Curitiba: Prefeitura promove a Semana da Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+




De terça (19/10) a quinta-feira (21/10), a Prefeitura de Curitiba vai promover atividades pela Semana da Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+. Além de falar sobre vagas no mercado de trabalho e como empreender, o evento vai abordar questões relacionadas à promoção da diversidade e a criação de uma cultura inclusiva nas empresas.


Todas as ações serão on-line, gratuitas, e terão transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da FAS (dias 19 e 20/10) e pelo canal do YouTube do Vale do Pinhão (dia 21/10). 


Essa é a primeira vez que a Prefeitura vai promover uma semana da empregabilidade voltada exclusivamente para a população LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexo).


A iniciativa é coordenada pela Assessoria de Direitos Humanos - Políticas para a Diversidade Sexual, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Fundação de Ação Social (FAS) - Trabalho e Secretaria Municipal da Comunicação Social. 


Além das lives pelo YouTube, materiais informativos digitais foram criados para serem compartilhados pelas redes sociais da Prefeitura. O folder (acesse aqui o conteúdo) explica os principais elementos para que as empresas tenham uma cultura inclusiva e que respeite a diversidade, como a política interna (um ambiente acolhedor e respeitoso), a estrutura e um canal de comunicação fluida entre o empregador e empregado (a).


Empregabilidade

Entre os temas abordados nas lives estarão como fazer um currículo, como se comportar em uma entrevista profissional, o processo de contratação e permanência de pessoas LGBTI+ em empresas, e como empreender. 


O assessor da Diversidade Sexual da Prefeitura, Fernando Roberto Ruthes, explica que durante a Semana da Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+ a Agência Curitiba e a FAS irão apresentar os serviços e programas disponíveis para o público LGBTI+ que pretende entrar no mercado de trabalho ou se atualizar profissionalmente. 


“A população LGBTI+ tem dificuldade de acessar e também de permanecer no mercado de trabalho. A Semana da Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+ se propõe a facilitar o contato entre pessoas e empresas”, afirmou Fernando Ruthes.


O empreendedorismo também terá destaque na programação, com painéis e debates. “O  empreendedorismo LGBTI+ tem crescido atualmente e se configura como uma das oportunidades de reverter o cenário de desemprego”, disse Ruthes.


Todas as ações serão gratuitas.


Programação

Transmissão pelo canal do YouTube da FAS


Dia 19

10h às 11h - Criação de e-mail e postura comportamental nas entrevistas


14h às 15h - Acesso digital no mercado de trabalho: como baixar a carteira de trabalho digital e acessar as vagas de emprego no Sine Fácil


Dia 20

10h às 11h - O mercado de trabalho está pronto para te receber? O que podemos fazer para criar um mercado de trabalho inclusivo?


 


Transmissão pelo canal do YouTube do Vale do Pinhão


Dia 21

10h às 11h - Painel com Helton Araújo da hamburgueria Hamburgay e Gabriel Castro da padaria O Pão que o Viado Amassou, mediadora Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba.


14h às 14h20 - Apresentação do Espaço Empreendedor, com Leticia Justus, coordenadora do Curitiba Empreendedora da Agência Curitiba


14h às 14h40 - Apresentação do Programa Empreendedora Curitibana, com Cibia Gimenez, gestora de Projetos na Agência Curitiba


14h40 às 15h - Apresentação do Programa Bom Negócio, com Daniela Delpuente, coordenadora do Programa Bom Negócio na Agência Curitiba

Fonte: SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.