Polícia Militar do Paraná inicia Curso de Inteligência categoria Oficiais 2021

0


​​​​
​​​​Foto: Soldado Adilson Voinaski Afonso 

Polícia Oficiais de várias unidades operacionais e setores administrativos da PM do Paraná e de outros estados brasileiros, iniciaram nesta segunda-feira (18/10) o Curso de Inteligência da Polícia Militar, categoria Oficiais, no auditório do Colégio da Polícia Militar (CPM), em Curitiba (PR). 

A cerimônia contou com a presença do Comandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, e de outras autoridades civis e militares. A aula inaugural foi com os procuradores da República Deltan Dallagnol e Diogo Castor de Mattos sobre inteligência financeira. Houve ainda a entrega da medalha Mérito da Inteligência às pessoas que contribuíram para o fortalecimento desta atividade na corporação. 

 Segundo o coronel Hudson, o Curso de Inteligência há tempos era solicitado por vários integrantes da Corporação, sendo a importância do tema no atual cenário de Segurança Pública. “É uma necessidade que tínhamos, o pessoal quer buscar conhecimento e se aperfeiçoar na área. 

A Inteligência é importantíssima para as ações de policiamento preventivo e combate ao crime organizado, pois é com base nas informações obtidas por meio dela que conseguimos mensurar a necessidade ou não da aplicação de efetivo e qual tipo de policiamento é mais adequado em cada região”, detalhou. Segundo o Chefe do Centro de Inteligência da PM, major Alexandre Lopes Dias, o curso não era ofertado desde 2007. 

Os 37 alunos passarão por 200 horas-aula de atividades teóricas e práticas. “Os oficiais terão a oportunidade de aprofundar-se, entre outras matérias, em temas relativos à metodologia de produção de conhecimento, operações de inteligência e de contrainteligência, tiro dissimulado com porte velado, além da base dos fundamentos e da parte histórica da inteligência, concretizando um curso completo para os militares estaduais”, ainda de acordo com o major.

 “Dispomos de um curso muito rico em conhecimento multidisciplinar, justamente por contarmos com a participação de grandes juízes de direito, promotores de justiça e até com a presença do Procurador da República, Deltan Dallagnol, que, assim como os demais, compartilhou uma parte de suas expertises conosco. 

Com presenças deste nível, garantimos com que uma boa gama de conhecimento seja repassada aos oficiais para que, a seu modo, elas possam ser aplicadas na inteligência da Polícia Militar”, complementou o major Alexandre. O procurador da República, Deltan Dallagnol, parabenizou a Polícia Militar pela iniciativa. 

“Agradeço ao Comando-Geral pelo gentil convite e poder estar aqui nesta aula inaugural. Tenho uma grande identificação com os valores seguidos pela Polícia Militar, como o de Servir e Proteger a população. Vim preparar mentes e corações sobre o conhecimento importantíssimo que receberão com essa capacitação”, afirmou.

 HOMENAGENS - Houve ainda o reconhecimento de autoridades que auxiliaram no fortalecimento do Serviço de Inteligência na Corporação, as quais receberam a medalha Mérito da Inteligência. Dentre os agraciados esteve o Juiz de Direito da 4ª Vara Criminal, José Orlando Cerqueira Bremer.

 “Me sinto honrado por ter recebido a medalha, fruto de uma parceria que começou em 2008, um trabalho produtivo, e desde a época trabalhamos juntos em grandes operações e investigações”, disse. 

O Comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE) da PM, coronel Wagner Lúcio dos Santos, também foi agraciado com a honraria. “Para mim é um grande orgulho receber essa medalha. 

Sei da responsabilidade que o trabalho de inteligência possui, já fui chefe do setor e sabemos da importância deste serviço para a Corporação, o qual envolve outros órgãos como o Ministério Público e o Poder Judiciário, a ABIN e o Exército Brasileiro”, salientou.

PRESENÇAS – Estiveram no evento o coronel do Exército Brasileiro Genes Luis Monteiro, representando a Superintendência da ABIN no Paraná; o Ajudante-Geral da PM, coronel Willian Kuczynski; o Comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel Wagner Lucio dos Santos; o Diretor de Pessoal, coronel Marcos Sperka; o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross; o Diretor de Ensino e Pesquisa da PM, coronel Vanderley Rothenburg; o Comandante do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), coronel Renato de Oliveira Ribas Filho; o Diretor de Finanças, coronel Gelson Marcelo Jahnke; o procurador da República, Diogo Castor de Mattos; o promotor de justiça do Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública (GAESP), Ricardo Casseb Lois; o promotor de justiça Francisco Ilídio Hernandes Lopes; o delegado da Polícia Federal e Chefe da Delegacia de Segurança Privada da Superintendência Regional do Paraná, José Alberto de Freitas Iegas, e Fernando Brafman,

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.