Curso Superintensivo do Goethe-Institut volta com aulas presenciais para iniciantes


As vagas são limitadas e as demais turmas permanecem no formato on-line

Em fevereiro de 2022, o Goethe-Institut Curitiba começa um retorno às aulas presenciais para adultos. O Curso Superintensivo de Alemão terá uma turma presencial exclusiva para iniciantes, com vagas limitadas. As inscrições já podem ser feitas pelo site www.goethe.de/curitiba, onde também é possível se matricular para as demais turmas do curso, que continuarão no formato on-line.

“Acreditamos que a retomada de aulas presenciais pode ser um bom momento para recepcionar novos alunos em nossa unidade. Nos Cursos Superintensivos, muitos alunos que residem em outras cidades aproveitam a oferta on-line para aprofundar o aprendizado, por isso, também continuamos oferecendo a alternativa de curso on-line. Nossa expectativa é manter as duas alternativas de cursos de alemão durante o semestre: on-line e presencial”, revela Péricles Bostelmann, funcionário do Setor de Cursos do Goethe-Institut Curitiba.

Com duração de apenas três semanas, o Superintensivo acontecerá de 3 a 24 de fevereiro de 2022, de segunda a sexta-feira. A turma exclusiva presencial para iniciantes terá aulas das 9h às 12h15. Para as demais, que vão de iniciantes a avançados, os encontros acontecem exclusivamente no formato on-line sempre das 18h30 às 21h45. “Esse curso é interessante porque é mais rápido, voltado para quem tem pressa em aprender o idioma, pois finaliza um módulo em três semanas, portanto, é uma espécie de imersão no idioma”, explica Dorothee Rumker Yazbek, diretora de Ensino do Goethe-Institut Curitiba.

É possível aprender alemão em qualquer idade

Desde a primeira aula, o foco do ensino é a conversação, inclusive para os alunos iniciantes. “Na primeira aula você já sai se apresentando, sabe a base de algum verbo. O importante é começar a se comunicar e não necessariamente ter a pronúncia perfeita”, observa Dorothee Rumker Yazbek. Mesmos as pessoas mais velhas não precisam ter receios de não conseguir aprender, de acordo com o instrutor Christian Ulrich. “Nunca é tarde demais para aprender uma nova língua ou uma coisa nova. Temos alunos mais velhos, que vêm porque gostam da língua e da cultura alemã” incentiva.

Para quem se assusta com a ortografia do idioma alemão e suas longas palavras, a instrutora Daniela Gertsch lembra que é tudo uma questão de usar apenas a lógica. “O número catorze, por exemplo, é a junção do quatro (vier) e do dez (zehn): vierzehn. E “bolo de chocolate” (Schokoladenkuchen) se escreve junto, mas é a junção das palavras “bolo” (Kuchen) + “chocolate” (Schokolade)”, revela.

Sobre o Goethe-Institut Curitiba

Em Curitiba desde 1972, o Goethe-Institut é o Instituto Cultural oficial da República Federal da Alemanha, fundado em 1951 na cidade de Munique, na Alemanha. Atualmente, o Goethe-Institut possui 157 sedes em 98 países, sendo 12 somente na Alemanha e cinco no Brasil. O objetivo é promover o conhecimento da língua alemã em todo o mundo assim como o intercâmbio cultural. 

O Goethe-Institut Curitiba fica na Rua Reinaldino S. de Quadros, 33 – Alto da XV.  Em 2022, comemora seus 50 anos de existência em Curitiba. Devido à pandemia, o atendimento presencial ainda acontece de forma reduzida. Mais informações pelo e-mail info-curitiba@goethe.de, telefone (41) 3262-8244 ou no site https://www.goethe.de/curitiba.

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.