Novembro chega com oficinas, seminário e dança no Memorial Paranista

Destaques da programação são as oficinas de artes para crianças no setor educativo do Memorial e também a 1ª Jornada de Arte, Patrimônio e Memória.. Foto: Hully Paiva/SMCS


O ano de 2021 está chegando ao fim, mas a programação do Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, segue a todo vapor com teatro, escultura, desenho, colagem, gravura, dança, cursos e oficinas. Em novembro, o espaço da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura contará com várias atividades e todas de graça.


Um dos destaques da programação são as oficinas de artes para crianças no setor educativo do Memorial e também a 1ª Jornada de Arte, Patrimônio e Memória.


As inscrições devem ser feitas pela plataforma Sympla, respeitando os prazos de cada evento. As oficinas e palestras dão espaço para todas as faixas etárias, com atividades para adultos e crianças.


Para saber mais sobre o Memorial e os espaços presentes nele, clique aqui.


Toda a programação respeita as regras sanitárias e os decretos municipais de controle da covid-19. O uso de máscaras e o distanciamento entre pessoas é obrigatório e com limite de público em cada espaço.


Agenda de novembro do Memorial Paranista

Oficinas para crianças

Dia 6/11

Minioficina de escultura

de 7 a 10 anos (10h30)

de 11 a 14 anos (14h30)

Inscrições a partir de 1º de novembro

12 vagas

Nesta oficina, as crianças irão se relacionar com técnicas básicas da modelagem a partir do contato com a argila, um dos materiais mais utilizados por João Turin.


Dia 13/11

Minioficina de desenho por memória

de 7 a 10 anos (10h30)

de 11 a 14 anos (14h30)

Inscrições a partir de 1º de novembro

12 vagas

Após uma breve visita guiada, as crianças irão conversar sobre as obras que mais lhes chamaram atenção para criarem desenhos que remetam à experiência do passeio. Ao fim, o grupo irá percorrer o Memorial buscando identificar as obras retratadas.


Dia 20/11

Minioficina de colagem com materiais orgânicos

de 7 a 10 anos (10h30)

de 11 a 14 anos (14h30)

Inscrições gratuitas a partir de 1º de novembro

12 vagas

Nesta oficina, os participantes entrarão em contato com os elementos da natureza presentes nas dependências do Parque São Lourenço. Pretende-se, com isso, estimular a criatividade através da concepção de uma colagem/pintura, aliando os materiais naturais coletados com os disponibilizados pela oficina.


Dia 27/11

Minioficina de gravura

de 7 a 10 anos (10h30)

de 11 a 14 anos (14h30)

Inscrições a partir de 1º de novembro

12 vagas

Esta oficina propõe às crianças uma relação com os materiais e os conceitos da gravura a partir da exploração do Liceu das Artes. As crianças poderão entender a importância das matrizes e dos moldes para a produção de uma mesma imagem.


De 23 a 26 de novembro, das 14h30 às 16h

I Jornada de arte, patrimônio e memória

Inscrições a partir de 1º de novembro


Dias 23 e 24, das 14h30 às 16h

Patrimônios e Museus: processos e conceitos fundamentais

Com Luciano Chinda Doarte, professor, historiador e documentarista

Duas aulas sobre os processos históricos de formação destes ativos culturais, passando por tópicos conceituais para interpretá-los ao longo dos séculos de cultura ocidental moderna e, posteriormente, globalizada, como memória, cultura, políticas públicas, identidade e gestão do passado.


Dia 25 de novembro, das 14h30 às 16h

Diálogos entre a escultura de João Turin e a fotografia na Illustração Paranaense

Com Larissa Guedes Busnardo, doutoranda em História da linha Arte, Memória e Narrativa (UFPR) e Noemia Paula Fontanela, Doutoranda em História da linha Arte, Memória e Narrativa (UFPR). Palestra com reflexões sobre as imagens no Paraná dos anos 1920, especialmente as esculturas de João Turin e as fotos publicadas na revista Ilustração Paranaense.


Dia 26 de novembro - 14h30 às 16h

Museu e Comunidade: Desafios Contemporâneos

Com Felipe Valente Zem, Bacharel em História – Memória e Imagem pela UFPR, com pesquisa no campo da História das Artes no Paraná.

14h30 às 16h


Teatro Cleon Jacques

Espetáculo AMANDAS (Dança)

De 4 a 7 - 20 horas

Ingressos a partir de 28 de outubro

50 lugares

Classificação, 12 anos

Amandas tem como tronco e coluna vertebral a vida das mulheres

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.