Dubai inaugura 1ª exposição universal do Oriente Médio e espera atrair 25 milhões de visitantes


Pela primeira vez desde 1851, uma exposição universal é realizada no Oriente Médio. A World Expo 2020 abre suas portas nesta sexta-feira, 1º de outubro em Dubai. A mostra mundial, iniciada no século 19, é uma vitrine para que cada país apresente suas inovações tecnológicas, arquitetônicas e artísticas.


De Marie Normand, enviada da RFI a Dubai.


Dubai, um dos sete emirados que compõem os Emirados Árabes Unidos, inaugura sua tão esperada Expo Mundial com grande alarde. Adiado por um ano devido à crise de saúde, o evento manteve o nome original: Expo2020.


Esta é a primeira vez que a Feira Mundial é realizada no Oriente Médio. E, para isso, Dubai apostou na pirotecnia: a cerimônia de abertura conta com grandes nomes do cenário internacional: o tenor italiano Andrea Bocelli, a popstar britânica Ellie Goulding, a pianista chinesa Lang Lang e a cantora do Benim Angélique Kidjo.


Nos próximos seis meses, o local estará aberto para visitação do público. É um recorde: mais de 190 países estão representados nesta exposição cujo tema é "Conectando mentes, Construindo o futuro". Também inédito, todos os países africanos, assim como a União Africana, terão seu próprio pavilhão. Israel, que normalizou suas relações com os Emirados Árabes no ano passado, participará pela primeira vez de um evento de grande porte organizado por um país árabe.


Um local construído no meio do deserto

Divididos em três zonas (sustentabilidade, oportunidade e mobilidade), os pavilhões de cada país irradiam em torno do coração da Expo2020, a enorme cúpula Al Wasl, o nome histórico de Dubai.


É o maior espaço de projeção de 360 ​​graus do mundo. O emirado, empenhado numa política de influência à escala global, empreendeu anos de trabalho para construir mais de 200 edifícios, estradas e uma linha de metrô até este novíssimo distrito de 4,38 km² no deserto.


Dubai espera atrair 25 milhões de visitantes vacinados

A exposição universal é o primeiro evento desta magnitude organizado desde o início da pandemia e a cidade-sede está confiante. Dubai espera 25 milhões de visitantes, que terão que apresentar esquema de vacinação completo ou teste de PCR negativo.


Para os Emirados Árabes Unidos, que celebrarão o 50º aniversário de sua federação em dezembro, a World Expo é uma tremenda oportunidade de mostrar seu progresso e modernidade.


O Estado do Golfo é regularmente criticado por ONGs por seus ataques à liberdade de expressão ou às condições dos trabalhadores estrangeiros, como o exército de imigrantes usado para construir o local da Expo 2020. Em setembro, o Parlamento Europeu convocou o boicote ao evento. Mas a maioria dos países europeus decidiu participar.

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.