Ginásio da Prefeitura ganha estrutura para treinamento de atletas do futebol de 5


O ginásio do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Cajuru - Nelson Comel, dentro do complexo esportivo da Prefeitura no Parque Olímpico do Cajuru, passou a contar com uma estrutura pioneira no Estado. A novidade vai ajudar muito na preparação técnica da equipe Maestro da Bola Curitiba para a disputa do Campeonato Brasileiro de Futebol de 5 - Série A 2021, modalidade disputada por atletas cegos ou com baixa visão.


A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), seguindo as recomendações técnicas nacionais e internacionais, instalou duas “bandas” laterais na quadra poliesportiva para o treinamento dos atletas de futebol de 5. A estrutura tem 1,20 metro de altura e 40 metros de comprimento, nas duas laterais da quadra. 


A estrutura na lateral da quadra é uma proteção ao atleta deficiente visual e ao mesmo tempo um apoio no movimento da bola e no deslocamento do jogo.


“Como nos campeonatos, tanto nacionais quanto internacionais, existe essa estrutura, nós nos mobilizamos dentro da Smelj para desenvolver esse suporte para os treinamentos”, afirmou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein.


A modalidade

O futebol de 5 é disputado por atletas cegos ou com baixa visão. A bola tem um guizo para os jogadores se orientarem em quadra pelo som. Os goleiros não têm deficiência visual. Os jogadores brasileiros já conquistaram cinco medalhas de ouro em edições das Paralimpíadas no futebol de 5, incluindo a última em Tóquio, neste ano. 


Durante toda essa semana pela manhã, nas noites de segunda, quarta e sexta e nas tardes de terça e quinta, a equipe Maestro da Bola Curitiba vai treinar no CIE Cajuru e se preparar para a competição nacional. A equipe é mantida pela associação Maestro da Bola, entidade beneficiária do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura.


Campeões olímpicos 

O time curitibano conta com três medalhistas de ouro na Paralimpíada de Tóquio. Cássio Lopes dos Reis, Jefferson da Conceição Gonçalves e Gledson Paixão foram campeões com a Seleção Brasileira de Futebol de 5. O argentino Heredia, que ficou com a prata em Tóquio, também faz parte da equipe curitibana, que é uma das favoritas para o título da competição nacional.


O Campeonato Brasileiro de Futebol de 5 - Série A 2021 é organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e vai reunir 12 equipes do Brasil. O campeonato será entre os dias 24 a 31 de outubro. A final, às 10h do dia 31, terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV. Saiba mais no site da CBDV.


A estreia da equipe curitibana será no dia 25 de outubro, às 15h, contra o time AMC-MT (Associação Mato-Grossense dos Cegos).  


Estrutura pioneira

Segundo o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, a estrutura das bandas laterais para o CIE Cajuru foi desenvolvida pela Prefeitura para ajudar na preparação da equipe Maestro Curitiba.


“O servidor público polivalente da Smelj João Carlos Cordeiro desenvolveu essa estrutura. A Prefeitura, com a orientação do prefeito Rafael Greca, tenta dar o melhor possível, cada vez mais, para o esporte”, disse Trautwein.


O técnico da equipe Maestro Curitiba, Fábio Costa, afirmou que essa estrutura é única no estado do Paraná.


“A Prefeitura de Curitiba foi pioneira, através do secretário e professor Emilio, em disponibilizar essa estrutura que nos faz crescer cada vez mais nessa área no esporte. Aqui é uma das melhores estruturas esportivas do país para treinar”, disse Costa, que também é servidor da Smelj.


O capitão da equipe e medalhista de ouro com o Brasil, Cássio Lopes dos Reis, também elogiou o local de treinos.


“A banda lateral está dentro dos padrões que o futebol de 5 precisa. Nós até hoje, em competições regionais, encontramos bandas que estão niveladas para baixo em relação a essa que acabamos de receber de presente da Prefeitura. A estrutura está 100% e agora só depende da equipe”, disse Cássio Reis.


A equipe Maestro da Bola Curitiba tem três anos. Em 2019 foi campeã da Série B do Campeonato Brasileiro de Fut 5 e em 2020 ficou em 3º lugar na SuperCopa do Brasil de Fut 5. A equipe é mantida pelo projeto Maestro da Bola Curitiba, do ex-jogador profissional de futebol Ricardinho, campeão mundial com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002.


Parque Olímpico do Cajuru

O endereço do Parque Olímpico do Cajuru é Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510, Cajuru. O complexo esportivo conta ainda com a Pista Municipal de BMX, com campos de futebol de areia, de rua e americano, quadra de futebol de salão, academia ao ar livre, área de treinamento de atletismo, um estádio municipal de beisebol e softbol, pista de caminhada, e canchas de voleibol. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.