeça predispõe doenças do couro cabeludo como caspa, dermatite seborreica, infecções fúngicas e queda de cabelo. Atualmente, além da opção de shampoo líquido, mais conhecido comercialmente, existe ainda a opção de shampoo sólido.

Como funciona o shampoo sólido?

O shampoo sólido desempenha a mesma função que a versão líquida na rotina capilar, ou seja, a higienização dos fios para remoção do excesso de óleos, resíduos e impurezas.

A opção também forma espuma, perfuma e tem funções específicas de acordo com o tipo de cabelo. 

Um shampoo sólido indicado para cabelos oleosos terá uma função surfactante maior, uma vez que precisa desempenhar uma limpeza mais profunda do que uma versão para cabelos normais ou secos.

Dessa forma, mesmo optando pelo shampoo sólido, ainda é necessário investir em uma formulação que atenda às necessidades específicas do cabelo, como uma limpeza consideravelmente profunda.

Os shampoos sólidos podem ser produzidos a partir de duas bases de higienização:

surfactantes: são semelhantes às versões líquidas do shampoo, usando surfactantes como principal agente de limpeza, mas não usam água na composição, obtendo uma formulação seca, em barra;

soda cáustica: o processo de fabricação é a saponificação, semelhante à fabricação dos sabonetes, mas devem ser usados compostos específicos para os cabelos.

Um dos problemas relacionados ao shampoo sólido com soda cáustica é que essa base é mais alcalina, com um pH que varia entre 13 e 14, sendo que o do couro cabeludo varia entre 3,5 e 5,5.

Por conta disso, o shampoo sólido com base de soda cáustica pode deixar o cabelo mais ressecado, como ocorre quando usado o sabonete tradicional, o que aumenta problemas como o frizz, falta de definição e nós.

Para segurança e eficácia do produto adquirido, é interessante comprar um shampoo sólido de uma marca certificada. A fabricação própria ou caseira é perigosa e pode comprometer a saúde capilar e a integridade física.

Quais os benefícios do shampoo sólido?

Apesar dessas considerações, a opção pelo shampoo sólido pode ser muito benéfica quando o produto é escolhido de acordo com as características do cabelo.

Higienização dos fios

A principal função do shampoo é higienizar e limpar os fios e o couro cabeludo e a opção em barra cumpre essa função satisfatoriamente.

Existem formulações inclusive para pessoas com cabelos oleosos, garantindo uma limpeza mais profunda com maior poder de remoção dos lipídios.

Compostos naturais

Muitos shampoos sólidos são formulados com substâncias naturais, reduzindo o uso de compostos críticos à saúde em geral e dos cabelos.

Alguns dos ingredientes recorrentemente utilizados na formulação de shampoos sólidos são:

  • argilas;
  • óleos essenciais;
  • óleos vegetais;
  • manteigas vegetais;
  • surfactantes de limpeza natural.

Portanto, o shampoo sólido é uma opção benéfica para quem busca reduzir componentes químicos industrializados da formulação dos produtos usados.

Um exemplo é que esses produtos evitam o item “fragrância” que não é definido e pode incluir uma série de substâncias prejudiciais à saúde.

Manuseio

O manuseio do shampoo sólido é mais fácil e prático, evitando problemas comuns relacionados às versões líquidas. Em geral, eles são menores que um sabonete, podendo ser levados na bolsa, por exemplo.

Ecologicamente correto

Muitas marcas que produzem shampoo sólido são ecologicamente comprometidas evitando o uso de substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente, não fazendo testes em animais e também evitando embalagens plásticas ao priorizar opções recicláveis.

Dessa forma, pessoas veganas, por exemplo, tem o shampoo sólido não apenas como uma opção prática, mas também como alternativa que respeita seus princípios.

Durabilidade

O tempo de duração do shampoo sólido depende diretamente dos cuidados de conservação do produto, como usando um apoio que permite que a água escorra.

Dessa forma, um mesmo shampoo pode durar por meses, mesmo em cabelos mais longos, o que contribui para ser uma opção mais econômica.

Como fazer a higienização capilar com shampoo sólido?

A higienização capilar com shampoo sólido não difere dos cuidados com a versão líquida, sendo que não altera a frequência de lavagens, que deve considerar o tipo de fio.

Para lavar os cabelos, molhe o shampoo em barra e faça espuma com a mão, aplicando em seguida no couro cabeludo e massageando levemente. Em seguida, enxágue abundantemente com água morna ou fria e não deixe resíduos do produto nos fios.

A saúde capilar depende de uma série de cuidados diários. Caso identifique alterações como coceira, queda de cabelo, dermatite e outras procure um médico especialista em cabelos e siga as instruções adquiridas com rigor.


  • Dalton Ribeiro 
  • SEO Marketing

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.