Com quatro anos de antecedência, governador inaugura transposição do Rio Capivari, em Colombo

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quinta-feira (28) a obra de transposição do rio Capivari para a Bacia do Iraí, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Foto: Jonathan Campos/AEN


O presidente da Sanepar, Cláudio Stábile, ressaltou que a obra já tinha o projeto pronto por estar planejada para o ciclo 2021-2025, mas que seria iniciada apenas em quatro anos. "É uma obra de grande porte por tudo que ela envolve no ecossistema. Com o projeto e as autorizações em mãos, iniciamos o desafio de realizá-la em seis meses, o que fizemos com grande qualidade e economizando R$ 10 milhões com relação ao previsto inicialmente”, destacou.


PERCURSO – A transposição inclui uma combinação de tecnologia e aproveitamento de recursos naturais. O trajeto inicia com a captação da água do Rio Capivari, seguindo para uma estação elevatória de água bruta. Para superar a uma altitude de 122 metros do Morro do Roseira, a estação conta com quatro motores com potência de 850 hp cada. Dali, a água é bombeada até o Rio Timbu, onde passa a seguir o curso natural até chegar à Barragem do Iraí, para então ser tratada nos sistemas Iraí e Iguaçu.


O prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, ressaltou a qualidade da intervenção, feita em tempo recorde. “Essa obra vai atender boa parte da região de Colombo, como Campo Alto, Atuba e Rio Verde. Além da agilidade e da consciência ambiental, o empreendimento não é só emergencial: depois que passar a crise hídrica, continuará sendo aproveitado pela população”, afirmou.


PLANEJAMENTO – Concluída a fase emergencial, a Sanepar vai construir uma estação que fará o tratamento da água do Capivari. As adutoras implantadas agora para levar água bruta para o sistema Iraí, no futuro, levarão água tratada e serão conectadas ao reservatório Monte Castelo, já existente, e ao futuro reservatório Roseira. Esse projeto faz parte do Plano Diretor do SAIC.


PRESENÇAS – Compareceram ao evento o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; a prefeita de Pinhais, Marli Paulino; o prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo; o prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, além de vereadores da região.

Fonte: AEN

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.